0

Dr. Lahésio e o desafio do hiato eleitoral para se manter em evidência…

Segundo colocado na disputa pelo Governo do Estado – com vitórias em colégios eleitorais importantes – ex-prefeito de São Pedro dos Crentes não pode disputar as eleições municipais de 2024, mas precisa manter-se em efetiva atividade política nos próximos quatro anos, até as próximas eleições de governador

 

Com o vice, Dr. Gutemberg, Dr, Lahésio ficou em segundo lugar para o governo; mas precisa manter-se na política para vencer o hiato eleitoral a que está sujeito

Um dos principais vitoriosos na disputa das eleições de 2022, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Dr. Lahésio Bonfim (PSC) vai precisar vencer o desafio do hiato eleitoral para se manter em evidência até 2026, quando poderá voltar a disputar eleições.

Embora muitos especulem que o resultado da disputa pelo governo – na qual ficou em segundo lugar – deu a Lahésio as condições para concorrer com força à Prefeitura de  Imperatriz, o prefeito não pode ser candidato nas eleições municipais de 2024, a menos que resolva concorrer a vereador.

É exatamente este hiato eleitoral que ele precisará superar até as próximas eleições para o governo, em 2026.

Para garantir-se em evidência política, ele precisa de dois fatores, um alheio à sua vontade e outro que depende dele próprio.

O primeiro é a eleição presidencial, na qual Lahésio, assim como qualquer liderança maranhense, tem pouca interferência no resultado; mas ele precisa torcer e trabalhar por uma vitória de Jair Bolsonaro (PL) para tentar ocupar um cargo de relevância no estado, que dê a ele espaço de poder e evidência nos próximos quatros anos.

Além disso – e independentemente disso – ele precisa encontrar um partido de peso que possa abrigar parceiros para as eleições municipais, da qual precisa sair com uma base forte de prefeitos eleitos em todas as regiões do estado.

Alcançando essa meta, somada ao recall dos cerca de 25% dos votos para governador, Lahésio será um dos nomes fortes nas eleições de 2026.

Ou, caso contrário, poderá ser esquecido ao longo dos próximos quatro anos…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *