Aliança com Braide já vem sendo pensada por dinistas….

Defendida publicamente pelo ex-prefeito de Timon Luciano Leitoa – e bem antes dele por Simplício Araújo – ideia é vista como saída para eventual rompimento com Carlos Brandão

 

CAMINHO ABERTO. Dinistas de todos os matizes com Braide e o irmão, Fernando, em foto do final do ano passado

Com forte repercussão nas redes sociais e na mídia digital, a proposta do ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PDT), de unificar os grupos do vice-governador Felipe Camarão (PT) e do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) nas eleições de 2026 enfrenta dificuldades políticas, ideológicas e eleitorais.

A proposta nem é nova – já foi defendida em abril pelo ex-secretário Simplício Araújo – e só ganhou as redes pelo inusitado de ser defendida por um aliado do  senador Weverton Rocha (PDT), que vem em conversas tanto com o grupo mais ligado ao ex-ministro Flávio Dino quanto com o governador Carlos Brandão (PSB).

“É claro que as coisas nem sempre acontecem como imaginamos, e a política é muito mais dinâmica do que parece. Quando Lula foi candidato à Presidência, poucos imaginavam que ele se uniria a Geraldo Alckmin. Quem diria que, em 2022, Bolsonaro estaria na Presidência? E quem acreditaria que o próprio Lula, após ter sido preso injustamente, sairia da cadeia e voltaria ao cargo de presidente? Enfim, a política é cheia de reviravoltas. E se, pensando no bem do Maranhão, houvesse uma união entre Eduardo Braide e Felipe Camarão? Qual seria sua opinião sobre isso?”, pregou Luciano Leitoa.

  • Braide chegou a flertar com os dinistas no final do ano passado;
  • hoje, seu principal aliado neste grupo é o deputado Othelino Neto;
  • mas a possibilidade de aliança em torno dele ganha força no dinismo.

O flerte entre Braide e os dinistas foi registrado neste blog Marco Aurélio d’Eça no posts “Os dinistas pró-Braide…”, “Eduardo Braide mostra interesse em bloco de oposição na  Assembleia…” e “Eduardo Braide depende da divisão do governo em 2026…”.

Uma das mais leais aliadas de Flávio Dino, a senadora Eliziane Gama está hoje no partido de Braide, o PSD, cujo presidente nacional, Gilberto Kassab, já defendeu chapa com os dois juntos, como mostrado neste blog Marco Aurélio d’Eça no post “Kassab quer Eliziane candidata ao Senado na chapa de Braide…”.

“Sou do PSD e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, me assegurou a oportunidade de buscar a reeleição. O Braide nunca se posicionou oficialmente se disputará a eleição de 2026, mas ele tem o respeito e respaldo do partido e está fazendo um excelente trabalho em São Luís, com excelente aprovação da população”, declarou Eliziane, semana passada, segundo o blog do jornalista Jorge Aragão, deixando claro que prega a unidade do grupo liderado pelo governador  Carlos Brandão. (Veja aqui)

FUSÃO DE GRUFOS. Unidade entre Braide e Camarão foi proposta pelo pedetista Luciano Leitoa

Mas foi o próprio Brandão quem chutou o pau da barraca, na mesma semana da entrevista de Eliziane, como foi mostrado neste blog Marco Aurélio d’Eça nos posts “Alguma dúvida sobre o destino do recado de Brandão?!?” e “Um Brandão precisa ensinar o outro Brandão…”.

O fato é que tanto os dinistas do grupo mais próximo a Flávio Dino – como o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e os estaduais Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB) – se mantêm calado diante dos últimos posicionamentos de Brandão.

E o próprio Braide também se mantém calado em relação a 2026…

Marco Aurélio D'Eça