Yglésio e Othelino digladiam sobre PT Lula e STF…

Deputado bolsonarista chama o PT de “carniça”, ataca o governo Lula e ministros do STF; socialista reage em defesa do partido, que está sem representante em plenário

 

YGLÉSIO ATACOU PT, LULA, MINSITROS E STF; sem deputados petistas em plenário, coube a Othelino Neto a defesa do partido

O deputado estadual Othelino Neto (PSB) obrigou-se nesta terça-feira, 10, a sair em defesa do Partido dos Trabalhadores, chamado de carniça pelo colega bolsonarista Dr. Yglésio Moyses (PRTB).

  • o PT está sem deputado na Assembleia desde o início do governo Brandão;
  • o próprio Yglésio já foi filiado à legenda, mas hoje declara-se de direita.

“O Partido dos Trabalhadores não é uma ‘carniça’. O Partido dos Trabalhadores é o mais importante partido do Brasil, um dos maiores partidos da América Latina”, declarou Othelino, ressaltando que não é filiado à legenda, mas considera necessário rebater o que classificou como ataque injustificado.

Em suas intervenções na sessão, Dr. Yglésio partiu pra cima não apenas do PT, mas também do governo Lula e até dos ministros do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino e Alexandre de Moraes.

  • para o deputado bradonista, Dino e Xandão são unha e carne no STF;
  • o parlamentar chegou a chamar Moraes de canalha e perseguidor.

“Alexandre de Moraes, um canalha perseguindo a imprensa, já até do Maranhão. A gente sabe a pedido de quem é, porque ‘Xandão’ com seu Dino é unha e carne”, relacionou.

O bate-boca dos dois parlamentares reflete o clima de tensão com a proximidade de decisões importantes relacionadas às eleições de outubro…

Dinistas querem as duas vagas de senador na chapa de Braide…

Aliança tem o aval da cúpula nacional do PT e do governo Lula, desde que o prefeito de São Luís aceite compor com os candidatos indicados pelo grupo remanescente do governo Flávio Dino

 

DINISTAS ESTIVERAM COM GLEISI HOFFMANN NOVAMENTE para tratar das eleições no Maranhão (imagem meramente ilustrativa)

Um grupo de lideranças do chamado dinismo no Maranhão esteve reunido com a responsável pelas Relações Institucionais do governo Lula,  ministra Gleisi Hoffmann (PT); ela quis saber, mais uma vez, se o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), estaria disposto a ceder as duas vagas de senador em sua chapa.

“Nós ainda não travamos este tipo de conversa direta com ele, mas o certo é que a vaga do PT ao Senado está garantida para Felipe Camarão”, respondeu um dos dinistas.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia tratado deste tema da chapa de Braide, em post no último sábado, 7, intitulado “A possível chapa de Eduardo Braide…”. 

Há dois nomes propostos para fechar o palanque do prefeito: o primeiro é o da senadora Eliziane Gama, que tem o apoio do próprio PSD, seu partido, mas também da cúpula do PT, sobretudo do presidente Edinho Silva, um pedido direto do presidente Lula.

O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) seria uma preferência do próprio Braide.

Mas a definição da chapa deve ocorrer somente em julho, nas convenções partidárias…

As implicações de um acordo entre dinistas e brandonistas…

Faltando trinta dias para o Sábado de Aleluia – dia em que Carlos Brandão precisa decidir se sai ou continua no governo – os caminhos para uma realiança mostram-se mais tortuosos

 

LULA QUER SER O AVALISTA DA REALIANÇA ENTRE CAMARÃO E BRANDÃO; mas isso implica perdas e danos de lado a lado

Opinião

A praticamente 30 dias da data final para decidir se sai ou continua no comando do estado – no sábado de aleluia, em 4 de abril – o governador Carlos Brandão (sem partido) convive nesta reta final com novas possibilidades de uma realiança com os remanescentes do governo Flávio Dino, reconpondo a base que o fez governador e o reelegeu em 2022. Mesmo admitindo a hipótese de que os dinistas garantirão a estrutura para a eleição de Brandão ao Senado, há outras implicações que precisam ser avaliadas a esta altura do campeonato.

Uma dessas questões envolve exatamente as candidaturas ao Senado.

  • só no grupo do governador são cinco pré-candidatos a senador, incluindo ele próprio;
  • além de Brandão, são citados Weverton Rocha, André Fufuca, Iracema Vale e Roseana Sarney;
  • a confirmação de Brandão na disputa significará, automaticamente, a saída de três desses nomes.

Superada a questão do Senado, outra batalha se forma, para saber quem será o companheiro de chapa do governador Felipe Camarão (PT), que concorreria à reeleição no cargo, caso o acordo fosse fechado.

Entre as supostas propostas apresentadas pelos dinistas – e que, supostamente, serão apresentadas a Brandão pelo ex-ministro José Dirceu (PT) – há a garantia ao governador de indicar o vice de Camarão.

No grupo dinista está a senadora Eliziane Gama (PSD), esquecida por Brandão desde o início do governo; leal a Dino e ao presidente Lula (PT), Eliziane Gama teria que ser contemplada na chapa a ser formada na nova aliança.

  • se ela mantivesse a candidatura à reeleição ao Senado, significaria que, no grupo Brandão, mais um dos nomes ao Senado teria que ser realocado;
  • se, por outro lado, Eliziane fosse indicada a companheira de chapa de Felipe Camarão, aí a proposta de Brandão indicar o vice cairia por terra.

São apenas dois pontos que mostram os gargalos de uma realiança entre dinistas e brandonistas.

O acordo não envolve apenas Lula e Brandão, ou Brandão e Camarão; envolve diversos outros personagens, alguns deles vindo desde 2023 quebrando lanças em favor de seus projetos.

E são todos esses gargalos que tornam um novo acordo, se não impossível, pelo menos de difícil execução; a menos que seja imposto de cima para baixo.

Mas isso também vai gerar ruídos…

Com duas agendas na mesma semana, Fufuca demonstra prestígio com o presidente Lula…

O ministro do Esporte, André Fufuca, tem demonstrado um crescente alinhamento e prestígio junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agendas de alta visibilidade internacional. A cerimônia do Tour das Taças da Copa do Mundo FIFA, realizada nesta quinta-feira, 26, no Palácio do Planalto, simboliza essa confiança.

Ao abrir o evento que reuniu as taças dos mundiais masculino e feminino, Fufuca não apenas reforçou o papel do Brasil como sede da Copa Feminina de 2027, mas também atuou como anfitrião para lendas do futebol como Cafu e Formiga, sob o olhar atento do presidente.

A retórica do ministro, focada na união e na “paz através do esporte”, ecoou diretamente o discurso diplomático de Lula.

Além do futebol, o prestígio da pasta se estende a feitos inéditos, como a homenagem ao atleta Lucas Pinheiro Braathen. A entrega de uma placa de reconhecimento pela histórica medalha de ouro no esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 destaca a diversificação do investimento esportivo sob a gestão de Fufuca.

Entre os ministros, a proximidade tem sido evidente.

Só na última semana André Fufuca teve duas audiências com o presidente. Sem dúvidas, o ministro se mostra um articulador capaz de transformar vitórias esportivas em capital político e prestígio institucional para o Governo Federal, estreitando os laços de confiança entre ele o presidente Lula.

Da Assessoria

Brandão quer ouvir do próprio Lula o “não” ao seu projeto eleitoral…

Governador tem alternativas ao Senado para apresentar ao presidente, mas não abre mão da candidatura do secretário Orleans Brandão ao Governo do Estado

 

BRANDÃO JÁ TEM O “NÃO” DO PT, mas quer ouvir do presidente se rejeita as opções de chapa para o Senado

O governador Carlos Brandão (Sem partido) vai insistir em novo encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do projeto eleitoral no Maranhão. A informação é da jornalista Carla Lima, que revelou o encontro de Brandão com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira, 24. 

  • Brandão ouviu novamente que o PT não irá apoiar a candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) ao governo;
  • os petistas propõem a renúncia de Brandão em favor do vice-governador Felipe Camarão (PT) ou um nome de consenso.

“Como em nada avançou a conversa, uma nova rodada de diálogo foi proposta por Edinho Silva para a próxima semana. O governador concordou apesar de falar para todos que espera mesmo é o encontro com o presidente Lula que é quem tem a palavra final da posição do PT no Maranhão”, revelou a colunista do portal imirante.com. (Leia aqui)

O governador maranhense já deixou claro que não abre mão da candidatura de Orleans Brandão ao governo, “já consolidada no grupo”; mas tem algumas alternativas de chapa, com opções ao Senado Federal, cargo de interesse direto de Lula nas eleições de outubro.

Em último caso, Carlos Brnadão proporá a Lula que fique neutro nas eleições de outubro, sem se envolver diretamente na campanha, mesmo que o PT confirme a candidatura de Felipe Camarão; entre os alaidos do governador, a aposta é que Lula só estique a corda até o dia quatro de abril, para forçar uma renúncia.

Não ocorrendo a renúncia, o presidente não terá outra opção, pensam eles…

Eliziane Gama movimenta o xadrez da reeleição…

Próxima do presidente Lula, com quem está em viagem pela Ásia, senadora é prioridade nacional do PSD, que tem como candidato a governador o prefeito de São Luís Eduardo Braide

 

ELIZIANE EMBARCOU NO AVIÃO PRESIDENCIAL RUMO À ÍNDIA, viagem de quase um dia ao lado do presidente Lula

Em 2022, a senadora Eliziane Gama (PSD) fez uma cordo com o então vice-governador Carlos Brandão (Sem partido) – chancelado pelo então  governador Flávio Dino – que consistia no seu apoio à candidatura de Brandão ao governo, em troca do apoio à sua reeleição nas eleições de 2026.

Nos quatro anos que se passaram, Brandão nunca, jamais, voltou a tocar no assunto com Eliziane, que foi sendo gradualmente posta de escanteio no projeto eleitoral do governador.

  • ao mesmo tempo em que era esquecida por Brandão, Eliziane foi ganhando cada vez mais força com o presidente Lula (PT);
  • hoje, é uma das mais leais aliadas do Palácio do Planalto, que tem dívida de gratidão pela condução que ela deu ao mandato;
  • a senadora também ganhou força no PSD, que a tem como prioridade nacional e a quer na chapa do prefeito Eduardo Braide.

É nesta condição que Eliziane Gama está neste momento em viagem com Lula pela Ásia.

“Eu carrego comigo a responsabilidade de representar o Maranhão e o Brasil com firmeza, compromisso e coragem, porque cada conversa aqui precisa virar avanço lá na ponta, na vida de quem mais precisa”, disse a senadora, ao embarcar no avião presidencial, no feriado.

Obviamente que uma viagem de dias – com muitas horas de voo no avião presidencial – não deixa de ser uma oportunidade de reforçar laços e reafirmar compromissos; sobretudo num período tão próximo de definições eleitorais.

Eliziane Gama tem o compromisso eleitoral do Palácio do Planalto, do PT, de Lula , sobretudo, da primeira-dama Janja.

E é dentro deste compromisso que estará em uma chapa de senador nas eleições de outubro…

Hildo Rocha garante mais investimentos no Maranhão em Reunião com Jader Filho…..

Estado já conta com mais de R$ 3 bilhões garantidos para obras de abastecimento d’água, habitação, tratamento de esgoto e mobilidade urbana

 

HILDO ROCHA EM REUNIÃO COM JADER FILHO. Presença constante no Ministério das Cidades garante obras para o Maranhão inteiro

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) reuniu-se, ontem, com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, para tratar de novos investimentos em habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e pavimentação para municípios do Maranhão.

Durante o encontro, o parlamentar destacou que o estado já conta com mais de R$ 3 bilhões em recursos federais destinados a obras de abastecimento de água, habitação, tratamento de esgoto e mobilidade urbana.

  • em execução estão a ampliação da Avenida Litorânea, além da implantação da Via Metropolitana, ambas em São Luís;
  • diversas obras habitacionais já foram entregues e outras estão em andamento pelo programa  Minha Casa, Minha Vida.

“O Maranhão tem sido bem atendido. Reconheço o esforço e o carinho que o ministro tem demonstrado com o nosso estado. Mas, como as necessidades são grandes, seguimos buscando mais investimentos para beneficiar os maranhenses”, afirmou.

O ministro Jader Filho reafirmou o compromisso do governo federal com o estado e elogiou a atuação do parlamentar em Brasília.

“O povo do Maranhão tem um grande representante no Congresso Nacional. Vamos continuar trabalhando, junto com o presidente Lula, para levar mais habitação, água de qualidade, pavimentação e infraestrutura, melhorando a vida dos maranhenses”, declarou o ministro.

Jader Filho também destacou a atuação do deputado tanto junto aos ministérios quanto no Congresso, na defesa dos interesses do Maranhão.

A difícil equação de Lula para o Senado no Maranhão…

Presidente manifesta preferência por quatro nomes, mas na disputa só cabem dois candidatos em cada chapa majoritária para as duas vagas que serão abertas em outubro

 

SÃO QUATRO, MAS SÓ CABEM DOIS. Dois dos “preferidos por Lula” vão ter que ficar de fora da chapa de senadores no Maranhão

Ensaio

Se já está difícil resolver a equação para a escolha do candidato a governador que representará o palanque do presidente Lula (PT) no Maranhão, o próprio Lula dificulta ainda mais as coisas, ao se posicionar por quatro nomes preferenciais na disputa pelo Senado.

  • o presidente já disse diversas vezes que quer o governador Carlos Brandão (Sem partido) em uma das vagas para o Senado; 
  • mas ele já manifestou preferência também pelo ministro André Fufuca e pelos senadores Weverton rocha e Eliziane Gama.

São apenas duas vagas em disputa e cada chapa que concorrer pelo governo pode indicar só dois candidatos a essas vagas.

Sinal de que ao menos dois desses “preferidos de Lula” vão sobrar na hora de fechar a chapa…

Os trunfos de Eliziane para Lula como opção ao Senado no MA…

Posição de evangélica, combinada à sua condição de filiada ao PSD, fortalecem o nome da senadora maranhense na preferência do presidente da República, segundo destacou o jornal Folha de S. Paulo

 

ELIZIANE É VISTA POR LULA COMO ELO IMPORTANTE ENTRE OS EVANGÉLICOS, e, principalmente, com o PSD de Kassab e Braide

Análise da Notícia

A senadora Eliziane Gama (PSD) foi citada novamente pelo jornal Folha de S. Paulo como tendo a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Senado no Maranhão. O jornal aponta dois trunfos de Eliziane:

  • 1 – no Senado, a parlamentar maranhense é uma das principais representantes evangélicas, segmento do qual Lula necessita aproximação;
  • 2 – além de filiada, ela é vice-presidente nacional do PSD, partido com forte influência na corrida presidencial e que Lula quer manter na aliança.

“Ela foi chamada de ‘minha candidata’ pelo presidente em cerimônia realizada em Brasília na antevéspera do Natal, quando o governo reconheceu a música gospel como manifestação cultural”, disse nesta segunda-feira, 9, a coluna Painel, da Folha.

No Maranhão, o partido de Eliziane Gama tem como opção para o Governo do  Estado o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; Braide já foi comunicado pelo presidente nacional do PSD que, caso ele entre na disputa, uma das vagas do Senado deve ser entregue a Eliziane.

Além disso, a senadora é fortemente ligada ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão; o grupo de Dino tem flertado com Braide, e não descarta a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT) na outra vaga de senador.

Todas essas movimentações acabam por fortalecer a posição de Eliziane…

Emenda de Pedro Lucas garante que programa Gás do Povo alcance quem, de fato, precisa…

Programa implantado pelo governo Lula prevê a retirada gratuita de botijões em distribuidoras credenciadas, por cidadãos inscritos no Cadastro Único

 

PEDRO LUCAS ESTABELECEU CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DO PROGRAMA GÁS DO POVO, garantindo o benefício a quem precisa

A Câmara Federal aprovou na segunda-feira, 2, a Medida Provisória 1313/25 que cria o programa Gás do Povo; a medida altera o nome do antigo programa Gás dos Brasileiros para Gás do Povo e prevê o fim gradual do pagamento do benefício em dinheiro, em favor da retirada gratuita de botijões em revendas credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

  • o programa alcança famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo, especialmente aquelas com renda de até R$ 218;
  • a expectativa é atender cerca de 15,5 milhões de famílias a partir de março de 2026, expandindo significativamente o atendimento em relação ao modelo anterior.

“A aprovação dessa medida demonstra o compromisso da Câmara dos Deputados com políticas públicas que enfrentam diretamente as desigualdades sociais. Nosso objetivo é que o auxílio chegue de forma efetiva às casas brasileiras, especialmente àquelas que enfrentam dificuldades para garantir itens básicos do dia a dia. Seguiremos trabalhando para que essa iniciativa se consolide e cumpra plenamente sua função social”, festejou o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil).

Fernandes é autor de uma emenda, que introduziu introduziu ajustes na forma de implementação do programa.

  • sua proposta reforça mecanismos de controle na aplicação do benefício, garantindo a rastreabilidade das operações;
  • além disso, reduz os riscos de fraude e a garante que a destinação direta do subsídio chegue ao beneficiário final.

Aprovada com ampla maioria no plenário, a MP recebeu 415 votos favoráveis, 29 contrários e duas abstenções.

Vai agora para deliberação no Senado Federal…