João Carlos Silva, do Diário do Poder, lembra os 40 anos da redemocratização brasileira – a serem completados em 15 de março – fala de sua importância histórica e ainda tem espaço para falar do Chicobol, lendário espaço de lazer e cultura capitaneado por Chiquinho Escórcio

NO EIXO DA DEMOCRACIA. Sarney travou uma solitária batalha para conciliar os interesses dos militares e a necessidade premente de eleições diretas no Brasil
O articulista João Carlos Silva, do portal Diário do Poder, lembrou em artigo publicado na última quinta-feira, 27, a importância do ex-presidente José Sarney (MDB) para a história política e para o momento atual do Brasil; para o jornalista, o Brasil nunca precisou tanto de Sarney e de sua sabedoria.
“Na política, vale sua direção. É através dela que o Brasil vai entender seu futuro. Nesses 40 anos de redemocratização, José Sarney lá está aos 94 iluminados”, destacou João Carlos. (Leia a íntegra aqui)
- Sarney foi o primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura militar;
- ele conduziu a história para garantir a primeira eleição direta, em 1989.
No último sábado, 21, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou artigo do próprio Sarney, em que ele faz um alerta sobre o momento político vivido na atualidade.
“Escrevo sobre a divisão que vemos hoje no Brasil: a casa está dividida, justamente pelo ódio que perpassa pela política brasileira. E uma casa dividida não prospera. Disso já sabemos nós, cristãos”, destacou o ex-presidente. O jornalista do Diário do Poder completa: “Era um tempo de outro Brasil. Nada como ler e conhecer história”.
No artigo, o jornalista lembra do Chicobol, espaço de cultura, lazer e esporte capitaneado pelo ex-senador Chiquinho Escórcio (MDB) um dos mais antigos e leais aliados do ex-presidente. O Chicobol é frequentado pelas principais figuras do poder em Brasília.
“O mundo político brasileiro lá se reúne para ouvir ” causos ” de Francisco Escorcio , o Chiquinho. O lugar está no Google. Virou referência nacional. Francisco Escorcio foi tudo na vida pública. Muito querido por todos. Ele conhece José Sarney como ninguém. No Chicobol toda enciclopédia se completa pela trajetória da vida democrática brasileira. Sarney está incluso em todas suas páginas. Nesses momentos de polarização, suas palavras enriquecem conciliações. Precisamos disso. Seus 94 anos muito nos importa”, ressaltou.
No momento de reafirmação da democracia e na luta contra o ressurgimento de golpistas, as homenagens pelos 40 anos de redemocratização tornam Sarney essencial neste momento político. “A política brasileira nunca precisou tanto como agora. E José Sarney com seus 9.4 está aí para ajudar o navio não entrar em águas turbulentas”.
O aniversário da redemocratização deve ser comemorado no Congresso Nacional em 15 de março…