Candidatos da direita maranhense mantêm as primeiras posições em todas as pesquisas de intenção de votos, apontando os riscos para o governo nas eleições de 2026

SE CORRER O BICHO PEGA… Seja com Lahésio ou com Braide, a direita maranhense mantém o favoritismo para 2026
Análise da notícia
Nas últimas semanas, diante do recrudescimento da crise na base do governo Carlos Brandão (PSB) – com forte disputa entre os aliados do governador e os chamados dinistas – a opinião comum entre eles foi a de que, “quando os Leões do Palácio se moverem, não tem pra ninguém”.
Mas essa convicção é um paradigma, que caminha para ser quebrado em 2026, como mostram os números da nova pesquisa Vox Brasil, divulgados nesta segunda-feira, 9, pelo blog de Jorge Aragão.
- os dois candidatos da direita maranhense lideram com folga a disputa pelo Governo do Estado;
- o prefeito Eduardo Braide tem 29,29% das intenções de vota; Dr. Lahésio aparecem com 22,09%;
- os dois candidatos governistas – Felipe Camarão (13,04%) e Orleans Brandão (6,98%) somam 20,02%.

NÚMEROS CONSISTENTES. Os índices da pesquisa Vox Brasil mostram regularidade nas intenções de votos de Braide e Lahésio
É evidente que a divisão na base governista inibe o eleitorado neste campo0 político; somado à força da direita resultante da polarização nacional entre lulista e bolsonaristas, o caldo que se forma ´uma ampla vantagem de Braide e de Lahésio em todos os levantamentos.
Com dois pré-candidatos em sua base e nenhum oficialmente definido, o governador Carlos Brandão vai vendo o tempo passar como que esperando uma solução para a crise que possa contemplar a todos, brandonistas e dinistas.
Além disso, a base do governo aposta ainda que Eduardo Braide não entrará na disputa de fato.
Mas, s ele não entrar, Lahésio se mantém em alta, sendo o homem a ser vencido.
É simples assim…