Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A coragem de Zé Inácio desafiar a imposição de Flávio Dino no PT

Ao lado do sociólogo Paulo Romão – que pretende concorrer ao Senado – deputado estadual conseguiu inscrever-se para a vaga de candidato a vice, espaço que, mesmo sem ser petista, ex-governador já reservou na legenda para o ex-secretário Felipe Camarão

 

Flávio Dino já decidiu que o PT terá que votar em Felipe Camarão, em Carlos Brandão e nele próprio, mesmo não sendo filiado ao partido

Ao conseguir inscrever seu nome para disputar a vaga de candidato a vice-governador no Encontro de Tática do PT, previsto para este fim de semana – mas com ameaça de ser adiado – o deputado estadual Zé Inácio desafiou abertamente o autoritarismo do ex-governador Flávio Dino (PSB).

E pode pagar um alto preço por isso.

Mesmo sem ser filiado ao PT, Dino age como se dono da legenda fosse, impondo o nome do seu tampão Carlos Brandão (PSB) como candidato a governador, decidindo que ele próprio será o candidato a senador e o ex-secretário Felipe Camarão concorrerá à vaga de vice.

É assim mesmo que Flávio Dino quer: impondo sua vontade de cima pra baixo, com aval de dirigentes partidários empregados no Palácio dos Leões.

Zé Inácio e Paulo Romão tentam quebrar esta hegemonia de Flávio Dino no partido, articulando-se pela base, buscando o apoio da militância petista contra a imposição de alguém que nem filiado é.

Zé Inácio terá que recorrer a Lula para tentar convencer a direção petista de que é a melhor opção para compor a vice pelo partido

Mas o desafio do deputado estadual e do professor é mais difícil do que aparenta.

Autoritário, avesso ao diálogo e incapaz de aceitar as decisões da maioria, Flávio Dino jamais aceitará qualquer decisão no PT maranhense que não seja a sua.

Mesmo que vença o Encontro de Tática na votação secreta, Zé Inácio e Paulo Romão serão engolidos pelo autoritarismo do ex-governador, que terá aval tanto da direção estadual quanto da nacional, as quais pouco importa o que pensa a militância petista.

E assim, entenderão que o PT no Maranhão tem dono…

Sair da versão mobile