União Brasil e Progresisstas oficializam federação nesta terça-feira, 29

Aliança entre os dois partidos fortalece projeto dos deputados federais Pedro Lucas e André Fufuca para 2026 no Maranhão

 

JUNTOS DE VERDE E AMARELO. Pedro Lucas e André Fufuca passarão a ter projetos comuns no Maranhão a partir da federação entre União Brasil e PP

As lideranças dos partidos União Brasil e Progressistas oficializam nesta terça-feira, 29, em evento na Câmara dos Deputados, a federação partidária com a qual vão disputar as eleições de 2026 em todo o país.

Chamada de “União Progressista”, a aliança pretende ter participação nas eleições majoritárias em todos os estados, seja com candidatos a governador, vice ou senador.

  • são 1,3 mil prefeitos;
  • 12 mil vereadores;
  • 109 deputados federais;
  • 14 senadores

“A gente tem que discutir 2026 em 2026. A gente precisa se fortalecer nos estados para quando chegar em 2026 pleitear coisas maiores, uma (candidatura) majoritária ou uma vice; ou uma composição, fazer uma grande bancada de senadores e de deputados”, disse Pedro Lucas, semana passada, ao falar da federação com o PP. (Relembre aqui)

No Maranhão, a Federação União Progressista fortalece o projeto dos deputados federais Pedro Lucas Fernandes (UB) e André Fufuca (PP).

Tanto Fufuca quanto Fernandes aparecem nas listas de pré-candidatos a senador e pontuam bem nas pesquisas de intenção de votos; Lucas é citado também como opção de candidato ao Governo. (Relembre aqui e aqui)

Juntos, União Brasil e PP passarão a somar no Maranhão dezenas de prefeitos, quatro deputados federais, quatro estaduais e centenas de vereadores.

Na semana passada, André Fufuca participou de eventos ao lado do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); essa participação pode indicar abertura de conversas da Federação União Progressista com outros campos políticos para as eleições de 2026.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça