0

PT fecha as portas para Braide…

Ao decidir lançar Felipe Camarão ao governo e, caso não chegue ao segundo turno, apoiar o emedebista Orleans Brandão, partido do presidente Lula diz não aos interesses dinistas

 

FELIPE CAMARÃO SERÁ O CANDIDATO DO PT, que fecha as portas para Braide, mesmo em um eventual segundo turno sem o vice-governador

Em primeira mão

O comunicado do PT nacional que oficializou a candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao Governo do Estado também fechou as portas para o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

  • o PT decidiu que atuará por Camarão, inclusive, com a presença do presidente Lula em toda a campanha;
  • mas, caso não alcance o segundo turno, o partido de Lula irá apoiar o candidato do MDB, Orleans Brandão.

A decisão do PT tem razão de ser.

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que, dias atrás, Braide foi sondado pela cúpula petista, que perguntou se ele pediria votos a Lula, em caso de apoio do partido.

“Não!!!”, foi a resposta convicta, sob a justificativa de que ele pretende “estadualizar a campanha, sem menções à disputa nacional”.

Mas, mesmo confirmando Camarão, o PT nacional terá desafios com os remanescentes do governo Flávio Dino entusiasmados na perspectiva de aliança com Braide, inclusive petistas.

  • há, inclusive, uma corrente que ainda defende uma chapa com dois senadores do PT: Felipe Camarão e Rubens Jr.
  • Rubens, a propósito, praticamente já vive a campanha de Braide, ainda que siga a orientação pelo vice-governador.

Como contraponto aos ao braidepetistas, a militância do partido que lutou pela candidatura de camarão pretende fazer atos sistemáticos em defesa da candidatura, dele e da senadora Eliziane Gama; e querem contar nesta articulação com os brandopetistas, que já têm a garantia de apoio a Orleans Brnadão em um eventual segundo turno.

E será assim até julho, época das convenções partidárias…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *