Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Líder comunitário volta a destacar importância de Fábio Câmara na sucessão municipal

Com forte atuação na área Itaqui-Bacanga, Sebastião Santos critica os setores mais quatrocentões da imprensa maranhense que ainda resistem em aceitar o candidato do PDT na disputa em São Luís, mas ressalta que, no fechamento de 2023, é possível crer que “São Luís poderá ter, de fato, o primeiro candidato negro eleito prefeito”

 

Fábio Câmara criou um dos principais símbolos da campanha em São Luís, a rosa vermelha, que compõe a marca do próprio PDT

O líder comunitário e ex-candidato a vereador Sebastião Santos, um dos mais influentes da área Itaqui-Bacanga – fecha o ano de 2023 com uma pergunta em suas redes sociais: “O que você acha? Fábio Câmara pode ser o próximo prefeito de São Luís?”.

A pergunta tem sentido quando se faz o balanço do ano de 2023 e aponta-se para 2024.

Até meados de setembro, o PDT vivia uma indefinição que o colocava totalmente fora da sucessão municipal; até que o senador Weverton Rocha finalmente ouviu a voz rouca da militância e admitiu pela primeira vez, ter Fábio Câmara como candidato a prefeito.

– Mesmo ainda parte da imprensa de São Luís não querer divulgar, e sim esconder da população a informação que Fábio Câmara cada dia mais segue em evidencia, as redes sociais estão aí para mostrar que pela primeira vez a capital maranhense caminha para ter o seu primeiro prefeito negro eleito – pontua Santos.

Há, de fato, uma resistência de setores da imprensa com a candidatura do PDT representada por Fábio Câmara – sabe-se lá se por ele ser negro ou vindo das camadas mais populares; um setor ultraconservador da imprensa, que este blog Marco Aurélio d’Eça classifica de “mídia quatrocentona”, numa referência aos escribas que gravitam na história em torno dos palácios, a escrever apenas o que agrada aos “reis”. (Saiba mais aqui)

Mas independentemente desta “ignorância forçada” à candidatura do ex-vereador, ele, de fato, fecha 2023 podendo comemorar uma vitória, o alcance das metas traçadas ainda no limiar da pré-campanha: estar nas pesquisas de intenção de votos.

Hoje, Weverton já reconhece a candidatura do PDT como consolidada, o que é um passo para o avanço – mesmo que ainda viva uma dúvida ideológica sobre seu futuro e o do próprio partido.

Este blog Marco Aurélio d’Eça – inclusive reconhecido pelo próprio Sebastião Santos por “mostrar a população os fatos reais” – escreve desde sempre que a polarização na disputa em São Luís tende a enxugar o número de candidatos, o que facilitará o surgimento de uma terceira via em São Luís.

E é neste vácuo que surgem as opções desdenhadas pelos quatrocentões…

Sair da versão mobile