Senadora maranhense atua sistematicamente pela reunião do grupo Brandão/Flávio Dino onde, espera, terá oportunidade de compor a chapa encabeçada pelo vice-governador Felipe Camarão
A senadora Eliziane Gama (PSD) vem reafirmando sistematicamente seu projeto de disputar a reeleição ao Senado nas eleições de 2026; para isso, ela garante ter o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu tenho reafirmado minha candidatura ao Senado com o apoio do presidente Lula. Estive com ele e tenho estado com ele na caminhada no Congresso Nacional”, disse a senadora, em palestra durante encontro com jornalistas, no sábado, 21. (Veja o vídeo acima)
Para viabilizar-se em 2026, Eliziane aposta sobretudo, na unidade do grupo Brnadão/Flávio Dino, com o qual esteve desde 2014.
a senadora vê uma única alternativa para a sucessão: o vice-governador Felipe Camarão (PT) candidato natural ao governo, tendo Brandão e ela como candidatos a senadores; o vice sairia do diálogo entre as correntes da base.
- Aliada histórica de Flávio Dino, Eliziane Gama foi a deputada federal mais votada em 2014 na chapa encabeçada pelo agora ministro do STF;
- em 2018, elegeu-se senadora como a única mulher na chapa que tinha, de novo, Dino candidato à reeleição e Brandão candidato a vice.
- em 2022, ela não disputou eleições, mas apoiou efetivamente a chapa do governador Brandão, que tinha Felipe Camarão como Vice;
- na mesma eleição foi uma das mais entusiasmadas defensoras da candidatura do presidente Lula entre os eleitores evangélicos.
Por esse histórico, a senadora entende que – caso a definição de vagas passe por decisões de cúpula – ela receba o apoio tanto de Lula quanto de Flávio Dino e Brandão para compor a chapa da sucessão.
Essa definição só deve ocorrer em junho de 2026, durante as convenções…