3

Movimento negro e lideranças de esquerda repudiam fala preconceituosa de Brandão

Setor do PDT que atua diretamente com a causa da raça no Maranhão e o presidente municipal d o PT lamentaram o racismo exibido por Brandão em entrevista ao imirante.com; governador continua em silêncio diante da repercussão negativa

 

A crítica de Honorato Fernandes, do PT, e a fala preconceituosa contra os quilombolas proferida por Brandão, que tem o PT como vice

O movimento negro do PDT, setor partidário que atua diretamente na busca de políticas públicas para os movimentos quilombolas, emitiu na tarde desta segunda-feira, 15, Nota de Repúdio à fala preconceituosa do governador-tampão Carlos Brandão (PSB), em entrevista ao Imirante.com.

Na sabatina, realizada na manhã de hoje, Brandão falou dos quilombolas em tom pejorativo, dando a entender sentir-se obrigado a conviver com eles e considerando-os espécie de raça menor.

– A gente tem que conviver com eles. São seres humanos iguais a gente – respondeu Brandão, na mesma sequência de uma tentativa de mostrar as ações do governo, diante de pergunta do jornalista Linhares Júnior. (Relembre aqui)

Em nota, o movimento pedetista disse envergonhar-se da declaração do governador.

– Neste momento, nos envergonhamos das palavras proferidas por Carlos Brandão no qual nos trata como seres estranhos, ao dizer a expressão: “temos que conviver com eles”. Lamentamos a postura enojada do representante dos Leões que compara-se com a aversão descrita do presidente Bolsonaro – diz trecho do posicionamento.

O presidente municipal do PT em São Luís, Honorato Fernandes, também criticou a fala de Brandão.

– Uma fala bruta de uma visão colonizadora. É notória a falta de conhecimento das lutas que os povos tradicionais sempre tiveram; e mais clara ainda a visão elitizada ao falar dos povos quilombolas – declarou Fernandes.

O PT indicou o vice na chapa de Brandão, o ex-secretário de Educação Felipe Camarão.

Mas nem ele, nem o próprio governador foram a público em desculpas ás populações quilombolas…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. SEM PT nós vamos incrementar o Maranhão para a frente. Progresso, total.
    Vamos cuidar, gente! da educação, para se livrar das breguices e da educação nivelada por baixo.

    E do baixo nível. Quem nivela por baixo é o PT e seus satélites (PCdoB, PSB).

    E é preciso cuidar para não ser enganado pelo PT e pelo PeTismo, o.k.? Que se fale em alto som: O Partido dos Trabalhadores é Kitsch. O PT é brega. O PT é barango. O Partido dos Trabalhadores é Kitsch. Não há dúvida. Isso é notório. O PT é brega. Nivela tudo por baixo.

    PT e o Petismo em sua totalidade = velho, rançoso, seco, mofado, bolorento, engodo, barango, engano, insípido, ultrapassado, brega, banal, atrasado, Kitsch. Isso é patente.

    E é preciso cuidar para não ser enganado pelo PT e pelo PeTismo, o.k.? Que se fale em alto som: O Partido dos Trabalhadores é Kitsch. O PT é brega. O PT é barango. O Partido dos Trabalhadores é Kitsch. Não há dúvida. Isso é notório. O PT é brega. Nivela tudo por baixo.

    • Voce esqueceu de mencionar o PSOL, que é o lixo de todos esses outros partidos de esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *