Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Justiça impede associação de transformar lixão em “ponto limpo” no Bacanga…

Alegando ser proprietária do imóvel, empresa Portos Empreendimentos LTDA. ganhou “Reintegração de Posse” para suspender a limpeza da área, que seria transformada em um canto de lazer da comunidade, com a autorização do próprio DNIT, por estar em “Faixa de Domínio” da União

 

A área onde antes havia um lixão já tinha sido limpa e estava passando por serviços de terraplanagem, com autorização do DNIT

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) suspendeu os trabalhos de limpeza e reurbanização de uma faixa de domínio na Avenida dos Portugueses, projeto que resultaria em uma área de lazer e convivência social da comunidade da região; a Ação de Reintegração de Posse foi dada em favor da empresa Portos Empreendimentos LTDA., que se diz dona da área.

O “Projeto Itaqui-Bacanga + Limpo” foi divulgado neste blog Marco Aurélio d’Eça no dia 1º de fevereiro, no post: semana passa, no post “Revitalização de ponto de descarte de lixo marca nova etapa do projeto Itaqui-Bcanga+Limpo”.

O projeto visa transformar o lixão infecto em uma espécie de passeio público, com áreas para lazer e convivência das comunidades

A ideia era transformar uma área de Faixa de Domínio, com autorização do DNIT, em área de lazer e convivência social aos moradores; os trabalhados vinham sendo executados normalmente, até serem surpreendidos pela Ação de Reintegração de Posse.

Nesta quinta-feira, 22, a ACIB emitiu Nota de Esclarecimento, informando a suspensão dos serviços.

– A ACIB lamenta a interrupção das obras de revitalização do ponto que trariam grandes benefícios para a comunidade e que por muito tempo foi motivo de reinvindicação dos moradores devido a quantidade de resíduos descartados de forma irregular, impactando drasticamente na qualidade de vida dos moradores – diz o documento.

A Associação deve recorrer para continuar o trabalho do “Projeto Itaqui-Bacanga+Limpo”.

Abaixo, a Nota da ACIB:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A PARALISAÇÃO DAS OBRAS DO PROJETO ITAQUI-BACANGA + LIMPO (ponto III) – FUMACÊ

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), informa a suspensão das obras do projeto “Itaqui-Bacanga + Limpo”, que estavam sendo realizadas às margens da Avenida dos Portugueses (BR-135), no bairro Fumacê, após liminar de reintegração de posse emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (0807243-66.2024.8.10.0001), em favor da Portos Empreendimentos LTDA, que afirma ser proprietária do local.

Desta forma, as obras deverão ser paralisadas por tempo indeterminado sob pena de aplicação de multa diária de R$ 1.000 em caso de descumprimento. Vale ressaltar que a intervenção acontecia em faixa de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e possuía autorização formal do órgão para ser realizada.

As obras fazem parte das iniciativas do projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, realizado pela ACIB em parceria com Vale, Prefeitura de São Luís, DNIT e EMAP, que propõe combater o descarte irregular de resíduos sólidos ao longo da Avenida dos Portugueses.

A ACIB lamenta a interrupção das obras de revitalização do ponto que trariam grandes benefícios para a comunidade e que por muito tempo foi motivo de reinvindicação dos moradores devido a quantidade de resíduos descartados de forma irregular, impactando drasticamente na qualidade de vida dos moradores.

Reiteramos o nosso compromisso junto à comunidade com a continuidade das demais ações programadas no projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, relacionadas à sensibilização e mobilização ambiental e informamos que as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Contamos com a compreensão de todos.

Sair da versão mobile