2

O que está por trás da mudança na formação da Mesa da Assembleia?!?

Resolução aprovada nesta terça-feira, 21, acaba com a posse automática do vice-presidente da Casa em caso de vacância do cargo de presidente; na prática, significa dizer que, caso a atual presidente Iracema Vale deixe o comando do Poder Legislativo, por um motivo ou outro, o atual vice, Rodrigo Lago – ligado ao ministro da Justiça, Flávio Dino – terá obrigatoriamente que concorrer com os demais colegas pelo posto

 

Rodrigo Lago usou a força de Flávio Dino para ser vice-presidente da Assembleia, mas não terá a perspectiva de poder que os dois imaginaram

A Assembleia Legislativa impôs nesta terça-feira, 21, mais um duro golpe no grupo do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB); aprovado por 41 votos, Projeto de Resolução acaba com a posse automática do vice-presidente em caso de vacância do posto de presidente da Casa.

Apenas o atual vice, Rodrigo Lago (PCdoB) – que, obviamente, tinha interesse pessoal no caso – votou contra a Resolução.

Na prática, a aprovação da Resolução tira de Rodrigo Lago a possibilidade de ele vir a ser presidente da Casa, automaticamente, em caso de a atual presidente Iracema Vale (PSB) deixar o posto, por um motivo ou outro. Neste caso, Lago precisará se submeter a uma eleição contra qualquer um dos deputados do plenário.

A regra que beneficiava o aliado de Flávio Dino estava em vigor desde 2004.

Foi exatamente por isso que o ministro da Justiça resolveu bater o pé e não abrir mão de Rodrigo Lago como vice de Iracema Vale, aliada do governador Carlos Brandão (PSB); Dino imaginava que Lago seria o substituto natural de Iracema. Não será.

E a presidente pode mesmo deixar o posto nos próximos anos.

Circulam nos bastidores da Assembleia que Iracema pode, por exemplo, vir a disputar a Prefeitura de Barreirinhas, o que, em caso de vitória, faria do aliado de Flávio Dino, automaticamente, presidente da Assembleia a partir de 1° de janeiro de 2025.

A Resolução acaba com esta perspectiva de Rodrigo Lago.

E empurra mais uma derrota no colo de Flávio Dino…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. e pra QUEM NÃO LEMBRA, está posta em PRÁTICA, as primeiras AÇÕES DA VINGANÇA DE ZÉ REINALDO E a turma do SARNEY, COMO eu POSTEI AQUI NUM COMENTÁRIO há CERCA DE UM ANO.

  2. Importante essa resolução.
    Se fosse aplicada antes teria sido evitada a ascenção de Othelino e dos tantos problemas que ele causou por se sentir super poderoso, de alçado de suplente a titular de mandato, herdou uma presidência de assembléia e imaginou ter uma importância política que nunca teve e queria ainda mais, se perpetuar na presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *