0

Flávio Dino tenta cooptar Josimar com espaços do PDT no govenro

Governador quer dar ao deputado federal os postos ocupados por aliados do senador Weverton Rocha para garantir apoio do PL, do Avante e do Patriotas ao vice-governador Carlos Brandão; proposta esbarra na impossibilidade da indicação do companheiro de chapa do tucano

 

Dino tenta cooptar Josimar de Maranhãozinho, mas pode precipitar o racha na base do governo

O governador Flávio Dino (PSB) inciou esta semana uma ofensiva para garantir viabilidade ao projeto de ter o vice-governador Carlos Brandão(PSDB) como candidato à sua sucessão.

Reunidos no Palácio dos Leões esta semana, o núcleo duro do governo definiu que a primeira meta para isso é cooptar o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que controla PL, Avante, Patriotas e tem apoio de mais de 50 prefeitos.

Está sendo oferecido a Josimar espaços no governo ocupados pelo PDT, do senador  Weverton Rocha, numa tentativa de dissuadir o deputado a abrir mão da candidatura em favor de Brandão.

O projeto dinista esbarra em dois empecilhos:

1 – Josimar não tem interesse em ocupar cargos em um governo que pode ficar por apenas nove meses; e quer espaços de comando também na Assembleia, o que está longe do alçance de Dino;

2 – a vaga de candidato a vice do tucano Brandão é inegociável por Flávio Dino, que quer emplacar o secretário de Educação Felipe Camarão (PT), o que afasta Josimar de qualquer negociação.

Conseguindo ou não a cooptação de Josimar, a ação de Flávio Dino reforça a ideia de que ele não cumprirá a carta-compromisso assinada por ele mesmo, em julho, e vai tentar impor, na marra, o nome de Carlos Brandão como candidato.

Neste caso, tanto Josimar quanto Weverton Rocha, Simplício Araújo (Solidariedade) e Edivaldo Júnior (PSD) estariam também desobrigados de cumprir os termos da tal carta.

E o racha na base dinista estará consolidado…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *