Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Governo Flávio Dino já sabia dos problemas na Lagoa da Jansén, mas deixou a bomba no colo de Brandão

Seca em um dos principais cartões postais de São Luís é mais um problema que o comunista responsável por mais empobrecimento do Maranhão e pelo sucateamento do ferry boat preferiu ignorar, apesar dos alertas de laudos técnicos, diagnósticos da própria Secretaria de Infraestrutura e de alertas do poder Judiciário

 

Lagoa da Jansén vem secando sistematicamente, mas governo Flávio Dino preferiu apenas monitorar, sem nenhum serviço de infraestrutura na área

O então governador Flávio Dino (PSB) foi avisado, ainda no início de 2021, dos problemas na Lagoa da Jansén, um dos principais cartões postais de São Luís; a área apareceu seca no final de semana, resultado direto da falta de manutenção de sua estrutura de canais que controlam a entrada e saída das águas do mar.

Com a Secretaria de Infraestrutura sob o comando do então secretário comunista Clayton Noleto, nada foi feito e o problema estourou agora, no colo do sucessor-tampão de Flávio Dino, Carlos Brandão (PSB).

Provocada por especialistas da área ambiental ainda no início de 2021 – que encaminharam laudos técnicos sobre o problema – o Poder Judiciário cobrou providências do Poder Executivo, o que nunca foi feito.,

Os laudos mostravam fissuras e rompimentos nos canais submersos, construídos ainda na década de 1970; são estas fissuras que vêm causando o esvaziamento da lagoa, problema já de conhecimento do governo comunista.

O governo Flávio Dino preferiu apenas monitorar o problema, sem apresentação de nenhum projeto técnico para solução urgente do problema, o que gerou a seca apresentada no último fim de semana.

A própria Secretaria de Infraestrutura reconhece o problema na estrutura da área, como admitiu em nota divulgada nesta segunda-feira, 6.

– O diagnóstico realizado levou a identificação de diversos problemas estruturais na parte submersa do canal original, que foi construído na década de 70 – diz o documento da secretaria.

Leia também

O legado de Roseana Sarney…

A São Luís que Roseana construiu…

De Roseana a Edivaldo: São Luís em 18 anos…

As obras de Roseana; as obras de Flávio Dino…

 

Cartão postal

A comunicação da Lagoa da Jansén com o mar foi construída a partir da segunda metade do século passado, inclusive as comportas e os canais submersos.

Somente a partir de meados dos anos 90, quando a Lagoa ganhou o formato de cartão postal, é que o então governo Roseana Sarney (MDB) reforçou a estrutura, construindo novos canais, que nunca apresentaram problema.

Como ignorou as recomendações do Poder Judiciário e os diagnósticos da própria Sinfra, Flávio Dino prefere, hoje, fazer de conta que o problema não existe, assim como faz com a questão da miséria e do sucateamento do ferry boat.

Como o governo tem hoje dois governadores interinos que também não falam por si só, o assunto vai sendo empurrado para debaixo do tapete.

Com a complacência de parte da mídia maranhense…

Sair da versão mobile