Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Bombeiros inauguram 17ª companhia independente em Tutóia

Secretário de Segurança Jefferson Portela e o coronel Célio Roberto Araújo participaram da entrega da unidade, que foi batizada com o nome de Almir Araújo, cidadão tutoiense que deu dois oficiais à corporação

 

O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo, inauguraram a 17[ Companhia Independente de Bombeiros Militar.

A nova unidade irá desempenhar atividades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e captura de animais, análise de projetos, vistoria técnica e ações de defesa civil.

– Me sinto muito feliz, por fazer parte desta inauguração. A 17ª CIBM, instalada em um prédio que recebe, hoje, o nome do meu pai, Almir Pereira de Araújo, um cidadão Tutoiense, batalhador e que viveu intensamente em busca dos seus objetivos, sempre valorizando suas raízes. A nova unidade é um instrumento bem estruturado e está direcionada a atender os anseios da população com base no reforço da segurança pública. Estamos juntos e Deus está conosco – disse o Coronel Célio Roberto.

História de Almir Pereira de Araújo

 

Nascido em 21 de abril de 1935, natural da cidade de Tutoia-MA, Almir Pereira de Araújo é mais um daqueles cidadãos brasileiros, nordestino, que deixou a sua cidade natal e saiu em busca de melhoria de vida e sobrevivência em uma cidade grande.

Ainda criança, deixou sua querida Tutóia e, com a mãe e cinco irmãos, rumou pelo litoral, à pé, em direção à ilha de São Luís, capital do Estado. Em Icatu, atravessaram a Baía de São José, aportando em São José de Ribamar, onde cresceu, lutou muito e venceu.

Casou-se com a senhora Graça de Maria, com quem teve nove filhos, sendo que dois morreram ainda crianças.

Dentre os seus filhos, dois são oficiais do CBMMA: o coronel Célio Roberto Pinto de Araujo e o 2° tenente José de Ribamar Pinto de Araújo.

Almir Pereira de Araújo veio a falecer em 31 de outubro de 2009, aos 74 anos.

Hoje, doze anos depois, “in memorian”, um ilustre cidadão tutoiense, que tem fortes laços com a corporação, recebe a justa homenagem, eternizando seu nome no prédio sede da recém inaugurada unidade bombeiro militar.

Sair da versão mobile