Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Mesmo sem ser filiado, Flávio Dino quer forçar PT a impedir teses contrárias a si e a Brandão

Governador quer impedir que aliados do senador Weverton Rocha e do sociólogo Paulo Romão apresentem defesa dessas candidaturas no encontro de tática do dia 29

 

Paulo Romão tem sido a principal pedra no sapato de Flávio Dino dentro do PT, legenda que o ex-governador parece ter como propriedade

Mesmo sem ser filiado aí partido, o ex-governador Flávio Dino (PSB) considera-se o dono do PT no Maranhão.

Ele já impôs a legenda – por meio de dirigentes empregados no Palácio dos Leões – a sua própria candidatura a senador e a do ex-secretário Felipe Camarão a vice do tampão Carlos Brandão (PSB).

Mas agora Dino vai mais longe e tenta impedir até mesmo o debate democrático dentro do PT, segundo denunciou o sociólogo Paulo Romão, pre-candidato petista aí Senado.

De acordo com Romão, Flávio Dino usa diretores do PT para impedir que teses contrárias aos seus interesses sejam até mesmo registradas no Encontro de Tática dos dias 28 e 29.

– A democracia interna do PT não é o clube do bolinha onde o adversário tem o controle e só participa do jogo quem ele autoriza e concorda com ele – crítica Romão, numa referência ao fato de Flávio Dino querer ser o dono do “time de Lula” no Maranhão.

Pelo menos três teses contrárias ao interesse de Flávio Dino pretendem ser discutidas no encontro de tática do PT:

1 – a candidatura de Paulo Romão ao Senado;

2 – a candidatura de Zé Inácio a vice-governador;

3 – o apoio a Weverton Rocha para o Governo.

Mas, segundo Paulo Romão, a direção estadual pode negar – a mando do ex-governador – o número de assinaturas necessárias até mesmo para as teses serem inscritas.

O direito de tese é uma tradição democrática do PT e premia o debate democrático, ao assegurar que as minorias partidárias possam ser ouvidas e ter seus posicionamentos respeitados na cultura partidária – afirma Paulo Romão, em carta aberta encaminhada à militância e à direção do PT.

Abaixo, a íntegra do documento:

Direito de Tese ao Encontro Estadual de Tática do PT/MA

Pela correlação de forças estabelecidas em que ação governista tenta banir o pensamento divergente no Partido dos Trabalhadores no Maranhão, as teses que divergem da aliança com o PSB aqui no estado não dispõem do número de assinaturas de delegados e delegadas para serem inscritas no Encontro de Tática Eleitoral , a ser realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2002.

Por serem legítimas no debate democrático do PT, jamais podem ser ignoradas ou mesmo silenciadas pelo rolo compressor da máquina do estado , ditando o tom da nossa democracia interna.

Em cumprimento aos preceitos estatutários que regem nossa democracia interna, venho por meio deste reivindicar o direito de tese no referido encontro.

O direito de tese é uma tradição democrática do PT e premia o debate democrático , ao assegurar que as minorias partidárias possam ser ouvidas e ter seus posicionamentos respeitados na cultura partidária .

Assim sendo , não se pode continuar negando a presença política de nossa pré-candidatura ao senado federal pelo PT , e pela Federação Brasil da Esperança , que deseja participação neste encontro , que é o momento máximo de nossa democracia interna .

Em 3 anos de pré-candidatura, incomodamos muita gente, pontuamos em todas as pesquisas , fomos vetados em várias outras e eles sabem o que estão combatendo .

Ademais, não faz parte de nossa história partidária encontro com tese única .

Seria anti-democrático não permitir que as minorias partidárias participem da construção das decisões partidárias.

A democracia interna do PT não é o clube do bolinha onde o adversário tem o controle e só participa do jogo quem ele autoriza e concorda com ele .

As maiorias políticas são circunstâncias.

A democracia partidária é permanente.

Nestes termos, reivindico direito de tese para juntos com outros companheiros e companheiras defendermos a tese de aliança com o PDT Weverton Governador , e como filiado possuidor de direitos partidários, que nossa defesa de candidatura própria ao Senado Federal pelo PT/MA , não seja objeto de sufocamento e impedimento .

A divergência sempre existirá .

Será inútil combater a diversidade de pensamento.

Paulo Romão
Sociólogo
Pré- candidato ao Senado Federal pelo PT/MA

Sair da versão mobile