Bombardeada por ações dos chamados dinistas, presidente da Assembleia Legislativa vira alvo preferencial apenas pelo fato de que pode, de uma forma ou de outra, tornar-se a primeira na linha de sucessão para 2026

IRACEMA VALE EM ENTREVISTA À MIRANTE NEWS; Desabafos, posições firmes e encaminhamentos para 2026 – e para além…
Editorial
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), falou nesta sexta-feira, 6, em entrevista à rádio Mirante News, sobre a ação que tramita no Supremo Tribunal Federal contra sua eleição na Casa; e revelou publicamente, pela primeira vez, sua posição sobre as eleições de 2026.
“Este é um momento de avaliar perfis e possibilidades. Caminho com o governador Brandão e seguirei sua orientação política. Minha preferência é Orleans Brandão”, afirmou a parlamentar, citando o secretário de Assuntos Municipais.
- a posição da presidente da Assembleia Legislativa tem razão de ser;
- ela passou a ser alvo preferencial dos dinistas desde que assumiu a Casa;
- e o motivo é um só: Iracema pode se transformar em nome para a transição.
De fato, é implacável o bombardeio dos dinistas sobre a presidência da Assembleia Legislativa.
Qualquer tipo de manifestação da Casa vira peça de ação judicial; e, curiosamente, a maioria segue diretamente para o Supremo Tribunal Federal, a mais alta instância da Justiça Brasileira.
- foi assim nas duas vezes em que o Parlamento tentou escolher novos conselheiros para o TCE-MA;
- foi assim também com a eleição da mesa diretora, decidida pelo critério da idade, após empate por 21X21;
- e foi assim até mesmo com a nomeação de diretores da Casa, proibidos de exercer o cargo e com recurso engavetado.
Por mais que se tente evitar comentários, até parece que o STF está aparelhado contra o Maranhão; tudo o que pode ser feito no restante do país, não pode ser feito aqui.
“Estou presidente da Casa de forma legítima. O regimento é claro e está em vigor há mais de 30 anos. O incômodo agora é porque uma mulher chegou ao poder – e uma mulher do interior, sem sobrenome político. Isso não tira a minha paz porque estou do lado certo. Confio no STF, que é o guardião da Constituição. Não acredito em manobras que rasguem o que está escrito”, desabafou parlamentar.
Não há nenhuma dúvida na política do Maranhão de que Iracema é alvo político-judicial pelo simples fato de ser aliada do governador Carlos Brandão (PSB); mais do que aliada, é também importante peça no tabuleiro da sucessão, com possibilidades reais de estar em lugares almejados por muitos.
A guerra entre dinistas e brandonistas provocou fissuras tamanhas que tornam quase impossível a manutenção do projeto de 2022, com o vice-governador Felipe Camarão (PT) no exercício do mandato e candidato à reeleição, tendo Brandão candidato a senador na chapa.
Uma das novas fórmulas eleitorais pensadas nas últimas semanas é a renúncia dupla, de Brandão e Camarão, abrindo a vacância no governo: Neste caso, quem estaria apta a assumir o posto?!?
- ela, Iracema Vale, presidente da Assembleia, que passaria a disputar a reeleição;
- e ainda se transformaria na potencial senadora do Maranhão a partir de 2031.
Entende agora por que, para os adversários, ela precisa ser abatida antes?!?
É simples assim…