3

Brandão mente sobre ICMS; governo não tem poder para baixar preço de combustível

Pressionado pela opinião pública  – e com a imagem desgastada pela ação na Justiça tentando impedir o corte de impostos – governador-tampão usa artimanha tributária e fake news para tentar convencer a população de que agiu em seu favor, o que não é verdade

 

A menos que tenha feito mais um desses acordos obscuros com os capitães da indústria maranhense, Brandão mentiu sobre redução de preços de combustíveis no estado

Análise da notícia

É mais uma fake news do Palácio dos Leões a informação de que o governador-tampão Carlos Brandão (PSB)  baixou a alíquota do ICMS de combustíveis e que isso vai gerar redução no preço de gasolina, óleo diesel e etanol.

Primeiro, que não houve corte algum na alíquota do imposto, que permanece em 30,5%, uma das maiores do Brasil; segundo que o Governo do Estado não tem poder para interferir no preço dos combustíveis.

Desgastado e pressionado pela opinião pública, o que Brandão fez foi uma artimanha tributária para tentar minimizar o fato de que está na Justiça tentando impedir que o ICMS tenha, de fato, que ser reduzido no Maranhão.

Brandão é um dos poucos governadores que se recusam a baixar a alíquota do ICMS, cumprindo a lei aprovada no Congressos Nacional.

A artimanha tributária criada pelo governador-tampão mexeu apenas na pauta do ICMS para a gasolina; é fake news, portanto, que o preço da gasolina baixará algo em torno de R$ 0,38 nas bombas.

O governador não tem como saber disto por que não tem poder para interferir nos preços dos postos.

Brandão, portanto, faltou com a verdade ao cidadão maranhense.

Mais uma vez…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Falando uma verdade, Brandão contou uma mentira.
    A VERDADE: (A fim de evitar subfaturamento e consequente perda de arrecadação) O Governo costuma estimar um preço médio para alguns produtos (PMPF).
    No caso do Combustível, o Governo usava como base, um preço maior.
    O que o Governo fez foi passar a utilizar como base um preço menor.
    Entretanto, NÃO HOUVE REDUÇÃO NA ALÍQUOTA DO ICMS para os Combustíveis.
    E a Lei segue sem ser cumprida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *