Washington Oliveira aponta caminho para o PT: “estamos defendendo esta aliança com o governo Brandão”…

Secretário do governo maranhense em Brasília diverge da posição do vice-governador Felipe Camarão e do deputado federal Rubens Jr., mas confirma que Lula dará a palavra final

WASHINGTON FALA DO PT, DIVERGE DE CAMARÃO E RUBENS JR., MAS RECONEHCE: “a decisão será de Lula…”

O secretário de Articulação do governo Maranhense em Brasília, Washington Oliveira, defendeu nesta segunda-feira, 26, um posicionamento para o PT no Maranhão diferente do que vem sendo pregado publicamente pelo vice-governador Felipe Camarão e pelo vice-presidente nacional, deputado federal Rubens Júnior.

“Aqui nós estamos defendendo essa aliança com o atual governo Brandão! O Maranhão tem sido importante, desde 2002. Sempre com 70%, 80% porcento dos votos para Lula. Não existe motivo para haver rompimento, afastamento do PT de Brandão”, afirmou Oliveira, em entreivsta ao quadro Bastidores, da TV Mirante.

A questão Braide, inclusive, mereceu questionamento específico da jornalista Carla Lima, diante da afirmação de unidade petista pelo enfrentamento à extrema direita, defendida por Washington Oliveira.

  • “O senhor fala em unidade, mas existem alas no PT que defendem abertamente aliança com o PSD, que é abertamente de direita…”, provocou a jornalista.
  • “O que trabalhamos é a candidatura do vice-governador e a manutenção da aliança com o governo Brandão; um candidato que seja progressista”, respondeu Washington, sem citar os nomes de Camarão e Orleans Brandão (MDB), os dois nomes da base lulista.

Em apenas um ponto Washington Oliveira seguiu a mesma linha de Felipe Camarão e Rubens Jr.:

“Mas a decisão nos Estados, não só no MA, passa pelo presidente Lula. a orientação principal e a decisão nos seguiremos o que o presidente Lula”, confirmou o secretário durante toda a entrevista…

A forte presença do governo Brandão em São Luís…

Praça do Sol, na Ponta da Areia, é só mais um dos inúmeros equipamentos que transformam para melhor a paisagem urbana da capital maranhense

 

O ANTES E DEPOIS NA PONTA D’AREIA. Intervenções do governo Brandão melhoram o aspecto urbano e turístico de São Luís

Sob qualquer aspecto que se veja, a presença do governo Carlos Brnadão (sem partido) em São Luís só pode ser comparável aos governos João Castelo (1979-1982) e Roseana Sarney, sobretudo em seu segundo mandato (1999-2002).

A Praça do Sol, entregue nesta sexta-feira, 23, na  Ponta d’Areia, não apenas revitaliza uma das praias mais tradicionais da capital maranhense como a transforma em um novo cartão postal.

“Com a sereia de volta e a Praça do Sol totalmente reformada, esse espaço renasce unindo lazer, cultura, turismo, geração de renda e com acessibilidade para todos”, festejou o governador, em suas redes sociais.

  • mas Brandão tem outras intervenções estruturantes que avança São Luís para um novo patamar;
  • em andamento estão o prolongamento da Avenida Litorânea e a construção da Avenida Metropolitana;
  • as duas obras darão à capital o importante aspecto modernizador que todas as grandes cidades precisam.

Muitas outras obras foram realizadas neste mandato, desde o viaduto da entrada da Litorânea – a princípio criticado – reformas na Lagoa da Jansén, intervenções na Avenida dos Holandeses e na Estrada do Araçagy, além de serviços em vias públicas, praças de bairros e espaços esportivos.

Independentemente das questões político-partidárias que o governador Carlos Brandão vive, não há como ver seu governo sem esse olhar para o que é feito em São Luís.

Neste aspecto, ele está à frente do prefeito Eduardo Braide (PSD), que vive às voltas com infindáveis recapeamentos asfálticos no mesmo lugar e supostas obras de drenagem que não funcionam efetivamente. 

O governo Brandão tem dificuldades nos aspectos políticos, isso é visível.

mas é visível também sua forte presença em São Luís…

Eudes Barros apresenta ao governo Brandão projetos estruturantes para Raposa…

Em explanação no Palácio dos Leões, prefeito mostrou de que forma o município pode contribuir com benefícios trazidos pela ampliação da Avenida Litorânea e do Anel metropolitano, que deve integrar a Grande São Luís

 

A AMBULÂNCIA RECEBIDA NA HORA POR EUDES BARROS, logo após a reunião no Palácio dos Leões

 

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, apresentou nesta quinta-feira, 22, em explanação no Palácio dos Leões, projetos estruturantes nos setores de infraestrutura, Turismo e Saúde, incluindo o município na agenda estadual.

  • os projetos foram apresentados de forma técnica e organizada, com apoio visual, detalhando impactos e prioridades.
  • o governador acompanhou as exposições, avaliou as propostas e demonstrou receptividade às demandas de Raposa.

EUDES BARROS COM O GOVERNADOR BRANDÃO. Raposa integrada ao turismo e ao transporte de qualidade na Grande São Luís

Com forte potencial turístico, Raposa pretende garantir a integração ao sistema rodoviário da Grande São Luís, com a implantação do Anel Metropolitano e da ampliação da Avenida Litorânea, que vão beneficiar os quatros municípios da ilha.

  • pela Raposa, estiveram na reunião o presidente da Câmara João Marcos, o vereador Vonei, o chefe de gabinete Heron Santos, o secretário municipal de Comunicação, Udes Filho;
  • representaram os secretários Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), além de outros membros do governo.

Um resultado imediato para Raposa: Eudes Barros deixou o Palácio dos Leões com uma ambulância nova, cedida pelo Governo do Estado, que passa a reforçar a saúde pública do município.

Sobrinhos de Hilton Gonçalo posam com os Brandão em palácio…

Prefeitos de Santa Rita, Naila Gonçalo, e de Bacabeira, Milton Gonçalo, apareceram em postagem do governador sobre aliança com gestores, o que gerou repercussão em grupos de Whatsapp

 

GONÇALO’S COM OS BRANDÃO’S. Sobrinhos do ex-prefeito Hilton Gonçalo nas comitivas de prefeitos no Palácio dos Leões

Postadas em meio a uma série de fotos com o governador Carlos Brnadão (Sem partido), as imagens dos prefeitos de Santa Rita, Milton Gonçalo, e de Bacabeira, Naila Gonçalo, no Palácio dos Leões, têm gerado forte repercussão em grupos de Whatsapp neste sábado, 17.

  • Brandão anunciou as visitas em suas redes sociais como fruto de “diálogo com todos os municípios”;
  • o governador comemorou a série de reuniões com os gestores, e contabilizou 184 prefeitos até agora;
  • mas o que marcou a foto foi a presença de Orleans Brandão (MDB), candidato do Palácio a governador.

“Municipalismo se faz com escuta atenta e sensível. E é assim que temos feito. Hoje, recebemos mais oito prefeitos para tratar sobre o futuro das cidades, chegando a 184 gestores recebidos até agora. Seguimos firmes no compromisso de manter o diálogo com todos os 217 municípios, transformando cada conversa em mais obras, serviços e qualidade de vida para o povo”, disse o governador.

Ocorre que Milton e Naila Gonçalo são sobrinhos e aliados do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), que pretende disputar  vaga no Senado Federal e é aliado do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Este dado gerou as especulações nos bastidores.

Este blog Marco Aurélio d’Eça acionou Gonçalo via mensagem de Whatsapp.

o ex-prefeito ainda não se manifestou…

Brandão vai, de novo, a Lula e ao PT…

Governador pretende confirmar o secretário Orleans Brandão ao conjunto de partidos de sua base política, mas espera, antes, falar com o presidente e os líderes nacionais petistas

 

GOVERNADOR JÁ SE DECIDIU PELA CANDIDATURA DE ORLEANS, mas ainda quer garantir a presença de Lula no palanque

O governador Carlos Brandão (sem partido) pretende fazer uma ampla reunião partidária, ainda neste mês de janeiro, para definir os rumos da campanha do secretário Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado. Antes, porém, ele quer conversar novamente com o presidente Lula e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

  • está praticamente fora de questão na agenda de Brandão uma reaproximação com o grupo remanescente do governo Flávio Dino;
  • ele, porém, quer garantir a presença de Lula e do PT na aliança que vai embalar a campanha de Orleans, sob o seu comando.

Além do MDB, compõem a base do governo Brandão PP, União Brasil, Republicanos, PV, PDT, PSDB, Podemos, Cidadania e PRD. Nesta conta, entra também parte do PT, que tem o vice-governador Felipe Camarão como pré-candidato, e o PSB, hoje afastado do Palácio dos Leões, mas com diversos deputados estaduais e federais ainda filiados.

Brandão quer definir a chapa que vai concorrer em outubro antes mesmo do carnaval.

para que a campanhas e intensifique após a folia de Momo…

Brandão cada vez mais convicto da vitória em todos os níveis em outubro…

Governador tem reforçado a aliados e a adversários que, no comando do governo, elegerá Orleans Brandão e os dois senadores maranhenses
 

[caption id="attachment_152718" align="aligncenter" width="650"] PALANQUE DE PODER. Brandão já tem Orleans ao Governo e Weverton

Read more

Roberto Rocha reclama autoria de obra do Contorno de Timon…

Em vídeo distribuído em suas redes sociais, ex-senador critica os que “chegaram depois, mas nunca botaram um centavo na obra”, entregue nesta segunda-feira, pelo ministro Renan Filho

 

ROBERTO ROCHA ESPALHOU NAS REDES SOCIAIS as informações sobre as obras do Contorno de Timon

O ex-senador  Roberto Rocha distribuiu nesta terça-feira, 13, vídeo em que reforça a autoria do projeto que resultou na construção do Contorno Rodoviário de Timon.

  • a obra foi entregue nesta segunda-feira, 12, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho;
  • na entrega estavam parlamentares e políticos, que, segundo Rocha, não atuaram pela obra.

“Mais uma obra do senador Roberto Rocha: o Contorno Rodoviário de Timon não nasceu em gabinete nem em rede social Nasceu de um projeto, emenda, articulação e cobrança. tudo registrado. agora, quando a obra fica pronta, aparece uma fila de políticos, que nunca colocaram um centavo, nunca assinaram nada, nunca destravaram um metro, mas correm para posar na foto. Isso não apaga quem trabalhou, só revela quem nunca trabalhou”, desabafou Rocha. (Veja o vídeo abaixo)

O evento em Timon, registrado neste blog na postagem… levou o governador Carlos Brandão, os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama(PSD), deputados federais, estaduais, prefeitos e políticos de várias regiões.

Para Roberto Rocha, que não foi convidado, tudo não passou de uma festa de aproveitadores.

“Em ano eleitoral, obra pronta vira palco. Para quem fez é entrega, para quem nunca fez, é fantasia. Obra pública tem CPF: quem projeta, quem financia, quem destrava; foto de inauguração não muda isso, só mostra quem chegou depois.  Quem faz obra não precisa de foto. Roberto Rocha entrega infraestrutura”, concluiu o vídeo.

O ex-senador tem registrado da mesma forma todas as obras frutos de suas emendas parlamentares…

Brandão, Weverton e Eliziane juntos em Timon…

Oito anos depois, parte da chapa que venceu as eleições de 2018 – ao lado do hoje ministro Flávio Dino – posou para foto ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho

 

OITO ANOS DEPOIS… basta substituir Renan Filho por Flávio Dino e a história se repete com Brnadão, Weverton e Eliziane

Análise da Notícia

Oito anos depois, o governador Carlos Brandão (sem partido) e os senadores maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) são registrados, juntos, em uma mesma imagem. A foto, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, é praticamente a mesma de 2018, quando o trio disputou as eleições na chapa liderada pelo hoje ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino.

  • na ocasião, Brandão era candidato a vice-governador, tendo Weverton e Eliziane como candidatos ao Senado;
  • passados oito anos, tudo mudou na política maranhense e o trio caminha para palanques diferentes em 2026;
  • mas os discursos, pelo menos, que a unidade ainda é pensada por todos, mesmo que apenas de forma protocolar.

“Quando o Governo Federal, o Governo Estadual e a bancada caminham juntos, quem ganha é a população. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essa parceria em favor do povo maranhense”, destacou Eliziane, na passagem por Timon.

“Essa união demonstra maturidade política e compromisso com o desenvolvimento. Estamos juntos para assegurar recursos, obras e políticas públicas que façam diferença na vida das pessoas”, reconheceu Weverton.

“Essa parceria tem rendido frutos, com investimentos em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade. Seguiremos trabalhando para manter esse alinhamento que traz benefícios reais à nossa população”, declarou Brandão.

Nos anos que seguiram à eleição de 2018, Weverton afastou-se de Brandão e concorreu em 2022 contra ele, que tinha o apoio de Flávio Dino, eleito senador naquela ocasião; Eliziane não disputou nada em 2022, mas apoiou a vitória de Brandão, em primeiro turno.

Agora, em 2026, Brandão segue rompido com Flávio Dino e seu grupo, Weverton se reaproximou e deve compor a chapa encabeçada pelo secretário Orleans Brandão (MDB). Ignorada no debate eleitoral do Palácio dos Leões, Eliziane segue em busca de espaço para sua candidatura à reeleição.

Mas tudo pode mudar até as convenções de julho/agosto, quando se definem as chapas eleitorais.

Será?!?

Com informações do blog De Tudo Um Pouco-News

Dinistas reforçam pedido para deixar governo Brandão…

Dois dias depois do vazamento da conversa entre o governador e o vice Felipe Camarão, secretários Rubens Pereira e Robson Paz, reiteram que não pretendem continuar nas pastas

 

SECRETÁRIOS LIGADOS AO DINISMO REFORÇAM PEDIDO DE EXONERAÇÃO, dois dias depois da nova proposta de Brandão a Camarão

Os secretários de Articulação política, Rubens Pereira, e de Cidades, Robson Paz, publicaram nesta quinta-feira, 8, novo pedido ao governador Carlos Brandão (sem partido) para serem exonerados de suas pastas.

“Na última quarta-feria,7, reiterei meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de estado das Cidades ao governador Carlos Brandão”, publicou Robson Paz.

“A vida pública requer de nós coerência e compromisso. Por isso, reitero meu pedido de exoneração da secretaria de Articulação Política”, completou Rubens Pereira.

Tanto Robson quanto Rubão já haviam pedido para deixar o governo Brandão em outubro de 2025, como este blog Marco Aurélio D’Eça registrou no post “Dinistas Começam a desembarcar do governo Brandão…”.

A saída faz parte do movimento de dinistas e comunistas de afastamento do governo.

Para a Articulação Política, o governo Brandão já nomeou Júnior Viana, que ficará até abril no posto…

Post alterado às 9h40 de 9/01/2026 para acréscimo de informações

Brandão refaz proposta a Camarão, que rejeita!!!

Governador e vice conversaram nesta quarta-feira, 7, sobre as eleições de 2026; foi pedida a renúncia do petista e a conversa não evoluiu a partir daí

 

CONVERSAS REABERTAS. Embora sem avanço, governador e vice, ao menos, voltaram a conversar sobre eleições

Após longo período de silêncio entre os dois, o governador Carlos Brandão (Sem partido) e o vice-governador Felipe Camarão (PT) voltaram a conversar nesta quarta-feira, 7, sobre a sucessão estadual. 

  • Carlos Brandão voltou a propor que Camarão renuncie à vice-governadoria;
  • apesar da negativa peremptória do vice, há portas abertas para novas conversas.

A conversa de governador e vice foi divulgada em primeira mão no blog do Luís Pablo, que informou ter ocorrido no Palácio dos Leões. (Leia aqui)

A este blog Marco Aurélio d’Eça, o chefe da casa Civil Sebastião Madeira confirmou a conversa, mas não soube informar se ocorreu em Palácio; Felipe Camarão, por sua vez, revelou que a conversa se deu “por troca de mensagens”. 

“A gente reabriu diálogo por mensagem. Voltamos a ter pelo menos contato institucional, muito sereno. Hoje recebi um contato mais direto, mais claro, mais incisivo, propondo eu renunciar. Mas não existe a menor hipótese de eu renunciar o mandato de vice-governador”, descartou o petista.

Embora a conversa não tenha evoluído, a reaproximação entre Brandão e Camarão reabre expectativas.

E deve marcar os próximos três meses políticos no Maranhão…