Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Em crescimento, Dr. Lahésio vira drama para o Palácio dos Leões

Com o candidato governista sem poder fazer campanha, comunista Flávio Dino vive o dilema de ter que substituir Carlos Brandão por Felipe Camarão e correr o risco de ver o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes chegar ao segundo turno contra o senador Weverton Rocha

 

Bolsonarista, Dr. Lahésio ocupa maior espaço ente os evangélicos e ameaça claramente o projeto de poder do ex-governador Flávio Dino

Análise de conjuntura

Com a campanha do governador Carlos Brandão (PSB) paralisada pela sua internação de quase 30 dias – o que se refletiu, inclusive, na pesquisa do Instituto Exata – o Palácio dos Leões e o ex-governador Flávio Dino (PSB) vivem um dilema quase existencial.

Aliados já cogitam a possibilidade de trocar a candidatura de Brandão pela do ex-secretário Felipe Camarão (PT), mas sabem que pode não haver tempo hábil para o novo candidato alcançar o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Dr. Lahésio Bonfim (PSC), já na casa dos 14% de intenção de votos; e em crescimento.

O dilema de Flávio Dino é ter que escolher, em um eventual segundo turno, entre um desafeto bolsonarista, como Lahésio, ou um desafeto mais próximo do ex-presidente Lula, como o senador Weverton Rocha (PDT).

Mas o crescimento de Lahésio Bonfim é culpa do próprio Palácio dos Leões.

Para tentar tirar Weverton do segundo turno, Flávio Dino e seus alados passaram a insuflar a campanha do ex-prefeito, achando que ele teria condições de superar o senador pedetista; ledo engano.

Quando Lahésio começou a ameaçar a vaga do próprio Carlos Brandão no segundo turno, houve uma tentativa de refrear a ascensão do bolsonarista, mas já era tarde.

O risco de Lahésio ultrapassar Brandão – ou mesmo Felipe Camarão – hoje é mais real do que nunca.

Flávio Dino não tem garantias de que Brandão esteja plenamente em forma para encarar a campanha; mas também não tem garantias de que Camarão herde, automaticamente, os votos do governador-tampão.

Com esta dúvida, ele vai criando situação inusitada no Maranhão, em que o eleitor é apresentado a um candidato (Felipe Camarão), mas terá que votar em outro (Carlos Brandão).

Mas há também os limites da lei, que obriga a Assembleia a convocar nova eleição em caso de afastamento do titular do governo por mais de trinta dias seguidos.

Mas esta é uma outra história…

Sair da versão mobile