0

Levar inclusão digital para todos os brasileiros é prioridade desse governo, destaca Juscelino Filho

Ministro das Comunicações participou da abertura do Fórum da Internet no Brasil 2023, nesta terça-feira (30), em Uberlândia (MG)

 

Durante a abertura da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou que será lançado em breve um grande programa nacional de conectividade nas escolas para levar internet de qualidade a todas as escolas públicas do país. O evento se iniciou nesta terça-feira (30), em Uberlândia (MG), com o propósito de discutir questões relevantes para a consolidação e a expansão da internet no Brasil.

“O presidente Lula colocou como prioridade no seu governo levar inclusão digital para todos os brasileiros. Temos dialogado de forma permanente com vários ministérios e estruturando projetos importantes para entregarmos resultados para a sociedade. Precisamos levar conectividade às escolas que não possuem nenhuma conexão e aumentar a velocidade da internet naquelas escolas que já possuem conectividade”, disse o ministro.

A conectividade significativa é um dos principais eixos do Plano Nacional de Inclusão Digital que está sendo estruturado pelo Ministério das Comunicações (MCom). Segundo o ministro, as escolas terão uma infraestrutura interna que irá proporcionar acesso à internet e conteúdos pedagógicos.

“Da mesma forma na agricultura. Se chegarmos com a conectividade no campo, vamos ajudar o pequeno produtor que terá o seu trabalho valorizado”, acrescentou o ministro.

FUST

 Juscelino Filho falou sobre a importância dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na inclusão digital do país. “O Fundo foi criado há 23 anos e chegou a arrecadar quase R$ 29 bilhões de reais. Nunca foi investido nem um centavo do Fust no setor de telecomunicações nesse país. Este será o primeiro ano em que nós vamos utilizar os recursos do Fundo para expandir o setor de telecom. Isso é um grande marco”, ressaltou o ministro.

SAÚDE

A Pasta também está dialogando com o Ministério da Saúde para levar internet a todas as unidades de saúde do Brasil. “Todos nós já ouvimos falar da telemedicina, mas ainda não vemos ela chegar no interior do Nordeste e do Amazonas. Queremos ver a telemedicina chegar nessas regiões, porque sabemos o quanto é difícil o médico ir trabalhar nessas regiões”, disse Juscelino Filho.

5G

O ministro da Comunicações destacou ainda que a Pasta está trabalhando na expansão do 5G. O ministro lembra que cerca de 90% dos recursos arrecadados no Leilão do 5G foram garantidos em investimentos em várias áreas. “Dentre elas está a conectividade nas escolas, a expansão da tecnologia 4G em localidades que ainda não possui, levar telefonia móvel para mais de 35 mil KM de rodovias, garantir o avanço do Norte Conectado.

CGI
O Fórum é promovido todos os anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para Juscelino Filho, a participação de todos os setores no Comitê vem contribuindo com a expansão da internet no nosso país. “Com seus dados e estatísticas, o CGI é fundamental para a construção de políticas públicas eficazes e que realmente façam a diferença na vida das pessoas. E é nessa linha que a gente vem trabalhando”, disse.

SOBRE O EVENTO

O Fórum é promovido todos os anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, integra o Grupo de Trabalho do CGI.br sobre o Fórum da Internet no Brasil 2023.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *