0

Chapa de Felipe Camarão vai priorizar Eliziane Gama para o Senado…

Objetivo do PT é ter a senadora – que concorre à reeleição – como única candidata do presidente Lula, ao lado do vice-governador

 

ELIZIANE GAMA É A ÚNICA CANDIDATA DO PRESIDENTE LULA NO PT e na chapa do vice-governador Felipe Camarão

A senadora Eliziane Gama (PT) deve ser a única candidata do presidente Lula na chapa do vice-governador Felipe Camarão. Essa garantia foi dada pelo próprio presidente nacional do PT, Edinho Silva, durante reunião com os petistas, na segunda-feira, 1°.

  • o objetivo é ter a senadora sozinha na chapa, como candidata do presidente Lula;
  • a ideia é abrir espaços para o outro candidato de Lula, o também senador Weverton Rocha.

“Edinho disse que a chapa só terá a Eliziane, pois o outro voto é do Weverton”, afirmou a este blog Marco Aurélio d’Eça a presidente estadual do PT, Patrícia Carlos.

A estratégia petista contraria declaração do próprio candidato a governador, que abriu possibilidades para outros candidatos a senador, como este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou na postagem “Felipe Camarão inclui Juscelino Filho como opção para outra vaga ao Senado…”.

Em síntese, para o PT nacional e para Lula, a prioridade é reeleger Eliziane senadora, abrindo a possibilidade de votos também para Weverton, embora em uma chapa diferente.

A grande preocupação dos petistas mais próximos a Camarão é evitar que o apoio de Lula a Weverton caracterize um palanque duplo no estado.

Sobre isso, inclusive, o próprio Weverton conversou com o governador Carlos Brandão (MDB) na quarta-feira, 3.

Brandão garantiu manter apoio a Lula no primeiro turno, com a certeza de que o presidente estará no palanque de Orleans Brandão (MDB) no segundo turno, caso Camarão não passe.

Mas esta é uma outra história…

0

Waldir Maranhão aponta “o preço da ruptura” entre Governo do Estado e Governo Federal…

Ex-presidente da Câmara Federal analisa em artigo que “o Maranhão depende da aliança incondicional com o Governo Federal” e entende que o afastamento do Palácio dos Leões “coloca em risco áreas vitais”

 

ALIADO HISTÓRICO DE LULA, WALDIR MARANHÃO ALERTA para os riscos de um rompimento político entre Governo do Estado e Governo Federal

O ex-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão (PT) analisou  em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º, os riscos que o Maranhão corre em um rompimento com o Governo Federal; segundo o ex-parlamentar – que disputa vaga na Câmara, nas eleições de outubro – o afastamento do Palácio dos Leões do governo Lula põe em risco áreas vitais do estado.

“A dependência e a força dessa parceria são facilmente quantificáveis por meio de dados oficiais. Apenas no âmbito do Novo PAC, até abril de 2025, o estado já possuía uma previsão de R$ 17,3 bilhões em investimentos garantidos até 2026, com R$ 8,2 bilhões já executados. Projetando o cenário para o fim de 2025 e até 2030, a carteira associada ao Maranhão salta para a impressionante marca de R$ 47,5 bilhões, abrangendo mais de 2,2 mil empreendimentos. Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população”, explica Maranhão. (Leia a íntegra aqui)

  • o artigo do ex-deputado petista é publicado no mesmo dia da visita do presidente do PT nacional Edinho Silva ao Maranhão;
  • Edinho chega para anunciar que o candidato do presidente Lula é o vice-governador Felipe Camarão, rejeitado por Brandão.

Para Waldir Maranhão, mais grave do que forçar uma ruptura institucional, o erro maior é renegar, minimizar ou politizar a realidade de dependência do estado em relação ao Governo Federal.

“Como aponta a análise do cenário atual, ocultar, minimizar ou politizar essa realidade administrativa e financeira enfraquece a transparência pública e desinforma a população. Quando o governo estadual evita dar o devido crédito ao esforço federal, ele transforma os investimentos públicos essenciais em uma disputa de narrativa que não serve ao interesse público. O Maranhão precisa, urgentemente, de uma cooperação federativa madura, não de silêncio conveniente frente às entregas”, alerta Waldir Maranhão.

  • o ex-parlamentar cita a liberação de R$ 90 bilhões, para construção de novas unidades de saúde no Maranhão;
  • valor soma-se aos R$ 342 milhões do novo PAC-Saúde e políticas como Mais Médicos, Samu e Farmácia Popular.

Waldir Maranhão lista ainda a previsão de R$ 17,3 bilhões para 2026 na área do PAC e projeta R$ 47,5 bilhões até 2030.  

“Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população. Um rompimento institucional ou uma postura de oposição contínua por parte do Palácio dos Leões colocaria em risco imediato áreas vitais”, alerta o ex-parlamentar. 

Aliado do presidente Lula desde sua passagem pela Câmara Federal, entre 2014 e 2018, Waldir Maranhão tem se posicionado publicamente em defesa dos interesses do Maranhão e apontando projetos de desenvolvimento para o estado.

E pela primeira vez alerta sobre os riscos de um rompimento institucional provocado pela política…

Allan Garcês parabeniza Donald Trump por medida contra facções criminosas…

Para o deptuado federal maranhense da direita conservadora, grupos de traficantes de drogas – como PCC e CV – são organizações terroristas “que ameaçam a liberdade do povo brasileiro”

 

ALLAN GARCÊS DEFENDE POSTURA DOS EUA SOBRE O BRASIL, mesmo com críticas de especialistas em política internacional

O deputado federal Allan Garcês (PP) foi o primeiro membro da bancada maranhense a comentar a decisão do governo Donald Trump, dos Estados Unidos, de tornar os grupos criminosos Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho como organizações terroristas globais.

  • a decisão, em tese, dá aos EUA possibildiade de conduzir ações militares dentro do Brasil;
  • o movimento de Trump visa retomar a influência político-militar perdida na América Latina.

“O Crime organizado deixou de ser apenas um problema de segurança pública. Virou ameaça ao Estado, às famílias e a liberdade do cidadão. O PCC e o CV precisam ser tratados com a gravidade que representam, não apenas no Brasil, mas em todo o cenário internacional. Organização terrorista é inimiga da paz. da liberdade, do povo brasileiro e do Estado”, afirmou Garcês, em vídeo nas redes sociais.

Na avaliação de especialistas em política internacional, a decisão de Trump não tem nada a ver com os dois grupos criminosos, mas afeta diretamente a soberania do Brasil.

Mas, para Allan Garcês, a medida deve ser comemorada pelas “famílias de bem”.

“Parabéns Presidente Trump pela postura e que sirva de exemplo ao Lula, que nos faz passar vergonha internacional”, afirmou o parlamentar maranhense.

Nenhum dos demais 20 memros da bancada se manifestou até o momento…

“Lula só tem um palanque no Maranhão, o do PT”, garante Felipe Camarão…

Candidato a governador diz que qualquer um pode pedir ao eleitor votos no presidente, mas o presidente só pedirá votos para ele, Eliziane e os candidatos da coligação

 

FELIPE CAMARÃO VAI LIDERAR O PALANQUE DE LULA NO MARANHÃO, com o PT e partidos aliados

O vice-governador Felipe Camarão deixou claro a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta terça-feira, 26, que o palanque do presidente Lula no Maranhão é o dele e do PT. Foi uma resposta direta ao post “Lula garante apoio à reeleição de Weverton…”.

“Legalmente não existe palanque duplo. O Weverton pode pedir votos para o Lula, como qualquer outro candidato a qualquer cargo. Mas, juridicamente, o Lula só pode pedir votos para os candidatos do PT e dos partidos formalmente coligados conosco”, explicou Camarão, que é advogado.

  • além de Camarão, o PT tem como candidata a senadora Eliziane Gama, que concorre à reeleição;
  • o partido de Lula está federalizado com o PCdoB e o PV, e deve se coligar também com o PSB.

Weverton Rocha é um dos lulistas que tentam garantir o palanque duplo de Lula no Maranhão, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, que é do MDB, partido do candidato a governador Orleans Brandão.

O próprio Lula e o presidente nacional do PT, Edinho Silva, porém, já deixaram claro que o palanque lulista é o de Camarão.

O vice-governador ainda não iniciou debates sobre a segunda vaga de senador em sua chapa, que pode ser  para o próprio Weverton, inclusive.

Desde que o PDT coligue com o PT…

Lula pode ter duas mulheres na disputa pelo Senado no Maranhão…

Caso o projeto de eleger Eliziane Gama e Roseana Sarney na base lulista seja vitorioso, Maranhão pode passar a ter, em 2027, três mulheres senadoras pela primeira vez na história

 

ROSEANA E ELIZIANE PODEM SER AS CANDIDATAS DE LULA NO MARANHÃO, para neutralizar as chances de eleição de candidatos bolsonaristas

A base do presidente Lula (PT) poderá ter no Maranhão duas mulheres candidatas ao Senado.

  • concorrendo à reeleição, Eliziane Gama está consolidada no PT lulista;
  • já o MDB quer as bençãos do presidente para lançar Roseana Sarney.

Lula vai se reunir nesta terça-feira, 19, com o ex-presidente José Sarney e com o senadores do MDB, em uma reunião em Brasília, como este blog Marco Aurélio d’Eça já havia antecipado, com exclusividade, na postagem “Lula ainda vai receber Sarney…”.

  • a cúpula do MDB já decidiu que quer Roseana Sarney candidata;
  • ela pode disputar na chapa de Orleans (MDB) ou independente.

Caso Eliziane Gama e Roseana  Sarney se elejam em outubro – tendo o apoio definido de Lula – o Maranhão poderá ter três mulheres no Senado pela primeira vez na história. A outra senadora maranhense é Ana Paula Lobato (PSB), que tem mandato até 2031.

Uma bancada maranhense 100% feminina é um fato histórico no país…

Maria Alves recebe micro-ônibus para a Saúde de Arari…

Entregue pelo programa PAC-SUS, prefeitura da parceria da prefeitura com o Governo Federal, veículo será usado no transporte de pacientes  em tratamento dentro e fora do município

 

MARIA ALVES RECEGE O MICRO-ÔNIBUS DO DEPTUADO CLÉBER VERDE responsável pela emenda que garantiu o veículo no PAC-SUS

A prefeita de Arari, Maria Alves, recebeu na última quinta-feira, 14, um micro-ônibus destinado ao transporte e pacientes eletivos e dialíticos, que vai reforçar o sistema de saúde do município.

  • o veículo foi entregue pelo Governo Federal, numa parceria do programa PAC-SUS;
  •  Arari foi um dos municípios contemplados com emendas do programa no Maranhão.

“Essa importante conquista é resultado de parcerias que fazem a diferença: com o Governo Fedserla, Governo do maranh~çao e Ministériod a Saúde, além do apoio do deptuado federal Cléber Verde (MDB) e do presidnete Lula (PT). Seguimos avançando, construindo uma Arari cada vez melhor para todos”, festejou Simplesmente maria.

O veículo fortalecerá o serviço de transporte de pacientes dentro e fora do município.

Acompanhe  em @prefeitura.arari

Vídeo do dia: Brandão e Camarão no mesmo palanque…

Entrega de veículos do PAC-SUS, do governo Lula, reuniu governador e vice pela primeira vez desde o rompimento, com direito a “saudação pública”

 

JUNTOS, MAS SEPARADOS. Camarão e Brandão mantiveram a urbanidade, à distância, no palanque de Lula

O vice-governador Felipe Camarão parece estar seguindo à risca as orientações do presidente Lula (ambos do PT) para fazer o mínimo de inimigos e evitar mais crises com o governador Carlos Brandão (sem partido); ele participou nesta quinta-feira, 14, da entrega de veículos do programa PAC-SUS do Governo Federal, recebido no palanque por Brandão.

  • foi a primeira vez que Camarão esteve no palanque de Brandão desde o ano passado;
  • o vice-governador fez questão de saudar “o governador do estado e toda sua equipe”.

“É uma tarde apenas para gradecer. Quero saudar primeiro o governador do estado e toda a sua equipe, saudar todos os profissionais de saúde, tanto da secretaria estadual quanto das secretarias municipais. As prefeitas e os prefeitos, deputados federais presentes… e cumprimentar a senadora Eliziane Gama (PT), que é uma grande batalhadora no Congresso Nacional, da base de apoio ao presidente Lula”, declarou Felipe Camarão.

CAMARÃO SAUDOU BRANDÃO, DEPUTADOS DINISTAS E BRANDONISTAS e cumprimentou a senadora Eliziane Gama, da base de Lula

Do evento também participaram os deputados federais dinistas Rubens Pereira Júnior (PT) e Márcio Jerry (PCdoB), citados por Camarão juntamente com outros parlamentares federais.

O gesto de Brandão e Camarão gerou diversas postagens ao longo do dia, em blogs e redes sociais, cada um com as suas interpretações.

Este blog Marco Aurélio d’Eça narra o fato cru.

Publicando o vídeo, que fala por si só….

Ministros de Lula veem conspiração de Flávio Dino e Xandão contra Messias no STF…

Petistas de alto coturno acusam diretamente o maranhense e seu colega de Supremo como membros da rede que derrotou o governo no Senado

 

ALEXANDRE DE MORAES E FLÁVIO DINO SÃO VISTO COMO CONSPIRADORES NO GOVERNO LULA, no episódio envolvendo a indicação para o STF

Aliados de alto peso político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestaram nesta quinta-feira, 30, posição crítica contra os ministros do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino e Alexandre de Moraes; para esses lulistas, Dino e Xandão conspiraram, junto com lideranças do Senado contra a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

“Para o governo, o ministro do STF Alexandre de Moraes ajudou Alcolumbre na articulação contrária a Messias. Auxiliares de Lula também disseram, sob reserva, que o ministro Flávio Dino atuou para derrotar o advogado-geral da União. Tanto Moraes como Dino negam que tenham participado desse movimento”, afirmou o Estadão; tanto Dino quanto Moraes negaram a informação.

  • as suspeitas sobre os dois ministros do STF foram levantadas em reunião de Lula com seu entorno;
  • estavam presentes os ministros José Guimarães, José Múcio e o líder do governo, Jaques Wagner.

Segundo a versão do Estadão, Flávio Dino e Alexandre de Moraes estariam incomodados com a proximidade entre Jorge Messias e o ministro André Mendonça, o que ficou fortemente caracterizada na articulação de Mendonça em favor do amigo.

Na conspiração, o governo Lula inclui também o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e senadores da própria base governista.

“Alcolumbre sempre quis emplacar o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG), seu antecessor no cargo, na vaga do STF. A portas fechadas, dizia que o presidente havia assumido o compromisso de indicar Pacheco para a Corte“, revelou o jornal.

Nesta quinta-feira, 30, Lula decidiu que irá indicar um outro nome ao STF, que pode ser o de uma mulher, inclusive.

Resta saber como se encaminhará a relação com Dino e Xandão…

Weverton apresenta à CCJ do Senado relatório pela aprovação de Jorge Messias ao STF…

Para o senador maranhense a aprovação da indicação do presidente Lula preserva o papel da Suprema corte diante dos desafios atuais no país

 

O senador Weverton Rocha (PDT) apresentou nesta terça-feira, 14, seu relatório favorável à aprovação do nome de Jorge Messias ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o senador, a trajetória profissional de Jorge Rodrigo Araújo Messias oferece elementos positivos suficientes para que os senadores votem pela sua aprovação.

Em seu relatório, o senador Weverton Rocha destacou a relevância da decisão do Senado sobre o indicado ao STF “diante dos imensos desafios que a presente quadra histórica brasileira apresenta e do fato, que todos reconhecemos, de ser decisivo o papel da Suprema Corte na democracia brasileira”.

O relatório será lido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira, 15. Em seguida, será dada vista coletiva. No dia 29 de abril será feita a sabatina de Jorge Messias e, em seu nome sendo aprovado na CCJ, ocorrerá a votação em Plenário, onde são necessários 41 votos para a aprovação.

Trajetória

Jorge Messias nasceu em Recife, tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, ondo foi professor convidado. É professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e autor de diversos livros e artigos acadêmicos.

Messias tem uma larga experiência no serviço público. Ainda como estudante de Direito, começou a trabalhar na Caixa Econômica Federal. Em 2006, ingressou por concurso público na Advocacia-Geral da União (AGU), onde foi Procurador do Banco Central e Procurador da Fazenda Nacional. Também atuou como Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Consultor Jurídico e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no MEC; Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e posteriormente de Assuntos Jurídicos da Casa Civil – SAG.
Desde janeiro de 2023 Jorge Messias é Advogado-Geral da União.

Fufuca aumentou em cinco vezes orçamento do Ministério do Esporte…

Recursos da pasta saltaram de R$ 607,7 milhões em 2023 para R$ 3,19 bilhões em 2025, na gestão do ministro maranhense, que volta à Câmara em abril

 

FUFUCA EXPÕE SEU LEGADO NO MINISTÉRIO DO ESPORTE AOS COLEGAS DEPUTADOS, às vésperas de deixar a pasta

O ministro do Esporte André Fufuca (PP) deixa um legado significativo na pasta, da qual se afastará no final de março para disputar as eleições de outubro. Entre os avanços, está o orçamento da pasta, que aumentou cinco vezes na gestão do maranhense.

  • o esporte tinha orçamento de R$ 607,7 milhões em 2023;
  • sob a gestão de Fufuca, saltou para R$ 3,19 bilhões em 2025.

“Saio com a consciência tranquila e a convicção de que entrego um ministério muito mais estruturado. A gestão termina com o Brasil confirmado como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, consolidando a presença internacional do país no cenário esportivo”, destacou o ministro.

Estes dados fazem parte do balanço apresentado por André Fufuca à Câmara Federal, numa espécie de prestação de contas às vésperas de 

Fufuca transformou a Lei de Incentivo ao Esporte em política permanente, alcançado a captação de recursos da ordem de R$ 3 bilhões, com cerca de 1 milhão de beneficiados; ele viabilizou também a Universidade Federal do Esporte, projeto já aprovado pelos deputados.

  • foram mais de mil obras e retomada de projetos parados, que saltaram de 500 em 2023 para mais de 2,9 mil frentes de trabalho em 2026;
  • o Bolsa Atleta atingiu investimento recorde de R$ 177 milhões, garantindo benefício a 100% dos medalhistas brasileiros em Paris 2024;
  • o programa social TEAtivo, voltado para pessoas com autismo, é menina dos olhos do ministro, com cerca de 5 mil famílias atualmente.

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança. E seguiremos juntos, com a certeza de transformar o país também por intermédio do esporte”, frisou o ministro maranhense.

Fufuca deve deixar o Ministério do Esporte entre o final de março e o início de abril.

Ele vai retomar seu mandato de deptuado federal e é pré-candidato ao Senado.

Com informações da Assessoria