3

Governo Brandão tem quatro nomes para a presidência da Assembleia…

Deputados Arnaldo Melo, Antonio Pereira, Rafael Leitoa e Iracema Vale – não necessariamente nesta ordem – têm a preferência do Palácio dos Leões, mas esbarram na articulação do atual presidente Othelino Neto, com apoio do senador  eleito Flávio Dino e força entre os colegas parlamentares

 

Arnaldo Melo, Antonio Pereira, Rafael de Timon e Iracema Vale são os nomes do governo para a Assembleia Legislativa, não necessariamente nesta ordem

O Palácio dos Leões vem se movimentando nos bastidores da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa com ao menos quatro nomes de deputados eleitos ou reeleitos.

Além do decano Arnaldo Melo (PP), que tem a preferência da família do governador Carlos Brandão (PSB) – três membros do partido do governador aparecem com força na base governista: os também reeleitos Rafael Leitoa e Antonio Pereira, e a novata Iracema Vale.

Arnaldo já se pôs á disposição dos colegas parlamentares, mas surgiu a possibilidade de ele ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado em janeiro, antes mesmo da posse na Assembleia, como revelou, com exclusividade, o blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Deputados tentam convencer Arnaldo Melo a ir para o TCE…” 

Além da força no próprio Palácio, Antonio Pereira tem a simpatia de setores que se elegeram fora da base governista, como o grupo do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), e o PDT, do senador  Weverton Rocha.

Líder do governo Flávio Dino na Casa, Rafael Leitoa ganhou força também no governo Brandão ao atuar fortemente pela virada do governador em Timon, sua base eleitoral; além disso, tem forte simpatia entre os colegas.

O nome de Iracema Vale surge como surpresa no bloco governista, sobretudo pela fato de estar assumindo o primeiro mandato; mas com deputada mais votada no maranhão, com mais de 100 mil votos, ela é citada em todas as rodas de conversas de deputados palacianos.

A articulação governista encontra resistência na força do atual presidente Othelino Neto (PCdoB).

E essa força aumenta ainda mais com a provável não indicação do senador eleito Flávio Dino (PSB) para o ministério do governo Lula (PT); a saída de Dino do Senado abriria vaga para a mulher de Othelino, Ana Paula Lobato, o que poderia servir como espécie de compensação. 

O próprio Brandão tem dito aos parlamentares de sua base que não gostaria de ver disputa na Assembleia Legislativa.

E vai passar a virada do ano em intensas articulações para evitar essa disputa…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. São bons nomes para Presidência da assembleia, democracia é sinônimo de alternância de poderes, sem isso, é uma ditadura de poder.

  2. A leitura é simples.
    Othelino Presidente da AL, Felipe vai pro TCE e ele assume a cadeira de governador. Flávio Dino quer ser o próximo candidato a Presidente do Brasil, logo não quer mais ser governador do MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *