4

Tiro do Palácio dos Leões a favor de Brandão saiu pela culatra

Com o senador Weverton Rocha consolidado na primeira posição das pesquisas, governador-tampão agora corre o risco de perder o segundo lugar para Dr. Lahésio, que aliados do próprio ex-governador  Flávio Dino estão estimulando há semanas

Estimulado pelo próprio Palácio dos Leões, o Dr. Lahésio tirou de Brandão a condição de segundo colocado nas pesquisas e pode tirar-lhe a vaga em segundo turno contra Weverton Rocha

O Palácio dos Leões vem, há semanas, estimulando o candidato Dr. Lahésio Bonfim (PSC) na expectativa de tê-lo como adversário do governador-tampão Carlos Brandão no eventual segundo turno das eleições de outubro.

Desde então, aliados do ex-governador Flávio Dino (PSB) compram espaços em emissoras de TV para entrevistas com Lahésio, estimulam blogs alinhados a divulgar as ações do ex-prefeito e geram todo tipo de fato alavancando a candidatura bolsonarista.

A pesquisa MBO divulgada nesta quarta-feira, 13, mostrou que o tiro saiu pela culatra.

Segundo os números, Lahésio, de fato, cresceu, mas acabou tirando do próprio Brandão a possível vaga em segundo turno contra o senador Weverton Rocha (PDT), que mantém-se na liderança isolada da corrida pelo governo.

Weverton apareceu liderando em todos os cenários, com índices que chegam a 31%.

Lahésio, por sua vez, superou Brandão, e agora é o segundo colocado ele tem 24% das intenções de votos, contra 19% do governador-tampão.

De qualquer forma, se a tendência se mantiver, trata-se de um bolsonarista no segundo turno.

Exatamente como quer o Palácio dos Leões…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Em uma pesquisa, temos sempre que ver qual as áreas geográficas e as características demográficas objeto da análise dela.

    Os municípios em que foi realizada essa pesquisa da MBO (16 municípios), incluem vários da região mais ao sul do Maranhão e/ou com população grande e urbanizada, onde a tendência de voto em favor do Lasehio é maior.

    O resultado está de acordo com tese que defendo, no sentido de que, nos municípios mais populosos e urbanizados, a tendência de voto em favor do Lasehio é mais expressiva, devido ao maior grau de acesso dos respectivos eleitores a meios alternativos de informações, ou seja, às redes sociais, onde a militância em prol dele, indiscutivelmente, já supera a dos demais candidatos a governador do Maranhão, neste ano de 2022.

    Nos municípios menos populosos, ao contrário, o acesso à informação proveniente de meios alternativos ainda e menor e o poder do sistema, da máquina pública, é mais expressivo, o que favorece o Brandão.

    Todavia, é importante ter em mente que, embora os municípios maranhenses, no geral, sejam geograficamente isolados uns dos outros, os municípios mais populosos (que são centros locais econômicos e políticos) podem irradiar a tendência favorável ao Lahesio para os municípios menos populosos.

    No mais, essa pesquisa da MBO não deve ser tomada como representativa da realidade atual das tendências de voto, para governador, em tudo o Maranhão, pois, como falei, ela foi realizada apenas em 16 municípios, entre eles aqueles mais populosos e boa parte da região mais ao sul do estado.

    Por outro lado, corrobora a tese de que, na região mais ao sul do estado e nos municípios mais populosos, a tendência de voto em favor do Lasehio é realmente maior.

  2. Siow lahesio vai pro2* turno tanto faz com tampão ou fuguete e ganha sabia? O Maranhão consau viu a os mesmos mercenários

  3. Venho dizendo há dias que o segundo turno será Aécio e Weverton.

    • laésio paraquedista, WR fogueteiro. Não vão a lugar nenhum. Laésio prefeito de um pequeno municipio, que a maioria dos Maranhenses, não sabem que existe, com todo respeito a comunidade de São Pedro. Esse se eleito for será um governo tipo Bolsonaro. Então chega de paraquedista. WR foguete sem combustível, só conseguiu decolar com gás de Jackson e Flávio. É maquiavélico e tenta a todo custo passar por cima de tudo e de todos. Maranhenses não caiam nas duas ciladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *