Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Josimar e Roberto Rocha em compasso de espera…

Pré-candidatos a governador têm intensificado conversas de bastidores em busca de reposicionamento nas eleições de outubro; e podem definir seus rumos eleitorais ainda no mês de maio

 

Nomes de repercussão na corrida eleitoral maranhense, Roberto Rocha e Josimar Maranhãozinho passaram a discutir mais intensamente com outras forças seus rumos eleitorais no estado

Dois dos principais nomes da direita bolsonarista na disputa pelo governo do Maranhão, o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) e o senador  Roberto Rocha (PTB) têm passado os últimos dias em intensas conversas de bastidores.

Essas conversas – algumas, inclusive, com outros pré-candidatos a governador – tendem a redefinir os rumos eleitorais dos dois pré-candidatos; e do próprio primeiro turno, inclusive.

Deputado federal controlador de três partidos, com bancada própria de deputados federais e estaduais, Josimar tem apoio de cerca de 50 prefeitos, dos quais aos menos 80% seguem regiamente seus posicionamentos.

É, portanto, um dos maiores cacifes políticos maranhenses.

Nas últimas semanas, apesar de figurar na propaganda partidária do PL, ele intensificou as conversas de bastidores que podem influenciar diretamente nas eleições de outubro.

Roberto Rocha, por sua vez, assumiu o comando do PTB, partido com importante participação no Fundo Eleitoral e na propaganda eleitoral; mas ainda não decidiu se concorre ao governo ou ao Senado.

A segunda opção ganhou mais forças nos últimos dias, quando o senador passou a receber orientações de Brasília segundo as quais o importante é impedir – ou pelo menos tentar impedir – a vitória do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado.

Como candidato a senador em uma chapa competitiva, Rocha passaria a fazer poderoso contraponto a Dino, que, mesmo sendo candidato praticamente único a senador, não consegue ter apoio da maioria absoluta do eleitorado.

As conversas de Rocha e de Josimar devem se intensificar até o final de abril; e desembocar para uma decisão importante a partir de meados de maio.

É aguardar e conferir… 

Sair da versão mobile