Felipe Camarão e Orleans Brandão alcançam, juntos, 28% das intenções de votos na pesquisa Quaest/TV Mirante, apenas cinco pontos atrás do prefeito de São Luís

A FORÇA DO GOVERNO. Orleans, com 9%, e Felipe, com 19%, somam 28% de intenções de votos, o que dá empate técnico com Braide
Análise da Notícia
A pesquisa Quaest/TV Mirante, divulgada nesta quinta-feira, 10, com exclusividade, neste blog Marco Aurélio d’Eça, trouxe duas novidades significativas ao cenário da sucessão estadual de 2026.
A primeira delas é a segunda posição do vice-governador Felipe Camarão (PT), que ultrapassou o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) e chegou a 19%; a outra é a condição de empate técnico que os dois candidatos do governo – Felipe e Orleans Brandão (MDB) – atingiram em relação ao prefeito Eduardo Braide (PSD).
- Felipe Camarão somou 19% das intenções de votos, tirando o segundo lugar de Lahesio Bonfim;
- Orleans, por sua vez, registra 9%; os dois governistas juntos somam 28% das intenções de votos;
- a diferença é de apenas cinco pontos a menos que os 33% de Eduardo Braide no primeiro cenário.
Aplicando a margem de erro de 3 pontos percentuais, significa dizer que a soma de Felipe e Orleans pode ser de apenas 25%, mas pode ir a 31%; Braide, por sua vez, pode ter 36%, mas também pode ter apenas 30%, o que caracteriza o empate técnico na análise dos números.
Detalhe: nem Camarão, nem Orleans foram ainda apresentados como candidatos, o que reforça a importância da pesquisa.
Por este aspecto, faltando menos de um ano e meio para as eleições, o governo mostra força para alcançar Braide antes mesmo do início da campanha oficial.
Esta situação ressalta a força da máquina do governo no processo eleitoral…