A gastrite de Brandão, a gastura de Othelino e a miséria do Maranhão…

Ao desqualificar em discurso todo o governo do ex-padrinho Flávio Dino, governador ouve do deputado estadual que o Maranhão está sendo assaltado; e na guerrinha de narrativas é o povo quem continua na miséria

 

CONSÓRCIO DA MISÉRIA. Flávio Dino virou culpado no discurso de Brandão, que é visto como assaltante pelo dinista Othelino; Maranhão sem solução…

O governador Carlos Brandão (PSB) chutou definitivamente o pau da barraca neste sábado, 30, ao inaugurar uma avenida na região do São Raimundo, em São Luís; ele simplesmente desqualificou todo o período de governo do ex-padrinho político Flávio Dino, ao dizer que recebeu o Maranhão na miséria.

Quando eu assumi o governo, eu vi os indicadores do Maranhão! Gente, aquilo me dava agonia, uma gastura, dava até gastrite. Sempre o Maranhão lá embaixo. É o estado mais pobre, é o estado que tem maior numero de pessoas analfabetas, blablabá… Eu disse  ‘não é possível! Tenho que tirar o Maranhão desses dados ruins'”, afirmou o governador, sob aplausos de aliados.

  • o governador não mentiu! De fato, Flávio Dino não conseguiu cumprir a sua principal promessa de campanha: combater a miséria; (Saiba aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)
  • Brandão só esqueceu de dizer que foi ele o companheiro de chapa do ex-comunista nestes oito anos de mandato neste mesmo Maranhão.

A fala de Brandão, uma espécie de declaração de guerra ao legado de Flávio Dino – e o que se pode chamar de marco zero do rompimento entre eles – gerou uma reação em cadeia entre aliados de Flávio Dino.

Principal opositor do governador, o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) – ele próprio um fiador deste processo de miséria comunista – disse que é Brandão quem está destruindo as políticas públicas do estado.

Ver as políticas públicas destruídas, e o estado assaltado na cara dura todos os dias. Isso, sim, dá agonia, dá uma gastura, dá até gastrite…”, rebateu o ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Outros parlamentares dinistas também reagiram a Brandão; Rodrigo Lago, por exemplo, postou vídeo do discurso de posse de Flávio Dino, que, à época, lembrava dos “fantasmas que arrastam as correntes da escravidão e que não podem voltar”.

  • Flávio Dino assumiu o governo em 2015, com Brandão de vice, jogando a culpa no Grupo Sarney pela miséria histórica do Maranhão;
  • Brandão encerra o segundo ano do seu mandato, com os Sarney do lado, agora culpando Flávio Dino pela miséria histórica do Maranhão.

É assim que faz política no Maranhão, tendo a miséria como arma de debate.

E o povo maranhense cada vez mais miserável…

Marco Aurélio D'Eça