1

Depois de usado por Flávio Dino, PCdoB caminha para o fim no Maranhão

Partido no qual o governador entrou apenas para se eleger deputado federal, em 2006, vem perdendo suas principais lideranças e tende a ficar sem perspectiva de superar as barreiras partidárias nas eleições de outubro

 

Flávio Dino usou o PCdoB para entrar na política; e agora vê, de longe, o partido ser esvaziado no Maranhão

Ao trocar o PCdoB pelo PSB em 2021 – apenas para tentar ser a opção presidencial do novo partido – o governador Flávio Dino deu a senha para o esvaziamento do partido que ele usou para entrar na política, em 2026.

Militante do PT desde o movimento estudantil, Dino só não voltou ao antigo partido por que, quando decidiu candidatar-se a deputado federal, em 2006, os petistas estavam aliados aos seus antigos adversários do Grupo Sarney.

Mas a pouca importância dada ao partido comunista ficou evidente quando o governador decidiu trocar a legenda pelo PSB, por interesses absolutamente eleitoral.

A partir de sua saída, o PCdoB já perdeu os deputados Rubens Pereira Júnior e Adelmo Soares, além do  do deputado estadual Duarte júnior, que deixou a legenda em 2020, também por interesses eleitorais.

Para tentar sobreviver às eleições de outubro, o PCdoB aposta em uma Federação Partidária com o próprio PSB e com o PT, o que vem se tornando cada dia mais difícil.

Apenas o presidente regional Márcio Jerry, que é deputado federal, permanece na legenda.

Mas o risco de não conseguir nominata suficiente para tentar a reeleição pode levá-lo a também deixar o partido.

Um triste fim para um partido que se deixou usar…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Isso é a prova de que, quem é de esquerda não vale o que gato enterra. Mais eu acho é pouco pra quem acredita nas ideologias desses comunistas do cão. Depois das eleiçoes de 2022, esse será tambem o destino de PT, PSOL,PSTU, PCB. Os outros como PDT o fim será mais na frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *