Análise do debate: Orleans não é o bebezão que pensavam…

Principal alvo dos adversários no primeiro programa da campanha eleitoral, candidato do MDB mostrou segurança para enfrentar os questionamentos e preparo para apresentar o que pretende

 

SEM BRAIDE, DEBATE VIROU ATAQUE A ORLEANS, que mostrou segurança e preparo pra a campanha

O primeiro debate desta campanha eleitoral, neste domingo, 9, na Band, serviu como primeiro teste de avaliação dos candidatos a governador.

A ausência do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) impede qualquer juízo sobre sua capacidade de gerenciar o enfrentamento; mas tanto ele, quanto o ex-senador Roberto Rocha (PRTB) e o veterano de eleições Saulo Arcangelli (PSTU) já têm experiência em campanhas.

André Luís, do Missão, atua apenas como propagador da campanha do seu candidato a presidente, Renan Santos; e fala diretamente para a extrema direita.

Os dois novatos da campanha, Felipe  Camarão (PT) e Orleans Brandão (MDB), são os únicos ainda não testados.

  • Camarão mostrou-se preparado, mas vai ter que enfrentar a imagem de braidista, colada nele pelos próprios aliados dinistas, envolvidos diretamente na campanha do ex-prefeito;
  • Orleans, por sua vez, mostrou-se seguro nas respostas e preparado paras os questionamentos, até por ser o principal alvo dos adversários; ele não é o “bebezão” que imaginavam. 

É preciso analisar também o impacto deste debate no eleitor comum e não apenas na bolha mais voltada diretamente para as eleições – políticos, assessores de campanhas e jornalistas especializados. 

Só uma aferição direta do eleitor dará base para cada candidatura entender o que precisa no decorrer da campanha.

Para focar no que foi positivo e corrigir os rumo.

Por que o jogo está so começando…

Marco Aurélio D'Eça