0

Projeto Sociocultural promove oficinas sobre ritmos da cultura maranhense

Oficina de Ritmos é um projeto patrocinado pelo grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Maranhão por meio da Secretaria De Estado da Cultura – SECMA, apoiado pelo IES – Instituto Empreendedor Sustentável e realizado pela Associação Folclórico e Cultural Unidos Venceremos.

O projeto vem apresentar as possibilidades de ensino dos ritmos percussivos maranhenses e oficinas de instrumentos musicais na comunidade da Vila Luizão. As oficinas de percussão serão desenvolvidas entre outros com duração de 4 meses, beneficiando 240 alunos do bairro e adjacências. Com o objetivo de proporcionar a vivência da nossa cultura, suas características, informações e aprendizado dos nossos principais folclores, será realizado nos principais ritmos de músicas do nosso bumba meu boi folclore, ciclo carnavalesco que compõe blocos, tribos de índios e batucada.

O projeto tem como seu público alvo, crianças e jovens estudantes de escolas públicas e privadas, assim como as mesmas da comunidade Vila Luizão e adjacências. A ideia foi desenvolvida após várias oficinas de percussão dos ritmos maranhenses ministradas por músicos percussionistas, a jovens com idade de 10 a 18 anos, em escolas e eventos culturais em São Luís, assim percebendo a importância e a necessidade de ampliar o saber sobre a história percussiva dos nossos ritmos, a forma rústica e contemporânea de confecção dos instrumentos, sua execução e principalmente a experimentação em toca-los: Matracas, pandeiros, tambor onça, maracás, tamboritos, zabumbas, parelhas de tambor de crioula, ritintas,tarol de mão, marcações, contra-tempo entre outros.

O objetivo do projeto é reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e internalização de novos valores, descobrir na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida. Buscará unir pratica e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tomar viável e sua missão de desenvolver o exercício da cidadania e preservação da diversidade cultural da percussão e dos ritmos maranhenses.

A programação das oficinas está composta por 4 turmas mensais de 15 alunos por mês, com carga horária de 20h, e uma apresentação geral de conclusão de cada turma na União de Moradores da Vila Luizão.

As inscrições iniciaram no dia 11 abril e vão até o dia 20 na União de Moradores da Vila Luizão, localizado na Rua Luis Eduardo, 15 – Bairro Vila Luizão. As mesmas serão realizadas por meio de formulário digital, disponibilizado em mídias digitais, acessando o link da Ficha de Inscrição Digital (https://forms.gle/CszCuWLmbMUC3FdP8) e de forma presencial na Secretaria da União de Moradores da Vila Luizão. A lista de inscritos, informando detalhadamente a turma do aluno, será divulgada através de mídias digitais e comunicado impresso em mural no local, por esse motivo, também é importante acompanhar as redes sociais do Instituto Empreendedor Sustentável – IES (@iesbrasil_).

Menores de 18 anos devem ir acompanhado do responsável para efetuar a matrícula, e deverá se apresentar na data programada, caso não seja completada a turma, a organização do projeto entrará em contato para que possam se apresentar na segunda chamada.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *