Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Candidatura de Weverton fortalece Lula no Maranhão, diz colunista…

Ricardo Noblat, do site Metrópoles, analisa a relação do ex-presidente com o senador pedetista, reforçada pela presença de várias correntes do PT na campanha do PDT maranhense, que tem aliança formal com o PL de Bolsonaro

 

Lula recebeu Weverton em diversas oportunidades em São Paulo e Brasília, ao longo da pré-campanha

Análise da notícia

A relação histórica do senador  Weverton Rocha (PDT) com o ex-presidente Lula (PT) e suas implicações nas eleições maranhenses foi tema de artigo do jornalista Ricardo Noblat, colunista do site Metrópole, nesta segunda-feira, 1°.

De acordo com Noblat, a chapa do PDT, encabeçada por Weverton, tem aberta simpatia por Lula, o que fortalece o petista na região Nordeste.

– O PT está fechado com o nome de Carlos Brandão, do PSB, candidato a governador, cujo vice é o petista Felipe Camarão. Só que nesse estado, Lula conta com a simpatia da principal chapa concorrente, formada pelo senador Weverton Rocha, do PDT de Ciro Gomes, e seu vice Hélio Soares, do PL, de Jair Bolsonaro. Essa dupla conta com apoio de alguns setores do PT – explicou Noblat.

A análise do site Metrópoles se dá dois dias depois de o ex-governador comunista Flávio Dino e seu sucessor-tampão Carlos Brandão (ambos do PSB) comemorarem vídeo em que Lula, finalmente, pede votos para os dois.

Mas a relação histórica de Lula e do PT com Weverton Rocha retratada por Noblat já foi mostrada infinitas vezes no blog Marco Aurélio D’Eça. (Leia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, mais aqui e também aqui)

A relação do petista com o pedetista é histórica, de lutas no campo progressista desde antes de o PT vencer as eleições presidenciais

Tanto que a candidatura do senador tem o apoio de inúmeros diretórios municipais do PT e de vários segmentos sociais ligados ao partido de Lula, como a Fetaema, o SindSep, setores da CUT e da Força Sindical.

Na convenção do PDT, sexta-feira, 29, estavam presentes, além do presidente do diretório de São Luís, Honorato Fernandes, também, representantes de diretórios de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Bacabal, São José de Ribamar, Pinheiro, além de lideranças petistas como Márcio Jardim e Paulo Romão.

Dino e Brandão esperam a presença de Lula ainda em agosto no Maranhão; tentam gravar imagens e falas do ex-presidente em favor do candidato-poste do comunista.

Imagens e falas como as que ilustram este post; e que Weverton já tem há muito tempo…

Sair da versão mobile