“Você vai cometer um grande erro”, disse Lula a Brandão…

Presidente ouviu do governador maranhense ponderações sobre a sucessão estadual e as relações com o chamado grupo remanescente do ministro Flávio Dino; e disse que espera tê-lo como senador em sua base a partir das eleições de 2026

 

LULA CONSELHEIRO. ao relatar situação política no Maranhão, Brandão ouviu do presidente opinião sobre sua decisão em 2026

A reunião do governador Carlos Brandão (PSB) com o presidente Lula (PT), na última segunda-feira, 29, foi articulada às pressas pelo ex-presidente José Sarney, a pedido do Palácio dos Leões. Este blog Marco Aurélio d’Eça tratou o assunto com o título “Carlos Brandão dá a resposta…”.

O presidente recebeu um governador amargurado pela intensa repercussão da falta de convite para o casamento do ministro Flávio Dino, realizado dois dias antes, na Grande São Luís; e manifestou-se sobre as eleições de 2026.

Travou-se, então, o seguinte diálogo:

  • “Presidente, eu devo ficar mesmo até o final do meu mandato” – disse o governador!
  • “vai cometer um grande erro!!!”- respondeu Lula, para completar:
  • “Mas eu quero tratar disso só mais na frente.”

Esta foi a conversa básica, revelada pelo próprio governador a interlocutores nos dias seguintes; um ou outro ouvido por este blog Marco Aurélio d’Eça acrescenta um detalhe aqui, outro ali, mas sem negar a estrutura de diálogo acima.

Um detalhe importante falado por todos: Lula deixou claro a Brandão que o queria no Senado a partir de 2027, formando a base de um eventual segundo mandato presidencial.

Brandão não pediu novas obras e não falou das que estão – ou deveriam estar – em andamento.

A imagem de Lula com o mapa na mão foi pensada para justificar a foto dos dois lado a lado.

E a devida repercussão na mídia…

Marco Aurélio D'Eça