Realizado pela Prefeitura Municipal, evento que está em sua sexta edição trabalha como foco principal o desenvolvimento urbano
Com o objetivo de debater soluções e propor diretrizes para o futuro urbano de Bacabal, a 6ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada na manhã de terça-feira, 17 de junho, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais, gestores públicos e autoridades estaduais, e teve como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
A proposta central da conferência foi ampliar o diálogo entre a população e o poder público na formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento do município.
“Essa conferência vem realmente discutir as ações que visam melhorar a infraestrutura do município para atender melhor a nossa população. A nossa gestão, inclusive, tem sido marcada pelo diálogo aberto e franco com a nossa população, sempre buscando encontrar as soluções para os obstáculos que encontramos. E é dessa forma que nós vamos continuar construindo a nossa gestão: dialogando, buscando ouvir as sugestões das entidades, da nossa sociedade civil organizada, e assim trabalhar para todos os segmentos”, declarou o prefeito Roberto Costa (MDB).
- são oito horas de conferências com representantes das secretarias de cidades;
- o debates terão participação da sociedade civil e dos movimentos sociais.
Foram trabalhados de forma coletiva os seguintes eixos temáticos: as políticas de habitação e regularização fundiária da PNDU; sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; a política de saneamento básico da PNDU; controle social e gestão democrática das cidades; e gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas e financiamento da PNDU, com destaque para os mecanismos fiscais e extrafiscais de âmbito local.
Durante a cerimônia de abertura, os participantes foram recepcionados com apresentações culturais, incluindo a peça teatral “Fogaréu”, encenada por crianças da Unidade de Ensino Fundamental Marinésio Leite, e a declamação poética “Maribondos e Borboletas”, do letrólogo bacabalense Francisco Luciano.
Da Assessoria, com edição do blog