8

Chapa de esquerda pró-Lula dá sinais de esgotamento

Ex-presidente já é claramente ameaçado pelo presidente Jair Bolsonaro em, São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o que aponta para a conclusão de que a aliança de PT com PSB e PCdoB pode estar fechada em nicho que precisa ser ampliado ao centro

 

Sem ampliar apara além da esquerda, Lula corre sérios riscos contra o presidente Jair Bolsonaro; mas há petistas e esquerdistas que não compreendem assim

A pesquisa do Instituto Paraná, que apresentou empate técnico entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo – com o atual mandatário numericamente à frente – foi festejada em todo o país por bolsonaristas; e minimizada por petistas.

Mas é preciso analisar friamente os números e entender a conjuntura.

Há tempos, o próprio Lula vem afirmando ao seu aliados que a coligação genuinamente de esquerda entre PT, PCdoB e PSB não agrega para além do próprio círculo ideológico; ele busca formas de ampliar esta aliança com MDB, PSD, PDT e outros partidos de centro.

Neste aspecto, a candidatura do pedetista Ciro Gomes passa a ser espécie de fiel da balança para o ex-presidente.

Mas Lula enfrenta resistências dos mais radicais esquerdistas, que pregam o purismo da chapa – tanto que fizeram força contra a entrada do próprio ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) na chapa.

Bolsonaro navega entre a direita mais radical e extremista e o centro; não agrega ideologicamente em nenhuma aspecto, mas tem a força da máquina do governo para alavancá-lo em todo o país.

A pesquisa do Instituto Paraná é, portanto, um sinal de alerta para Lula e seus aliados….

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Eu nunca acreditei essas pesquisas que colocavam o Lula ganhando no primeiro turno, sempre acreditei que se s institutos de pesquisas não quisessem ficar desmoralizados , quando fosse se aproximando das eleições, eles iam fazendo os ajustes ate colocarem Bolsonaro na frente como de fato sempre esteve.
    Isso, porque o objetivo dos institutos eram influenciar os eleitores, mas nesses tempos de redes sociais ativas, isso não acontece mais.

  2. Não tenho menor dúvida que Bolsonaro vencerá no primeiro turno. E porque: por razões claras . Alianças bem consolidadas nos Estados chaves , palanques fortes em tidas as regiões e claro? Representa o sentimento do povo brasileiro ao trazer a tona o respeito aos símbolos nacionais.

  3. O ladravaz lula JAMAIS chegou perto do JB nas pesquisas. O bandidaço SEMPRE esteve muito aquém de Bolsonaro.
    As tais pesquisas MENTEM.

  4. O ladravaz lula JAMAIS chegou perto do JB nas pesquisas. O bandidaço SEMPRE esteve muito aquém de JB.
    As tais pesquisas MENTEM.

  5. O Brasil inteiro sabe que essas pesquisas fajuta que colocavam Luladrão na frente eram tudo mentira. Esse larapio vai pegar uma taca tão grande que vai ficar atordoado kkkk. Bolsonaro é o cara!

    • Deus nos livre desse Bolsonaro ganhar, só para matar pobre de miséria. A inflamação e outras desgraças são culpas desse presidente preguiçoso.

      • So se for a inflamação mesmo, KKKKKKK. Lembra do fica em casa q a economia a gente v depois, pois e o depois chegou, graças a tua esquerda e ao STF.
        #BOLSOMITO2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *