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A ideia visionária de Bruno Duailibe…

Dez anos antes de o prefeito Eduardo Braide anunciar a implantação do projeto “Onda Verde” no trânsito de São Luís, atual procurador-geral do Município já defendia a instalação de semáforos inteligentes, artigo publicado no blog Marco Aurélio D’Eça

 

Projeto de onda verde no sistema de semáforos para grandes cidades; ideia de 10 anos de Bruno Duailibe é agora implantada por Eduardo Braide

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou nesta segunda-feira, 4, a implantação do projeto “Onda Verde” no trânsito da capital maranhense; trata-se de um sistema de semáforos sincronizados para garantir a fluidez do trânsito nas principais avenidas.

Coincidência ou não, o blog Marco Aurélio D’Eça discutiu este tema há exatos há quase nove anos, às vésperas da posse do então prefeito eleito Edivaldo Júnior (PSD), em 11 de novembro de 2012.

E o artigo publicado tinha assinatura do hoje procurador-geral do Município, Bruno Duailibe, nomeado por Braide.

– Estudando o assunto, pude ver que os semáforos inteligentes dependem da utilização de tecnologia da informação e de sensores que tornam possível calcular o tempo em que o sinal permanecerá aberto. Desse modo, conforme o fluxo seja maior ou menor em dado horário, tanto a espera nos cruzamentos como as longas filas de carros podem ser reduzidas – disse Duailibe, à época, no post “Semáforos Inteligentes”.

para escrever seu artigo, o advogado inspirou-se em projetos de São José dos Campos, São Paulo e outras cidades ao redor do mundo.

– Desde então, não consegui me desvencilhar do pensamento fixo de que essa tecnologia poderia ser perfeitamente implantada em São Luís – disse Bruno Duailibe.

O sistema de “onda verde” já foi experimentado na capital maranhense, nas gestões do ex-prefeitos jackson Lago e Tadeu Palácio (ambos do PDT).

O experimento começou pela Avenida Guajararas e deu origem aos antigos temporizadores, que cronometravam  o período de abertura dois semáforos.

O projeto não se sustentou ao longo das gestões de João Castelo (PSDB) e Edivaldo Júnior pelo alto custo dos equipamentos e da falta de organização da Secretaria de Trânsito e Transporte, que acabavam resultando em rompimento dos contratos.

Mas a ideia defendida por Bruno Duailibe é visionária e apontava para a modernização da capital.

– E claro: soluções mais simples e sustentáveis devem estar na dianteira das atuais gestões públicas, não apenas porque essa dinâmica dá um tom de arrojo, mas principalmente porque os problemas que afligem o cotidiano das cidades merecem soluções eficientes, eficazes e imediatas – afirma o procurador-geral.

É aguardar, agora, a implantação do sistema por Eduardo Braide…

Marco Aurélio D'Eça

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