Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Quatro graves mentiras contadas por Brandão em apenas 60 dias de governo…

Com o mandato sustentado por fake news quase diárias, governador-tampão inventou convocação de PMs para o São João, faltou com a verdade sobre a própria doença, falseou a compra de um ferry boat velho, de 35 anos e deu informação manipulada sobre corte no ICMS, todas essas falsidades repetidas à exaustão na mídia paga pelo Palácio nos Leões

 

O São João foi realizado e teve a presença da PM, mas nenhum dos 270 policiais anunciados por Brandão em maio chegou, ao menos, a fazer o curso de formação

Ensaio

10 de maio de 2022. Durante coletiva para anunciar “o maior São João do mundo”, o governador-tampão Carlos Brandão (PSB) anunciou a convocação de 270 policiais militares, que já iriam trabalhar no próprio São João.

Passados dois meses, o São João passou e nenhum novo PM foi chamado, fez curso de formação ou tomou posse na PMMA; pelo menos não há notícias disponíveis sobre este suposto fato.

Esta foi a primeira fake news de Brandão em 60 dias de governo.

17 de maio de 2022. Ao anunciar que iria se submeter a uma cirurgia, o governador-tampão deixou claro tratar-se de procedimento simples, que nem precisaria ser feito agora e poderia esperar o fim da campanha.

O tempo passou, o governo escondeu informações sobre a doença, Brandão passou nada menos que 45 dias internado, com várias infecções e descobriu-se a gravidade de sua doença, mesmo ainda sem informações transparentes do Palácio dos Leões.

A segunda fake news em 60 dias de mandato.

Ainda nesta terça-feira, 5, quase três meses do início do caos, usuários ainda enfrentavam confusão por probelmas no ferry boat

31 de maio de 2022. Em meio às especulações sobre suas condições de saúde escondidas pelo governo, Brandão anunciou em suas redes sociais  “um novo ferry boat, de alto padrão”, para operar na baía de São Marcos.

Não demorou nem duas horas para se descobrir que o ferry velho tinha, na verdade, 35 anos de uso e não tinha condições de operar na região da baía de São Marcos; tanto que, até hoje, só faz viagens-teste, com capacidade reduzida.

Esta foi a terceira fake news de Brandão em apenas dois meses de mandato.

2 de julho de 2022. Acuado e desgastado pela tentativa de evitar a redução do ICMS e a consequente baixa no preço dos combustíveis, o governador-tampão volta às redes sociais para anunciar que “reduziu o ICMS e garantiu corte de R$ 0,38 no preço da gasolina”.

Dois dias depois, o próprio Brandão foi obrigado a confessar que não reduziu ICMS algum e que mentiu sobre redução no preço dos combustíveis; ele mantém uma ação no STF para impedir o corte no ICMS.

Quarta mentira em apenas 60 dias de governo.

Mas não é apenas o governador quem se utiliza de fake news para governar o estado; o Palácio dos Leões também inventa mentiras quase diárias – repetidas na mídia paga pelo Palácio dos Leões – sobre miséria, impostos, infraestrutura e até sobre pesquisas eleitorais.

Brandão tem menos de 90 dias como candidato a governador; se mantiver a média de mentiras serão pelo menos mais seis.

Suficientes para fazê-lo reeleger-se em outubro?!? 

Sair da versão mobile