Assembleia convoca secretário de Cultura para esclarecer não liberação de recursos no carnaval…

Yuri Arruda vai ter que explicar atrasos e não pagamentos de recursos prometidos a agremiações carnavalescas; requerimento de Othelino Neto foi aprovado por unanimidade

 

O REQUERIMENTOD E OTHELINO NETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE; secretário Yuri Arruda terá que dar explicações sobre recursos do carnaval

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 4, por unanimidade, Requerimento de autoria do deputado Othelino Neto (PSB), que convoca o secretário de Cultura Yuri Arruda  esclarecer denúncias de não pagamento e atraso nos recursos que deveriam ter sido destinado aos municípios durante o carnaval.

“Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, um requerimento de minha autoria convocando o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, para explicar o calote no Carnaval. O governo Carlos Brandão não pagou os recursos prometidos aos municípios para auxiliar na realização do Carnaval local, enquanto gastou fortunas contratando atrações de outros estados”, declarou o deputado.

  • tanto gestores municipais quanto parlamentares relatam falta de pagamentos de emendas destinadas a municípios;
  • diante da falta de explicações os parlamentares decidiram apoiar o Requerimento, apresentado em 24 de fevereiro.

Yuri Arruda deverá comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre os critérios adotados pela pasta, a execução dos pagamentos e o cronograma de repasses relacionados ao Carnaval.

Ainda não há data para a audiência com o secretário de Cultura…

Hildo Rocha exalta desempenho da economia do Maranhão…

Estado inicia 2026 com o melhor desempenho da série histórica iniciada em 2013; parlamentar atribui os avanços nos indicadores de emprego às ações do governador Carlos Brandão

 

HILDO ROCHA VÊ A MÃO DE CARLOS BRANDÃO NO DESENVOVLIMENTO DA ECONOMIA DO MARANHÃO, gerando emprego e renda aos maranhenses

O Maranhão inicia o ano de 2026 com mais de 2,7 milhões de trabalhadores empregados, melhor resultado da série histórica, iniciada em 2013. Para o deputado federal Hildo Rocha (MDB), não há dúvidas de que o desempenho é resultado direto das ações do governador Carlos Brandão (sem partido).

“Isso se deve ao trabalho muito forte e competente do Governador do Estado do Maranhão, o Governador Carlos Brandão, e de sua equipe. O governador tem trabalhado fortemente para atrair novas empresas para o Maranhão, empresas que tenham uma cadeia longa e que gerem muito emprego, a exemplo da Inpasa, uma grande indústria de etanol de milho. Ao produzir o etanol de milho, ela gera vários subprodutos e cria uma grande quantidade de empregos”, pontuou Hildo Rocha.

  • o Maranhão já havia encerrado o ano de 2025 com a menor taxa de desemprego já registrada;
  • no Nordeste, perde apenas para o Ceará ficou com taxa de desemprego de 5%, ante os 5,6% do MA.

O parlamentar também mencionou investimentos do governo do estado em infraestrutura. Segundo Rocha, isso gera oportunidades de trabalho e reduz a migração de trabalhadores para outros estados.

  • Entre as obras destacadas, está a estrada estadual ligando a BR-010 ao polo de curtumes de Ribeirãozinho;
  • Trata-se de um dos maiores polos do setor nas regiões Norte e Nordeste, indústrias modernas e informatizadas.

“Com essa estrada agora asfaltada ligando aos curtumes, vão ser geradas muitas oportunidades de emprego. Isso também vai atrair mais indústrias que produzem produtos que têm como matéria-prima principal o couro, como as de sapatos, bolsas, cintos, chaveiros”, acredita o deptuado emedebista.

Para atender a essas indústrias, o governo Brandão já atua na qualificação profissional na região…

Com informações da Assessoria

Enquanto isso… Orleans segue em frente…

Distante das polêmicas envolvendo dinistas e brandonistas, secretário fortalece a campanha com alianças no interior e já tem até data de confirmação da candidatura prevista

 

ORLEANS SEGUE FORTALECENDO A CAMPANHA NO INTERIOR, alheio ao debate virulento entre dinistas e brandonistas

Em meio às polêmicas envolvendo um novo debate sobre realiança entre o grupo do governador Carlos Brnadão (sem partido) e os remanescentes do governo Flávio Dino, o secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB) mantém uma rotina intensa de agendas no interior.

  • Orleans não apenas reafirma a candidatura como já tem até data de apresentação;
  • de acordo com blogs alinhados ao Palácio dos Leões, o ato acontece no dia 15.

“Seguimos trabalhando pra transformar o Maranhão inteiro e desenvolver de perto o potencial de cada uma das suas regiões”, afirma Orleans, garantindo a manutenção do nome à disputa pelo Governo do Estado. (Veja aqui)

Embora ainda haja quem force um entendimento a partir da imposição do governo Lula (PT), nem brandonistas, nem dinistas acreditam mais numa reaproximação entre eles.

Tanto que os dois lados já até falam em uma chapa pronta, encabeçada por Orleans, que teria o senador Weverton Rocha (PDT) e a deputada federal Roseana Sarney (MDB) como candidatos ao Senado, e a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (MDB) como vice.

Essa possível chapa começou a circular em grupos de Whatsapp – chancelada tanto por dinistas quanto por brandonistas – após postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça, intitulada “Com sete nomes na base, Lula e o PT têm de esperar para definir o Senado no Maranhão…”.

De uma forma ou de outra, a candidatura de Orleans Brandão é a única que segue definida neste debate…

Iracema Vale participa da aula inaugural do Projeto Fundação Digital

Projeto do governo Carlos Brandão, viabilizada por emenda da deputada Roseana Sarney, é executado pela Fundação da Memória Republicana

 

IRACEMA VALE FAZ EXPLANAÇÃO EM AULA INAUGURAL do curso Fundação Digital, da Fundação da Memória Republicana

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (MDB), participou, nesta terça-feira (03), da aula inaugural do Projeto Fundação Digital, que marcou o início das atividades da primeira turma do curso de Fundamentos de Análise de Dados. Ao todo, 60 estudantes foram selecionados para esta etapa inicial da formação.

“É um curso muito importante porque a análise de dados está entre as áreas mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Além da qualificação, os alunos contam com uma bolsa que garante suporte durante o período do curso. O governador Carlos Brandão é um governador de parceria, e a Fundação da Memória Republicana está de parabéns por essa ação, viabilizada por meio de emenda da deputada federal Roseana Sarney”, destacou Iracema Vale.

  • o projeto tem como objetivo preparar jovens maranhenses para atuar no setor de tecnologia;
  • a formação é gratuita e ainda oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 768,00 aos participantes.
  • o curso inclui o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais.

O presidente da FMRB, Kécio Rabelo, ressaltou que o curso tem foco na empregabilidade.

“A análise de dados é uma grande demanda do mercado e, também, da gestão pública. É uma mão de obra que o Brasil e o Maranhão precisam, e estamos oferecendo essa formação gratuitamente”, destacou.

Ao final do curso, os estudantes também receberão apoio voltado à empregabilidade, fortalecendo as chances de inserção no mercado de trabalho.

O Projeto Fundação Digital integra as ações do Governo do Estado em parceria com a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) direcionadas à ampliação de oportunidades para a juventude e ao incentivo à inclusão produtiva na economia digital.

As implicações de um acordo entre dinistas e brandonistas…

Faltando trinta dias para o Sábado de Aleluia – dia em que Carlos Brandão precisa decidir se sai ou continua no governo – os caminhos para uma realiança mostram-se mais tortuosos

 

LULA QUER SER O AVALISTA DA REALIANÇA ENTRE CAMARÃO E BRANDÃO; mas isso implica perdas e danos de lado a lado

Opinião

A praticamente 30 dias da data final para decidir se sai ou continua no comando do estado – no sábado de aleluia, em 4 de abril – o governador Carlos Brandão (sem partido) convive nesta reta final com novas possibilidades de uma realiança com os remanescentes do governo Flávio Dino, reconpondo a base que o fez governador e o reelegeu em 2022. Mesmo admitindo a hipótese de que os dinistas garantirão a estrutura para a eleição de Brandão ao Senado, há outras implicações que precisam ser avaliadas a esta altura do campeonato.

Uma dessas questões envolve exatamente as candidaturas ao Senado.

  • só no grupo do governador são cinco pré-candidatos a senador, incluindo ele próprio;
  • além de Brandão, são citados Weverton Rocha, André Fufuca, Iracema Vale e Roseana Sarney;
  • a confirmação de Brandão na disputa significará, automaticamente, a saída de três desses nomes.

Superada a questão do Senado, outra batalha se forma, para saber quem será o companheiro de chapa do governador Felipe Camarão (PT), que concorreria à reeleição no cargo, caso o acordo fosse fechado.

Entre as supostas propostas apresentadas pelos dinistas – e que, supostamente, serão apresentadas a Brandão pelo ex-ministro José Dirceu (PT) – há a garantia ao governador de indicar o vice de Camarão.

No grupo dinista está a senadora Eliziane Gama (PSD), esquecida por Brandão desde o início do governo; leal a Dino e ao presidente Lula (PT), Eliziane Gama teria que ser contemplada na chapa a ser formada na nova aliança.

  • se ela mantivesse a candidatura à reeleição ao Senado, significaria que, no grupo Brandão, mais um dos nomes ao Senado teria que ser realocado;
  • se, por outro lado, Eliziane fosse indicada a companheira de chapa de Felipe Camarão, aí a proposta de Brandão indicar o vice cairia por terra.

São apenas dois pontos que mostram os gargalos de uma realiança entre dinistas e brandonistas.

O acordo não envolve apenas Lula e Brandão, ou Brandão e Camarão; envolve diversos outros personagens, alguns deles vindo desde 2023 quebrando lanças em favor de seus projetos.

E são todos esses gargalos que tornam um novo acordo, se não impossível, pelo menos de difícil execução; a menos que seja imposto de cima para baixo.

Mas isso também vai gerar ruídos…

As três histórias de cassação de Brandão que correm à boca-miúda no Maranhão…

Aliados e adversários do governador  – e até gente que nada tem a ver com a briga entre brandonistas e dinistas – sabem de coisas que fazem tremer o mais frio dos políticos

 

BRANDÃO VEM SENDO CERCADO POR TODOS OS LADOS, na política e na Justiça, em pressões pela renúncia do mandato

Ensaio

Há uma aposta que corre solta nos bastidores da política maranhense há pelo menos dois anos:

“Quando o governador Carlos Brandão (Sem partido) será afastado do mandato?!?”, é a pergunta que ressoa como assombro entre aliados e como expectativa para os adversários; e dentro desta lógica, este já é o principal assunto das rodas políticas, conversas de whatsapp e bate-papos telefônicos, na imprensa, na política e na opinião pública.

Há três versões para a mesma hipótese, já ouvidas por este blog Marco Aurélio d’Eça:

  • primeira: Brandão seria afastado pelo Superior Tribunal de Justiça após uma ação da Polícia Federal relacionada a nepotismo e compra de vagas no TCE-MA;
  • segunda: o governador não seria afastado, mas apenas o sobrinho Daniel Brandão, presidente do TCE-MA, numa forma de pressão pela sua renúncia em abril;
  • terceira: o afastamento se daria após o 4 de abril, tirando Brandão definitivamente da sucessão e dando ao vice, Felipe Camarão (PT), tempo para reagir a Braide.

“Mas baseado em quê o STJ ou mesmo o Supremo Tribunal Federal aprovariam o afastamento do governador?!?”, é a pergunta retórica deste blog Marco Aurélio d’Eça a quem levanta essas hipóteses.

A pergunta é retórica por que já respondida pela própria dinâmica vivida pela política maranhense nos últimos três anos.

Brandão aparece em uma série de ações, processos, inquéritos e outras peças judiciais em tramitação nas várias instâncias da Justiça, praticamente todas já listadas neste blog Marco Aurélio d’Eça. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, mais aqui e também aqui)

 Para viabilizar a efetividade das medidas judiciais, dizem os apostadores do caos, Brandão vem sendo enfraquecido também na seara política, com perda de partidos e apoios, e esvaziamento político sistemático.

De lado a lado, todos fingem que está tudo correndo às mil maravilhas e ninguém admite riscos de um desequilíbrio democrático a essas alturas. Assim pensam dinistas e, principalmente brandonistas.

Mas em meio ao ceticismo, as histórias vãos e espalhando.

Como fogo de munturo…

Brandão quer ouvir do próprio Lula o “não” ao seu projeto eleitoral…

Governador tem alternativas ao Senado para apresentar ao presidente, mas não abre mão da candidatura do secretário Orleans Brandão ao Governo do Estado

 

BRANDÃO JÁ TEM O “NÃO” DO PT, mas quer ouvir do presidente se rejeita as opções de chapa para o Senado

O governador Carlos Brandão (Sem partido) vai insistir em novo encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do projeto eleitoral no Maranhão. A informação é da jornalista Carla Lima, que revelou o encontro de Brandão com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira, 24. 

  • Brandão ouviu novamente que o PT não irá apoiar a candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) ao governo;
  • os petistas propõem a renúncia de Brandão em favor do vice-governador Felipe Camarão (PT) ou um nome de consenso.

“Como em nada avançou a conversa, uma nova rodada de diálogo foi proposta por Edinho Silva para a próxima semana. O governador concordou apesar de falar para todos que espera mesmo é o encontro com o presidente Lula que é quem tem a palavra final da posição do PT no Maranhão”, revelou a colunista do portal imirante.com. (Leia aqui)

O governador maranhense já deixou claro que não abre mão da candidatura de Orleans Brandão ao governo, “já consolidada no grupo”; mas tem algumas alternativas de chapa, com opções ao Senado Federal, cargo de interesse direto de Lula nas eleições de outubro.

Em último caso, Carlos Brnadão proporá a Lula que fique neutro nas eleições de outubro, sem se envolver diretamente na campanha, mesmo que o PT confirme a candidatura de Felipe Camarão; entre os alaidos do governador, a aposta é que Lula só estique a corda até o dia quatro de abril, para forçar uma renúncia.

Não ocorrendo a renúncia, o presidente não terá outra opção, pensam eles…

Exclusivo!!! Seic vai à caça da mulher do assassino do Tech Office…

Lorena dos Santos seria ouvida na sexta-feira, 20, pelo delegado Ricardo Carneiro Aguiar com base em Boletim de Ocorrência, mas ela já se encontra em Brasília, ao lado do marido Gilbson Cutrim

 

MULHER DE GILBSON CUTRIM, LORENA SANTOS VEM SENDO DISPUTADA pela Polícia Civil e pela Polícia Federal

Exclusivo

A Polícia Civil do Maranhão deveria ouvir na última sexta-feira, 20, a dona de casa Lorena Santos da Silva Santos, conforme Intimação nº 4840/2026,  baseada no Boletim de Ocorrência nº 48374/2026; Lorena é mulher de Gilbson Cutrim, condenado pelo rumoroso assassinato do Tech Office, crime ocorrido em 2022 e que movimenta os bastidores da política do Maranhão.

  • a intimação assinada pelo delegado Ricardo Carneiro Aguiar não alcançou a dona de casa a tempo;
  • ela já está em Brasília, ao lado do marido, hoje sob a proteção da Polícia Federal, a mando do STF.

Este blog Marco Aurélio d’Eça não conseguiu detalhar os motivos que levariam a mulher do assassino do Tech Office a um depoimento no departamento de Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais; mais uma postagem do blog de Luís Pablo, no dia 5 de fevereiro, pode ser a chave da questão.

“Polícia monitora esposa de assassino em investigação sobre apoio financeiro de políticos de oposição”, apontou Pablo no título do post, que trata de uma suposta relação de Lorena com políticos interessados no caso do Tech Office. (Leia aqui) 

A INTIMAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL MARANHENSE QUE ACABOU NÃO ALCANÇANDO a mulher do assassino do Tech Office

O assassinato do Tech Office tem envolvido diretamente os remanescentes do governo Flávio Dino e a família do governador Carlos Brandão (Sem partido) em uma guerra de bastidores, envolvendo polícia Civil, Polícia Federal, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)

Lorena Santos seguiu para Brasília antes de ser alcançada pela intimação da polícia civil maranhense; na capital federal, ela deve se juntar ao marido, prestes a ser solto e a entrar no programa de proteção à testemunha.

Mas esta é uma outra história… 

 

Dona da Agla’S Engenharia confirma subempreitada para obra da Litorânea…

Empresária Aglai Fernanda Cruz diz que não tem contrato direto com o  Governo do Estado e que sua emrpesa foi subcontratada pela responsável pela obra, dentro dois termos da licitação

 

OBRA DA LITORÃNEA VAI DUPLICAR O TAMANHO DA AVENIDA, mas teve pagamentos contestados pelo TCU

A empresária Aglai Fernanda Cruz, dona da Agla’S Infraestrutura, explicou neste sábado, 21, que a atuação de sua emrpesa na ora da Avenida Litorânea nãot em vínculo direto com o Governo do Estado. A revelação é do blog Marrapá. (Leia aqui)

O posicionamento ocorre após auditorias do Tribunal de Contas da União apontarem questionamentos sobre a subcontratação da firma.

“A Agla’S foi subcontratada por outra responsável pela execução da obra, negando irregularidades e contestando a informação de que a construtora seria uma ‘empresa fantasma’”, diz o portal, com base em posicionamento público da empresária.

  • a obra da Litorânea teve pagamentos contestados pelo Tribunal de Contas da União;
  • segundo inspeção do TCU, há indícios de sobrepreço em pagamentos até julho de 2025.

Aglai explicou que, após os apontamentos feitos pelo TCU, a empresa contratante realizou o distrato de forma oficial, substituindo a Agla’S na continuidade dos serviços.

Ela afirmou que a decisão foi acatada pela empresa e que os esclarecimentos técnicos e jurídicos foram apresentados aos órgãos competentes.

Brandão atende Andréia Rezende e assina obra da Policlínica de Balsas…

Governo do Estado vai investir cerca de R$ 40 milhões no empreendimento, que vai atender pacientes do município e região, impactando diretamente a saúde da população

 

AO LADO DO MARIDO, STÊNIO REZENDE, Andréia é recebida pelo governador Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão (Sem partido) assina na próxima segunda-feira, 23, a ordem de serviço da Policlínica em Balsas, obra que atende a um pedido da deputada Andréia Rezende (PSB).

  • o investimento é de cerca de R$ 40 milhões;
  • a unidade amplia acesso a consultas e exames.

“A saúde de Balsas avança mais um passo importante”, festejou Andréia Rezende, que fez o pedido da obras por intermédio da Indicação nº 77/2023. (Veja o documento aqui)

A nova Policlínica deve fortalecer a rede pública de saúde, reduzir filas e evitar que pacientes precisem se deslocar para outras cidades em busca de atendimento. Além do impacto na assistência à população, o investimento também deve gerar empregos e movimentar a economia local.

A assinatura da ordem de serviço consolida a parceria entre o Governo do Estado e o mandato da deputada Andréia Rezende em benefício de Balsas.

Da Assessoria, com edição do blog