1

Flávio Dino no ministério vai influenciar, também, debate na Assembleia

Mudança na composição da bancada maranhense a partir de fevereiro deve marcar discussões sobre a eleição da mesa diretora da Casa, que tem Othelino Neto – marido da senadora que assumirá a vaga do ex-governador – como atual presidente e concorrendo a novo mandato

 

Dino contemplará Ana Paula com posse no Senado a partir de fevereiro, mesmo mês em que Brandão quer homenagear a mulher com Iracema Vale na Assembleia

Análise da notícia

A confirmação do nome do senador eleito Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça – anunciado nesta sexta-feira, 9, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – deve ser um ingrediente a mais na disputa já acirrada pela presidência da Assembleia Legislativa.

Dino assume o ministério em janeiro e sua suplente, Ana Paula Lobato, passa a ser senadora a partir de fevereiro, praticamente no mesmo dia em que a Assembleia elege sua nova mesa diretora, que tem à frente o marido dela, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Othelino busca a reeleição com apoio de Flávio Dino e do PCdoB, mas deve enfrentar a deputada mais votada das eleições de outubro, Iracema Vale (PSB), que tem o apoio do governador Carlos Brandão (PSB).

Brandão e Dino devem conversar neste fim de semana.

O governador tem dois argumentos para buscar o consenso em torno de Iracema e convencer Othelino Neto a apoiá-lo:

1 – A posse de Ana Paula Lobato no Senado contemplará fortemente o marido deputado, que poderá, inclusive, atuar diretamente com ela em Brasília;

2 – A posse de Ana Paula Lobato no Senado, assim como a de Iracema Vale na Assembleia, contemplará as mulheres maranhenses, que terão dois momentos históricos de ascensão feminina ao poder.

Nunca a bancada maranhense teve duas senadoras, como será com Ana Paula e Eliziane.

Nunca a Assembleia Legislativa foi presidida por uma mulher, como ocorrerá, caso Iracema Vale se eleja.

Pelo que se ouve nos bastidores da disputa, no entanto, Flávio Dino apoia a reeleição de Othelino e articula o PCdoB a declarar apoio oficial a ele, evitando defecções como a da deputada Ana do Gás.

Nem o feriadão suspendeu as articulações em torno da disputa na Assembleia Legislativa.

Que tendem a produzir novos fatos nas próximas horas…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Juridicamente, o atual presidente da assembleia não pode se reeleger, basta ler a decisão recente do STF. Alternância de poder é um pilar de uma democracia, não se pode aceitar, 10 anos de poder de uma mesma pessoa numa casa respeitadíssimo com a assembleia. Poder pelo poder, se coaduna com ditaduras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *