0

Ministro Juscelino Filho participa de entrega do Minha Casa, Minha Vida em Timon…

Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, Juscelino afirmou que trabalha com diversos ministérios para garantir conectividade a todos os brasileiros

 

Juscelino entrega casa a contemplada de Timon, ao lado da prefeito Dinair Veloso

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta terça-feira (6), da inauguração do Residencial Leonel Brizola, em Timon (MA), ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador Carlos Brandão e da prefeita Dinair Veloso. Foram entregues 500 moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Também prestigiaram o evento diversos prefeitos, líderes políticos e parlamentares, a exemplo da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e do deputado federal Cleber Verde (MDB-MA).

“É um dia muito especial para todos nós, mas um dia mais marcante ainda para cada uma das 500 famílias que serão beneficiadas e estão realizando o sonho da casa própria. É uma determinação do presidente Lula que eu, o ministro Jader e todos da sua equipe realizemos políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas. Estamos em um novo momento no nosso país, em que estamos resgatando, sob a liderança do presidente Lula, o sorriso no rosto dos brasileiros”, afirmou.

O ministro Jader Filho ressaltou o empenho de Juscelino para que o Residencial Leonel Brizola fosse concluído e entregue aos timonenses. “Desde que eu cheguei ao Ministério das Cidades, o ministro Juscelino Filho tem me pedido para que a gente pudesse realizar esse sonho. Eu disse que viria junto com você entregar essas moradias. E hoje estamos aqui, meu amigo, cumprindo uma promessa”, contou.

Conectividade

Os Ministério das Comunicações e das Cidades trabalham conjuntamente para viabilizar a promoção de infraestrutura passiva de telecomunicações nos projetos do Minha Casa, Minha Vida. “A intenção é garantir de forma ágil o serviço essencial de conectividade para as famílias beneficiadas pelo programa”, disse Juscelino. Ele frisou que a Inclusão Digital foi estabelecida como prioridade do governo Lula. Para tanto, “estamos dialogando com diversos ministérios e estabelecendo parcerias para levar internet e acesso à informação para todos os brasileiros”.

O Ministério das Comunicações também anunciou, em março, a ligação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) do município com a Rede Poti (Redecomep). Dessa forma, milhares de estudantes do Campus de Timon terão acesso à internet por meio de fibra óptica com velocidade de 10 Gbps, proporcionando redução nos custos e aumentando a qualidade da conexão para fins acadêmicos e de pesquisa.

MCMV

O Minha Casa, Minha Vida foi criado pelo governo do presidente Lula em março de 2009 e retomado, com novas regras, em fevereiro de 2023. As principais mudanças tratam do aumento do valor máximo de renda dos beneficiários e da retomada da Faixa 1 como público prioritário do programa. Esse grupo engloba as pessoas que vivem em situação mais vulnerável e que correspondem a 74% do déficit habitacional urbano.

No começo do mês, a Comissão mista da Câmara e do Senado que analisa a medida provisória para retomar o Minha Casa, Minha Vida (MP 1162/23) aprovou o relatório que faz mudanças na versão original enviada pelo governo. O texto estabelece as novas regras para o programa e traz dispositivos para aquisição e instalação de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *