Gesto de Lahésio a Braide reforça oposição e encurrala governo Brandão…

Ao admitir abrir mão do projeto pessoal em favor da unidade, ex-prefeito abre um gigantesco canal de negociação que diz respeito também a outras lideranças da centro-direita maranhense

 

GESTO DE UNIDADE. A fala de Lahésio pode levar à união de candidatos a governador e a senador, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores

Análise da Notícia

Apesar do ensaio de pacificação experimentado nas últimas quatro semanas entre o govenador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT), o momento político não é bom para o projeto eleitoral do governo.

Além de aparecer com mais de 1/3 das intenções de votos para governador, o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) viu seu colega de campo político Dr. Lahésio Bonfim (Novo) admitir abrir mão do projeto pessoal de disputar o governo em nome da unidade da direita maranhense.

E o gesto do ex-candidato a governador não é pouca coisa:

  • Lahésio é o segundo colocado na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 23, na mídia digital;
  • seu cacife em favor de Braide soma também como uma das opções de candidato ao senador. 

“Se porventura tiver um projeto que o povo acate, abrace e que não seja vindo da esquerda, eu estou pronto para abraçar também. Em prol de ver algo diferente nesse Estado. Porque o Estado é muito maior do que eu. É muito maior do que a minha essência. É muito maior do que o meu ego. É muito maior. Eu estou pronto para dar aquilo que eu sonhei. Eu tenho que colocar o meu ego de lado, o meu projeto de lado e vou abraçar, se assim o Maranhão quiser, um projeto que não tenha a esquerda mais à frente desse Estado ”,declarou Lahésio, em vídeo que ganhou a blogosfera na terça-feira, 22, mesmo dia em que Braide surgia com 39% em pesquisa no município de Santa Luzia.

BRANDÃO E CAMARÃO NA METROPOLITANA. Todos falam, menos o vice-governador

A direita-oposicionista está mais focada ainda que o governo em seus ideais na sucessão.

  • além de Eduardo Braide e Lahésio, ela tem o ex-senador Roberto Rocha, com mais de 1,5 milhão de votos nas últimas eleições de 2022;
  • também reúne nomes como os deputados federais Aluisio Mendes (PRB), Josivaldo JP (PSD), Allan Garcês (PP) e Mariana Carvalho (PRB);
  • somam-se a eles também deputados estaduais Fernando Braide (Solidariedade), Wellington do Curso (Novo) e Dr. Yglésio Moyses (PRTB);
  • além dos vereadores da capital Flávia Berthier (PL) e Marquinhos Silva (União Brasil), junto com diversos prefeitos e ex-prefeitos no interior.

Basta uma força política estimulada por um gesto de grandeza de um dos seus líderes para alavancar qualquer candidatura.

Principalmente com o governador protagonizando cenas como a desta quarta-feira, 23, na inauguração do primeiro trecho da Avenida Metropolitana, quando deixou todos falarem, menos Felipe Camarão. 

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça