0

Exclusivo!!! Lula garante apoio à reeleição de Weverton…

Presidente reafirmou que pedirá aos eleitores maranhenses votos no senador, mesmo com o pedetista estando no palanque de Orleans Brandão, vetado pelos remanescentes do governo Flávio Dino

 

LULA REFORÇOU O COMPROMISSO DE APOIAR WEVERTON ROCHA AO SENADO, mesmo diante da tentativa de veto dos dinistas

Exclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira, 26, que vai pedir votos para a reeleição do senador Weverton Rocha (PDT), embora o pedetista esteja no palanque do candidato do MDB ao governo, Orleans Brandão.

  • Lula recebeu Weverton em reunião a portas fechadas, em Brasília;
  • do encontro participou o líder do governo no Congresso, Jaques Wagner.

A este blog Marco Aurélio d’Eça, o senador optou por não dar declaração, pelo fato de ter sido “uma reunião fechada”; mas interlocutores do próprio Jaques Wagner confirmaram a garantia dada pelo presidente a Weverton.

Na prática, significa que Lula deverá ter palanque duplo no Maranhão, mesmo com veto dos dinistas e da ala petista que apoia o vice-governador Felipe Camarão (PT).

“Se ele vai pedir votos para um senador do PDT e o senador do PDT está no palanque de Orleans Brandão (MDB), no palanque de Orleans também estará o Lula”, resumiu um dos auxiliares do líder do governo ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça.

Além de Weverton, Lula tem como candidata no Maranhão a também senadora Eliziane Gama (PT).

Gama estará no palanque de Felipe Camarão…

FAMEM lidera comitiva de prefeitos em debate com a bancada federal

Reunião no plenário 10 da Câmara dos Deputados, integrou a programação da Marcha a Brasília e debateu os impactos financeiros enfrentados pelos municípios

 

AO LADO DE SENADORES E DEPTUADOS, PREFEITO ROBERTO COSTA liderou a reunião da CNM e da Famem em Brasília

O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa (MDB), reuniu prefeitos maranhenses, parlamentares e representantes institucionais durante encontro com a bancada federal do Maranhão.

  • foram discutidos os impactos do Piso do Magistério, precatórios e as compensações financeiras pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda;
  • os desafios enfrentados pelos municípios na implantação dos aterros sanitários e da política de resíduos sólidos foram outros pontos abordados na reunião.

“Os municípios não são contra os pisos das categorias, mas é preciso definir de onde sairão os recursos para custear esses impactos; o que está acontecendo é que projetos estão sendo aprovados e a conta está ficando apenas para os municípios”, afirmou Roberto Costa.

PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO ESTIVERAM PRESENTES na reunião, que ocorreu no Congresso Nacional

A senadora Eliziane Gama (PT) destacou a necessidade de atenção especial aos pequenos municípios diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelas gestões.

“Os pequenos municípios precisam de um tratamento diferenciado para conseguir enfrentar suas dificuldades financeiras”, afirmou a senadora.

O encontro consolidou a união do municipalismo maranhense em torno de pautas consideradas essenciais para o equilíbrio fiscal das prefeituras e para a manutenção dos serviços públicos nos municípios.

Vários deputados, prefeitos e vereadores maranhenses participaram da reunião…

Eri Castro reúne 21 prefeitos em evento pró-Lula em Brasília…

Candidato a deputado federal pelo PT terá espaço exclusivo para lulistas, visitado também pelo marqueteiro do presidente, Otávio Antunes, que chegou acompanhado do ex-secretário Márcio Jardim

 

A EMPRESÁRIA CLÁUDIA MATARAZZO SUPLICY E SUA FILHA, CLÁUDIA, ladeiam Eri Castro durante o evento com prefeitos

O jornalista, publicitário Eri Castro – candidato a deputado federal pelo PT – recebeu nesta quarta-feira, 20, nada menos que 21 prefeitos maranhenses em um evento pró-Lula na capital federal; Castro montou uma espécie de comitê lulista, para receber em Brasília os aliados do presidente no Maranhão.

  • o evento desta quarta-feira, teve a presença também de ninguém menos que Otávio Antunes, o marqueteiro do presidente;
  • Antunes foi ao encontro de Eri Castro a convite do também maranhense Márcio Jardim, ex-secretário de Esportes do MA;
  • também compareceu a empresária Vanessa Matarazo Suplicy, irmã do ex-senador Eduardo Suplicy, e sua filha Cláudia.

MILTINHO ARAGÃO E A ESPOSA, JOSY, POSAM COM ERI CASTRO ao lado do publicitário Otávio Antunes

“Foi uma honra poder receber Otavio Antunes e os nosso prefeitos maranhenses. Seguimos juntos construindo um Maranhão mais forte, com presença, diálogo e compromisso com o povo”, disse o pré-candidato. 

Antunes se aproximou de Lula durante período de usa prisão, em 2018, e hoje atua nos bastidores dos trabalhos digitais; além disso campanhas de diversos candidatos petistas

O espaço disponibilizado por Eri Castro em Brasília estará à disposição dos aliados maranhenses de Lula durante toda a campanha…

Começa a derrocada de Flávio Bolsonaro nas pesquisas…

Instituto Atlas/Bloomberg mostrou queda de cinco pontos nas intenções de votos do senador após revelação do áudio em que ele pede dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro

 

TENDÊNCIA DE PERDA DE VOTOS COM ÁUDIO EM QUE PEDE DINHEIRO foi confirmada para Flávio Bolsonaro na primeira pesquisa após escândalo

O desgaste da campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) começou a aparecer nas pesquisas, uma semana depois da publicação do áudio em que ele pede dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro investigado por corrupção e fraudes bancárias.

  • pesquisas Atlas/Bloo0mberg, divuglada nesta terça-feria, 19, mostra queda de 5 pontos nas intneç~eos de votos do Bolsonaro 01 em comparação com o último levantamento;
  • em ccenários de segundo turno o prejuízo foi ainda maior: antes empatado tecnicamente com Lula, o senador viu agora o presidente se afastar mais de 7 pontos percentuais.

A pesquisa Atlas/Bloomberg começou a ouvir eleitores no mesmo dia da divulgação dos áudios, e continuou nos dias seguintes à repercussão.

E a situação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) tende a piorar, com a revelação de que ele se encontrou com Vorcaro logo após o banqueiro ser libertado da prisão.

  • Flávio Bolsonaro era conhecido no Brasil apenas como o filho 01 de Jair Bolsonaro;
  • para os especialistas, bastaria que o eleitor fosse tomando conhecimento de quem ele é;
  • à medida que este conhecimento se tornasse maior, suas intenções de votos esvaziariam-se.

Mas esta expectativa era para o início da campanha.

O esvaziamento começou ainda mais cedo…

Allan Garcês critica “direita que ataca direita”…

Deputado federal sai em defesa de Flávio Bolsonaro, cita diretamente o candidato a governador Lahésio Bonfim e aponta “canibalismo”  do campo conservador

 

GARCÊS ANALISA VÍDEO DE FLÁVIO BOLSONARO, CRITICA LAHÉSIO BONFIM e alerta a direita sobre o risco de canibalismo

O deputado federal Allan Garcês (PP) tem publicado em suas redes sociais uma série de vídeos em que critica os atores da direita – no Maranhão e no Brasil – que estão desqualificando o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após revelação de que este pediu dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro para bancar o filme que conta a vida do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Allan chama de “burra” a direita que está agindo precipitadamente.  

“A direita burra que se auto-ataca precipitadamente, pode estar prejudicando nossa maior chance, que é Flávio Bolsonaro, de tirar o PT do governo”, afirmou Garcês.

“Vamos separar os direitistas dos falsos direitistas. Vamos entender: um filho, procura um banco privado para patrocinar a história do pai. Ele não  tem Lei Rouanet, não houve favorecimento espúrio. A esquerda se aproveita da situação, Lula bate palma e a falsa direita, antes de aguardar qualquer tipo de prova, já foi crucificando”, lamentou Allan, em um dos vídeos.

  • Allan Garcês se declara próximo da família Bolsonaro e pede prudência sobre o assunto;
  • O parlamentar questiona o fato de a denúncia sair às vésperas da delação de Vorcaro.

No final, do vídeo, citando diretamente o candidato a governador Lahésio Bonfim (Novo), Allan Garcês diz que, aqui mesmo, no Maranhão, alguns membros desta falsa direita já se anteciparam às provas e foram às redes sociais para condenar Flávio Bolsonaro.

“Quem fala de mais e quer lacrar é que deve botar a mão na consciência e ver o crime que cometeu contra toda a direita no Brasil”, finalizou.

Hildo Rocha explica performance de Roseana na disputa pelo Senado…

Em discurso na tribuna da Câmara e vídeo com imagens da gestão roseanista, deputado federal mostra a força da ex-governadora e o prestígio entre os eleitores maranhenses

 

HILDO ROCHA APONTA SOLIDEZ NOS NÚEMROS DE ROSEANA AO SENADO, graças ao trabalho dela como governador do Maranhão

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) apresentou em discurso na tribuna da Câmara Federal a explicação para o fenômeno em torno da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que lidera todas as pesquisas para o Senado Federal no Maranhão.

Para Hildo Rocha, o reconhecimento do eleitor ao trabalho da ex-governadora – que teve quatro mandatos – reforça seus núemro9s na di9sptua senatorial.

“Todas as pesquisas de intenção de votos para o senado Federal indicam em primeiro lugar a minha querida amiga deputada federal Roseana Sarney. E tem um motivo, muito justo para isso: de todos os pré-candidatos ao senado, nenhum tem a folha de serviços prestados que tem Roseana em todos os 217 municípios maranhenses”, afirmou Hildo Rocha. 

  • além de liderar todas as pesquisas, Roseana tem o apoio integral do MDB para entrar na disputa;
  • o apoio da bancada de senadores e deputados federais de todo o país também fortalece seu nome.

Este blog Marco Aurélio d’Eça foi o primeiro a levantar a hipótese de Roseana Sarney, ainda em novembro de 2024, com a postagem “Um cavalo Selado para Roseana…”; este texto chegou a ser questionado por outros veículos de mídia, mas foi ganhando força pesquisa após pesquisa no decorrer de 2025, sustentadas também por outras postagens sobre ela. (Relembre aqui, aqui e aqui)

Esta semana, este blog Marco Aurélio d’Eça trouxe nova postagem exclusiva, revelando o interesse do presidente Lula (PT) em um encontro com o ex-presidente Sarney, o que deve ocorrer antes das convenções de julho e agosto.

Sarney tem demonstrado aos mais próximos que quer Roseana Sarney na disputa pelo Senado.

E se tiver o apoio de Lula, a força da ex-governadora poderá se multiplicar…

Exclusivo!!! Lula ainda vai receber Sarney…

Atual pretende conversar com o ex-presidente sobre as articulações para formação das chapas que vão disputar as eleições no Maranhão em outubro

 

LULA QUER FECHAR QUESTÃO COM SARNEY ANTES DAS CONVENÇÕES. O ex-presidente quer Roseana candidata ao Senado

Exclusivo

O presidente Lula (PT) pretende receber o ex-presidente José Sarney, em Brasília, antes das convenções eleitorais de julho e agosto; o atual presidente quer ouvir o ex sobre os caminhos eleitorais nacionais e maranhenses.

  • o presidente pretendia conversar com Sarney no dia do aniversário do ex-presidente, em 24 de abril;
  • a reunião não foi possível por que Sarney encontrava-se em São Luís, onde fica a maior parte do tempo.

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que o ex-presidente ainda não desistiu de ter a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) como candidata a senadora; o argumento que ele entende convincente é o fato de que Roseana lidera todas as pesquisas de intenção de votos no estado. (Releia aqui, aqui, aqui e aqui) 

  • Roseana ocuparia a chapa encabeçada pelo ex-secretário Orleans Brandão (MDB);
  • talvez até por isso, o grupo Brandão ainda não tenha definido os nomes da chapa.

Ainda segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, Sarney aguardava a liberação do jato da família Fecury para se deslocar até Brasília, uma vez que os aviões de carreira são desaconselhados para sua idade.

Mas o fato é que ainda há águas para rolar debaixo da ponte da sucessão estadual.

E elas devem passar, necessariamente, pelo ex-presidente maranhense…

100 municípios do Maranhão conquistam Selo Ouro de Alfabetização em premiação nacional em Brasília

Municípios maranhenses foram reconhecidos nacionalmente com o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação durante cerimônia realizada em Brasília. A premiação integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destaca redes municipais de ensino que têm avançado na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa.

Ao todo, 100 municípios do Maranhão conquistaram o Selo Ouro, a mais alta categoria da premiação, que avalia indicadores relacionados à gestão educacional, formação de professores, acompanhamento pedagógico e estratégias voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita.

Reconhecimento ao trabalho das gestões municipais

O reconhecimento nacional reforça o compromisso das administrações municipais com a melhoria da qualidade da educação e com a garantia de que crianças maranhenses sejam alfabetizadas na idade adequada, evidenciando o esforço dessas gestões municipais em fortalecer a educação básica, com iniciativas voltadas à melhoria da aprendizagem nos anos iniciais e à garantia do direito à alfabetização das crianças.

Para a prefeita de Formosa da Serra Negra, Juceni, a premiação confirma que o município está no caminho certo ao priorizar a educação.

“Esse prêmio representa o reconhecimento de que Formosa da Serra Negra está no caminho certo, garantindo que nossas crianças, de fato, aprendam a ler e escrever na idade certa. Assim, comprovamos que a educação é prioridade na nossa gestão e que estamos transformando vidas desde a base.”

O município de Porto Franco também voltou a ser reconhecido nacionalmente pelos avanços na alfabetização das crianças da rede municipal. Após já ter conquistado o selo em 2024, a cidade recebeu novamente, em 2025, o Selo Nacional Ouro do Compromisso com a Alfabetização, consolidando-se como referência em educação no Maranhão.

Para o prefeito Deoclides Macedo, a conquista é resultado de um esforço coletivo.

“Receber mais uma vez o Selo Nacional Ouro é motivo de muito orgulho para todos nós de Porto Franco. Seguiremos investindo na educação e no futuro das nossas crianças.”

A prefeita de Arari, Simplesmente Maria, também destacou a importância do reconhecimento nacional para o município.

“Arari é Selo Ouro na conquista nacional da educação, e isso é motivo de grande alegria para o nosso município. Nosso agradecimento especial aos professores, alunos e coordenadores que se dedicaram tanto para que esse prêmio fosse para Arari. Viva Arari e viva a educação de Arari.”

Já o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, ressaltou o trabalho contínuo das equipes educacionais do município.

“Esse reconhecimento reforça o trabalho sério e comprometido que estamos desenvolvendo na educação de Alto Alegre do Pindaré, um trabalho que já vinha sendo executado pela gestão anterior. Obrigado a todos que fazem parte dessa conquista tão importante.”

Compromisso com a educação municipal

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) destaca a importância da conquista para o fortalecimento das políticas educacionais nos municípios maranhenses.

A entidade ressalta que o reconhecimento nacional demonstra o empenho das gestões municipais em investir na educação básica e em implementar ações que garantam melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças em todo o estado. O resultado também evidencia o papel estratégico dos municípios na construção de políticas públicas capazes de transformar a realidade educacional do Maranhão.

Municípios maranhenses com Selo Ouro

Abaixo, a relação dos municípios do Maranhão reconhecidos com o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização:

Açailândia; Afonso Cunha; Alto Alegre do Pindaré; Amapá do Maranhão; Apicum-Açu; Araguanã; Arari; Bacabal; Bacurituba; Barão de Grajaú; Barreirinhas; Bela Vista do Maranhão; Belágua; Bernardo do Mearim; Boa Vista do Gurupi; Bom Lugar; Brejo; Brejo de Areia; Cachoeira Grande; Cantanhede; Carolina; Carutapera; Caxias; Centro do Guilherme; Cidelândia; Coelho Neto; Conceição do Lago-Açu; Coroatá; Duque Bacelar; Esperantinópolis; Estreito; Fernando Falcão; Formosa da Serra Negra; Fortaleza dos Nogueiras; Godofredo Viana; Gonçalves Dias; Governador Luiz Rocha; Governador Newton Bello; Graça Aranha; Guimarães; Icatu; Igarapé do Meio; Igarapé Grande; Imperatriz; Itapecuru-Mirim; Jenipapo dos Vieiras; João Lisboa; Joselândia; Lago do Junco; Lago dos Rodrigues; Lagoa Grande do Maranhão; Lima Campos; Luís Domingues; Magalhães de Almeida; Maranhãozinho; Mata Roma; Milagres do Maranhão; Nova Olinda do Maranhão; Olho d’Água das Cunhãs; Paço do Lumiar; Palmeirândia; Paulino Neves; Paulo Ramos; Penalva; Peri Mirim; Peritoró; Pindaré-Mirim; Pio XII; Porto Franco; Presidente Juscelino; Santa Helena; Santa Luzia do Paruá; Santa Quitéria do Maranhão; Santo Antônio dos Lopes; São Domingos do Azeitão; São Domingos do Maranhão; São Francisco do Maranhão; São João Batista; São João do Carú; São João do Paraíso; São João do Soter; São José dos Basílios; São Luís; São Pedro da Água Branca; São Pedro dos Crentes; São Raimundo das Mangabeiras; Senador Alexandre Costa; Senador La Rocque; Sítio Novo; Sucupira do Norte; Sucupira do Riachão; Tasso Fragoso; Timon; Trizidela do Vale; Turiaçu; Tutóia; Vargem Grande; Vitória do Mearim; Vitorino Freire.

“Faremos do PSDB um dos maiores partidos do estado”, diz Juscelino Filho…

Deputado federal filiou-se ao partido nesta terça-feira, 24, em ato na capital federal com a presença de lideranças nacionais e aliados políticos

 

JUSCELINO FILHO COM AÉCIO NEVES E AS LDIRANÇAS NACIOANIS DO PSDB; partidos e prepara par as eleições de outubro

O deputado federal Juscelino Filho é o novo comandante do PSDB maranhense, confirmando informação dada em primeira mão neste blog Marco Aurélio d’Eça, ainda em 13 de março, no post “Juscelino assumirá o PSDB…”.

O parlamentar filiou-se ao partido em ato realizado em Brasília, na presença das principais lideranças tucanas, e prometeu fortalecer a legenda no Maranhão.

“Agradeço a confiança e reafirmo meu compromisso, em nome do nosso grupo, de trabalhar para fazer do PSDB um dos maiores partidos do nosso estado. Assumo este desafio com responsabilidade, dando continuidade a um trabalho sério e atuante de três mandatos de deputado federal, agora também com a missão de fortalecer a base partidária em nível estadual”, declarou.

  • o movimento marca um novo momento na trajetória política de Juscelino e também na estratégia do PSDB;
  • o partido aposta no fortalecimento de sua presença em estados considerados prioritários, como o Maranhão.

O convite para a filiação foi feito pelo presidente nacional da legenda, deputado federal Aécio Neves (MG), que ressaltou a importância da chegada do parlamentar ao PSDB.

“Juscelino Filho, seja muito bem-vindo ao PSDB, um partido com história e com um projeto relevante para o Brasil. Tenho convicção de que construiremos uma bancada forte e atuante no Congresso Nacional. Recebemos sua filiação com a certeza de que a política é instrumento de transformação da vida das pessoas, especialmente do povo maranhense”, afirmou Aécio.

  • a comissão provisória comandada por Juscelino vai conduzir o partido nas eleições de outubro;
  • o objetivo é ampliar a base, com a adesão de prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

“Vamos ampliar nossas conversas nas próximas semanas, reunindo importantes lideranças políticas para construir uma força ativa e representativa no Maranhão”, concluiu Juscelino Filho.

Do ato participaram os prefeitos Jayme Fonseca (Carolina), Marlene Miranda (Bom Lugar), Deibson Balé (Trizidela do Vale), Adailson Machado (Paulo Ramos), Ademar Fogoió (Vitorino Freire), Daniel Sena (Governador Newton Bello), Márcio Viana (Godofredo Viana) e Ataíde do Posto (Lago do Junco), além da ex-prefeita de Satubinha, Dulcinha Maciel, e do vereador e secretário municipal de Educação de Vitorino Freire, Edinaldo da Tia Telma.

Da Assessoria, com edição do blog

Senadora levanta hipótese de rapto das crianças desaparecidas em Bacabal…

Damares Alves divulgou vídeo no instagram em que parabenizou o trabalho de buscas na floresta, mas pediu ao governador Carlos Brandão abrir essa linha de investigação

 

DAMARES ALVES NAÕ DESCARTA A HIPÓTESE DE RAPTO das crianças desparecidas em Bacabal

A senadora Damares Alves (PRB-DF) divulgou nesta sexta-feira, 16, vídeo em que parabeniza as autoridades maranhenses – de outros estados envolvidos – no trabalho de buscas das duas crianças desaparecidas no município de Bacabal; mas ela levanta a hipótese de possível rapto de Isabelle e Alan Michael.

  • a senadora encaminhou Ofício ao governador Carlos Brandão em que pede abertura desta linha de investigação;
  • Damares diz que é preciso pensar nesta hipótese diante do grande número de crianças desaparecidas no país.

“Toda linha de investigação está na direção de que as crianças estejam perdidas na mata, perdidas na floresta. mas a gente não pode esquecer a hi´pote4se de que elas possam ter sido raptadas. Eu considero esta hipótese por que no Brasil muitas crianças estão desaparecidas”, refletiu a senadora de Brasília.

A senadora pediu aos brasileiros que olhem as fotos das duas crianças para eventuais informações.

Neste domingo completa 15 dias desde que as crianças desapareceram…