0

Edivaldo mantém-se na briga pelo segundo turno, mas parece ter atingido o pico em setembro

Ex-prefeito de São Luís, que chegou a 16% das intenções de votos no principal cenário da pesquisa Escutec, perdeu quatro pontos e agora tem 12%, embora empatado tecnicamente com o vice-governador Carlos Brandão, que ficou parado nos 13%, apesar da “escolha pessoal” de Flávio Dino

 

Edivaldo com Gilberto Kassab, na filiação ao PSD, em agosto; efeito da surpresa parece começar a arrefecer nos números das pesquisas

Empatado tecnicamente com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) na disputa pelo segundo lugar, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), é um forte candidato a governador, sobretudo pela capilaridade eleitoral que mantém na região metropolitana.

Mas os números da pesquisa Escutec divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Grupo Mirante, mostram que ele pode ter atingido o seu pico eleitoral em setembro; e começa a oscilar para baixo.

Na Escutec de três meses atrás, Edivaldo chegou a 16% das intenções de votos, à frente de Brandão, que registrara 13%; Já na pesquisa de dezembro, o ex-prefeito caiu quatro pontos, ficando com 12%, embora Brandão tenha se mantido estagnado, com os mesmos 13% da pesquisa anterior.

A leitura adequada dos números indicam que o pico registrado por Edivaldo em setembro tem explicação no próprio lançamento do seu nome; O ex-prefeito anunciou sua candidatura em julho, e fez sua filiação em agosto, o que se refletiu na pesquisa de setembro.

Os números da Escutec mostram que apenas Roseana e Weverton cresceram na pesquisa em relação a setembro, embora dentro da margem de erro

Agora, na virada do ano, o eleitorado começa a se estabilizar, já com um pouco mais de conhecimento dos candidatos em disputa.

O resultado é a consolidação do senador Weverton Rocha (PDT) como favorito, Carlos Brandão estagnado, apesar do apoio pessoal do governador Flávio Dino, e Edivaldo com tendência de queda.

É esta a realidade fria dos números.

E ele não mentem…jamais.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *