7

Em crescimento, Dr. Lahésio vira drama para o Palácio dos Leões

Com o candidato governista sem poder fazer campanha, comunista Flávio Dino vive o dilema de ter que substituir Carlos Brandão por Felipe Camarão e correr o risco de ver o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes chegar ao segundo turno contra o senador Weverton Rocha

 

Bolsonarista, Dr. Lahésio ocupa maior espaço ente os evangélicos e ameaça claramente o projeto de poder do ex-governador Flávio Dino

Análise de conjuntura

Com a campanha do governador Carlos Brandão (PSB) paralisada pela sua internação de quase 30 dias – o que se refletiu, inclusive, na pesquisa do Instituto Exata – o Palácio dos Leões e o ex-governador Flávio Dino (PSB) vivem um dilema quase existencial.

Aliados já cogitam a possibilidade de trocar a candidatura de Brandão pela do ex-secretário Felipe Camarão (PT), mas sabem que pode não haver tempo hábil para o novo candidato alcançar o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Dr. Lahésio Bonfim (PSC), já na casa dos 14% de intenção de votos; e em crescimento.

O dilema de Flávio Dino é ter que escolher, em um eventual segundo turno, entre um desafeto bolsonarista, como Lahésio, ou um desafeto mais próximo do ex-presidente Lula, como o senador Weverton Rocha (PDT).

Mas o crescimento de Lahésio Bonfim é culpa do próprio Palácio dos Leões.

Para tentar tirar Weverton do segundo turno, Flávio Dino e seus alados passaram a insuflar a campanha do ex-prefeito, achando que ele teria condições de superar o senador pedetista; ledo engano.

Quando Lahésio começou a ameaçar a vaga do próprio Carlos Brandão no segundo turno, houve uma tentativa de refrear a ascensão do bolsonarista, mas já era tarde.

O risco de Lahésio ultrapassar Brandão – ou mesmo Felipe Camarão – hoje é mais real do que nunca.

Flávio Dino não tem garantias de que Brandão esteja plenamente em forma para encarar a campanha; mas também não tem garantias de que Camarão herde, automaticamente, os votos do governador-tampão.

Com esta dúvida, ele vai criando situação inusitada no Maranhão, em que o eleitor é apresentado a um candidato (Felipe Camarão), mas terá que votar em outro (Carlos Brandão).

Mas há também os limites da lei, que obriga a Assembleia a convocar nova eleição em caso de afastamento do titular do governo por mais de trinta dias seguidos.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Peraí! queres dizer que o Dino, que não é mais nada, é quem manda no atual governador? se o Brandão aceitar em silêncio essa imposição, é melhor que desista da política, tipo o Dòria.

  2. O descondenado Lula não é referência moral para ninguém. O comunista conseguiu o feito de deixar o Maranhão em último lugar dentre os estados brasileiros, incluíndo-se aí, os 40 municipios mais pobres do Brasil. E por último: apesar de simpatizar com o Felipe Camarão, não ousaria votar novamente em um candidato do PT.

  3. Drama para Flávio Dino? Só para ele? Kkkkkkk…
    O Maragato sabe muito bem que o drama é para todos. Lahésio vem aí.

  4. ACORDA BLOGUEIRO !!!
    Numa disputa que cada vez mais caminha para um eventual segundo turno, o pré-candidato ao governo do Maranhão, senador Weverton Rocha (PDT), erra feio ao acreditar que seu adversário nesse primeiro momento da corrida eleitoral é o governador Carlos Brandão (PSB).

    Brandão é nome garantido no fortuito segundo turno, digo isso porque o atual chefe dos Leões é o candidato apoiado pelo bem avaliado Flávio Dino – ex-governador que liderou o Maranhão nos últimos sete anos.

    Oportuno destacar, também, que Brandão possui o maior número de prefeitos e segundas forças ao seu lado, possui o maior número de deputados estaduais e federais. E por tabela, é o candidato do ex-presidente Lula no Maranhão.

    Portanto, Weverton precisa entender que a ameaça dele não chegar à segunda etapa desta eleição é decorrente do crescimento cada vez maior do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), também pré-candidato ao governo do Estado.

    Lahesio ultrapassou o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD) nas pesquisas e caminha cada vez mais para se aproximar de Weverton – candidato apoiado por Bolsonaro no Maranhão.

    Aliás, o pedetista não conseguiu crescer o esperado com os apoios do PL e de Roberto Rocha, uma explicação pode ser o fato de que ambos quando foram pré-candidatos ao governo, eram os mais rejeitados segundo os números divulgados pelas pesquisas eleitorais.

    Portanto, para chegar ao segundo turno, antes Weverton precisa espantar o fantasma de nome Lahesio Bonfim, vez que agora existe uma disputa grande entre os dois dentro do campo bolsonarista…

  5. Marco D’e.ça, eu e a minha família e os meus amigos mais próximos, iremos votar em Dr. LAESIO Bonfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *