Zé Inácio destaca parceria de Lula e Brandão na Avenida Metropolitana

Obra que integra os quatro municípios da Grande São Luís, segundo a liderança petista, vai além da mobilidade, mas gera emprego e valoriza a paisagem urbana

 

Liderança do PT no Maranhão, Zé Inácio destacou nas redes sociais a importância da parceria entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão para o avanço das obras da Avenida Metropolitana, projeto estruturante que vem transformando a mobilidade urbana da Grande Ilha de São Luís.

No vídeo publicado, Zé Inácio ressaltou que a obra já é uma realidade e se encontra na terceira etapa, com a implantação de um trecho inédito que liga a rotatória da UEMA à Estrada de Ribamar.

  • a nova via integra diretamente os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa;
  • a obra fortalece a conexão entre as quatro cidades da região metropolitana.

Segundo o petista, o investimento superior a R$ 118 milhões demonstra o compromisso dos governos estadual e federal com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

  • a obra é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, sob a liderança de Carlos Brandão, e o Governo Federal, por meio da gestão do presidente Lula.

Zé Inácio também enfatizou que a Avenida Metropolitana vai além da mobilidade, pois contribui para a geração de emprego, valorização das áreas urbanas e fortalecimento da economia local. Para ele, trata-se de uma obra que sai do papel e responde a demandas históricas da população da Grande Ilha.

“É o Maranhão seguindo em frente, com obras estruturantes, integração regional e mais dignidade para o povo”, destacou na publicação.

A Avenida Metropolitana é considerada uma das principais intervenções viárias em execução no estado e integra um conjunto de investimentos voltados à modernização da infraestrutura urbana maranhense.

Metrópoles crava Fufuca, agora, como candidato a governador

Um dia depois de o portal UOL listar o ministro dos Esportes como candidato de Lula ao senado, maior portal do país diz que ele é o nome para reunificar a base lulista no Maranhão

 

FUFUCA COM LULA E A COPA DO MUNDO, ao receber representantes da Fifa, nesta segunda-feira, 26

O portal Metrópoles, principal site de notícias do Brasil, informou nesta terça-feira, 28, que o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), é o nome do presidente Lula (PT) para reunificar a base no Maranhão, rachada entre dinistas e brandonistas.

A afirmação do Metrópoles se dá um dia depois de outro site nacional, o UOL, afirmar que Fufuca é um dos nomes de Lula para o Senado no Maranhão, como este blog Marco Aurélio d’Eça analisou no post “UOL crava Weverton e Fufuca como candidatos de Lula no Maranhão…”.

  • de acordo com Metrópoles, Fufuca seria a terceira via para evitar o racha entre os aliados de Lula;
  • o governador Carlos Brandão e o vice, Flipe Camarão, esperam o apoio de Lula, o que dificulta alianças.

“Segundo apurou o Metrópoles com pessoas a par das articulações, a ideia de lançar Fufuca teria partido do próprio presidente como forma de buscar uma saída para o impasse instalado entre os dois aliados, embora o ministro já tenha sinalizado a figuras próximas que pretende ser candidato ao Senado em 2026″, disse o site nacional. (Veja aqui a íntegra da matéria)

A informação de que Fufuca seria a terceira via indicada por Lula para unificar a base no Maranhão começou a circular ainda em novembro do ano passado, após a última reunião do governador Carlos Brandão com o presidente; a reunião foi revelada em primeira mão neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “‘A curiosidade matou o gato’, diz Brandão, sobre reunião com Lula…”.

É provável que o Metrópoles possa ter pescado a informação desta época, mas a citação do ministro dois dias seguidos – e em dois postos de peso – é para s ver com outros olhos.

E mostra o seu forte prestígio com Lula…

Uol crava Weverton e Fufuca como candidatos de Lula no Maranhão…

Reportagem do portal do Grupo Folha cita o pedetista que disputa a reeleição e o ministro dos Esportes como as opções do presidente para fortalecer a bancada governista em 2027

 

O MAPA INTERATIVO DO UOL COM WEVERTON E FUFUCA COMO OPÇÕES DA BASE LULISTA. PT não dá cotna sozinho

O senador  Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), foram listados pelo portal UOL, do grupo folha, na relação de candidatos governistas ao Senado nas eleições de outubro, em todos os estados.

“Neste ano, as candidaturas de aliados terão papel essencial no planejamento petista. Nomes do Solidariedade, PDT e até mesmo do PP podem receber apoio do presidente a depender do estado”, diz a reportagem. (Leia aqui)

  • a matéria do UOL trata exatamente da dificuldade que o partido do presidente Lula tem com seus candidatos próprios;
  • e reforça a dependência que o governo tem dos partidos aliados para tentar barrar a ascensão bolsonarista ao Senado.

A criação a Weverton e Fufuca não é destacada no texto da reportagem, mas ela compõe o mapa eleitoral do Brasil por estado.

Além de Fufuca e Weverton são cogitados para compor o palanque lulista a senadora Eliziane Gama (PSD) , o governador Carlos Brandão (Sem partido) e até mesmo o vice-governador Felipe Camarão (PT).

Este último em uma eventual composição com o prefeito Eduardo Braide (PSD).

 

Washington Oliveira aponta caminho para o PT: “estamos defendendo esta aliança com o governo Brandão”…

Secretário do governo maranhense em Brasília diverge da posição do vice-governador Felipe Camarão e do deputado federal Rubens Jr., mas confirma que Lula dará a palavra final

WASHINGTON FALA DO PT, DIVERGE DE CAMARÃO E RUBENS JR., MAS RECONEHCE: “a decisão será de Lula…”

O secretário de Articulação do governo Maranhense em Brasília, Washington Oliveira, defendeu nesta segunda-feira, 26, um posicionamento para o PT no Maranhão diferente do que vem sendo pregado publicamente pelo vice-governador Felipe Camarão e pelo vice-presidente nacional, deputado federal Rubens Júnior.

“Aqui nós estamos defendendo essa aliança com o atual governo Brandão! O Maranhão tem sido importante, desde 2002. Sempre com 70%, 80% porcento dos votos para Lula. Não existe motivo para haver rompimento, afastamento do PT de Brandão”, afirmou Oliveira, em entreivsta ao quadro Bastidores, da TV Mirante.

A questão Braide, inclusive, mereceu questionamento específico da jornalista Carla Lima, diante da afirmação de unidade petista pelo enfrentamento à extrema direita, defendida por Washington Oliveira.

  • “O senhor fala em unidade, mas existem alas no PT que defendem abertamente aliança com o PSD, que é abertamente de direita…”, provocou a jornalista.
  • “O que trabalhamos é a candidatura do vice-governador e a manutenção da aliança com o governo Brandão; um candidato que seja progressista”, respondeu Washington, sem citar os nomes de Camarão e Orleans Brandão (MDB), os dois nomes da base lulista.

Em apenas um ponto Washington Oliveira seguiu a mesma linha de Felipe Camarão e Rubens Jr.:

“Mas a decisão nos Estados, não só no MA, passa pelo presidente Lula. a orientação principal e a decisão nos seguiremos o que o presidente Lula”, confirmou o secretário durante toda a entrevista…

Hildo Rocha contesta informação de Braide sobre PAC em São Luís…

Ao contrário do que afirmou o prefeito, deputado federal mostrou haver pelo menos mais duas outras obras do governo Lula para São Luís. “Basta a prefeitura começar a obra”, disse

BRAIDE COM HILDO ROCHA E CLEBER VERDE NO MINISTÉRIO DAS CIDADES. Jader Filho garantiu reurbanização do Coroadinho

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) reagiu nesta sexta-feira, 21, à fala do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), sobre as obras do PAC e as parcerias com o governo Lula (PT) na capital maranhense durante sua gestão.

Como revelou em primeira mão este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Braide já fala de ‘parceria com o Governo Federal…'”, o prefeito afirmou, sem sequer citar o nome de Lula:

“desde que eu sou prefeito de São Luís, esta é a primeira obra do Novo PAC que estamos fazendo em parceria com o Governo Federal”.

Hildo Rocha rebateu em react exclusivo para este blog Marco Aurélio d’Eça:

“Não quero aqui polemizar. Apenas lembrar que tem outras obras do PAC beneficiando a nossa capital, beneficiando os ludovicenses, beneficiando todos os brasileiros que moram em São Luís”, afirmou o deputado federal.

  • uma das obras do PAC na gestão de Braide é a Regularização Fundiária do Coroado, dentro do PAC, no valor de R$ 5,9 milhões;
  • também já está garantida a reurbanização completa do polo Coroadinho, no valor de R$ 255,2 milhões, melhorando toda a região.

 “Só falta  a prefeitura começar essa obra, o dinheiro tá garantido; nós tivemos o apoio tanto do presidente Lula quanto do ministro das Cidades, Jader Filho”, garantiu Hildo Rocha.

HILDO MOSTROU QUE NÃO É APENAS A MATERNIDADE DA CIDADE OPERÁRIA que o governo Lula deu para Braide em São Luís

Este blog Marco Aurélio d’Eça registrou a ida de Hildo Rocha e Eduardo Braide ao ministério em 2 de dezembro de 2024, na postagem “Ministério das Cidades aprova urbanização do Coroadinho…”.

O parlamentar lembra que teve apoio nestes pleitos já viabilizados para São Luís do também deputado federal Cléber Verde (MDB).

Tanto Hildo quanto Verde iniciaram a gestão como aliado do prefeito.

Hoje, Rocha segue ao lado de Orleans Brandão (MDB).

De Cleber Verde não se sabe o posicionamento…

Braide já fala de “parceria com o Governo Federal”…

Ao lançar as obras da Maternidade da Cidade Operária, prefeito de São Luís desataca que a obra é a primeira de do novo PAC em sua gestão e ressalta “a importância desta parceria para a população de São Luís”

 

BRAIDE FALA AO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. “Parceria importante para a população de São Luís”

O prefeito de São Luís Eduardo Braide falou nesta sexta-feira, 23, pela primeira vez publicamente, como um aliado do governo Lula (PT).

Ao lançar a obra da Maternidade da Cidade Operária, Braide ressaltou ‘a parceria com o Governo Federal” em diversos momentos do seu discurso, e agradeceu pessoalmente ao ministro Alexandre Padilha e a todos do governo Federal, destacando “a importância que esta parceria vai trazer para a população de São Luís.

“Desde que eu sou prefeito de São Luís, esta é a primeira obra do novo PAC que estamos fazendo em parceria com o Governo Federal. Agradecer a toda equipe técnica do Ministério da Saúde, que, em todo momento, deu todo o apoio necessário, juntamente com a nossa Secretaria de Saúde, para que a maternidade da Cidade Operária pudesse sair do papel. Portanto, leve o nosso agradecimento ao ministro Padilha, a todos do Governo Federal, por conta da importância que esta parceria vai trazer para a população de São Luís”, disse ele, na presença do próprio representante do MS, Linoel.

A maternidade da Cidade Operária será construída em um terreno que estava abandonado desde o início da gestão Edivaldo Holanda.

“Quando eu registrei minha candidatura à reeleição, Ginoel, lá estava, como um dos primeiros itens de compromisso com a saúde: construir a maternidade da Cidade Operária, em parceria com o Governo Federal”, destacou o prefeito.

A repercussão da fala de Braide tem sido intensa nos meios políticos desde a manhã desta sexta-feira, 23…

Pescadores artesanais têm até 5 de fevereiro para corrigir pendências na licença…

Superintendente da Pesca no Maranhão, Elisvane Gama orienta para a apresentação do relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira, cujo prazo encerrou-se em 31 de dezembro

 

ELISVANE GAMA ACOMPANHA DE PERTO a realidade do pescador artesanal maranhense

O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou a Portaria nº 614, de 6 de janeiro de 2026, que estabelece a data de 5 de fevereiro como prazo final apar apresentação do Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP).

Art.1º Ficam advertidos os pescadores e pescadoras, que não realizaram a Manutenção da Licença, mediante a apresentação do Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira – REAP, referente aos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, até 31 de dezembro de 2025, conforme relação disponibilizada no sítio eletrônico oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura, na aba Pescador e Pescadora Profissional. Parágrafo único. O pescador ou a pescadora profissional terá o prazo, até 5 de fevereiro de 2026, para sanar o motivo da advertência, enviando o REAP para o endereço disponibilizado no sítio eletrônico oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura”, estabelece a portaria. (Leia a íntegra aqui)

  • a portaria prorrogou o prazo de apresentação dos documentos, mas os pescadores precisam ficar alerta para o início de fevereiro;
  • superintendente da Pesca no Maranhão, Elisvane Gama orienta os pescadores sobre o preenchimento do documento para o MPA.

“A SFPA está de portas abertas para o pescador artesanal regularizar sua situação e garantir a sua licença em 2026”, disse a superintendente Elisvane Gama.

A superintendência quer garantir o acesso de todos os autênticos pescadores aos benefícios do ministério…

Governo Lula e PT começam a cobrar cumprimento de acordo entre aliados nos estados…

Ex-ministro José Dirceu tem sido o emissário do presidente nos estados; semana passada esteve em Alagoas, para tratar do acordo entre o prefeito JHC e a família Calheiros

 

JOSÉ DIRCEU FOI A ALAGOAS EXIGIR CUMPRIMENJTOD E ACORDO firmado pela base lulista

O governo Lula e o PT, partido do presidente da República, começou a visitar as bases nos estados – sobretudo no Nordeste, para exigir o cumprimento de acordos políticos firmados ainda em 202, para cumprimento nestas eleições de 2026; emissário de Lula, o ex-ministro José Dirceu esteve semana passada em Alagoas para tratar com os aliados.

  • em Alagoas, há um acordo para que o prefeito de Maceió, JHC (PL) apoie o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB);
  • o prefeito tem praticamente os mesmos índices percentuais do ministro, mas sua candidatura gera rachas na base lulista.

“José Dirceu deixou claro que o presidente Lula já definiu apoio integral ao ministro Renan Filho para a disputa ao Governo de Alagoas em 2026 e, de forma conjunta, também ao senador Renan Calheiros para o Senado. No encontro, teria sido cobrado o cumprimento de um acordo político previamente pactuado, envolvendo o alinhamento do grupo liderado por JHC ao projeto nacional do Palácio do Planalto”, revelou o site Metrópoles-Alagoas, que publicou com exclusividade a visita de Dirceu ao estado. (Veja aqui)

Tanto o ex-ministro José Dirceu quanto outros emissários de Lual e dirigentes do PT nacional deverão fazer visitas semelhantes em outros estados, incluindo o Maranhão.

  • aqui, ex-aliados do governador Carlos Brandão (sem partido) afirmam ter um acordo de 2022 que garante o seu apoio ao vice, Felipe Camarão (PT);
  • Brandão nega tal acordo e já declarou apoio ao sobrinho, o secretário Orleans Brandão (MDB), á frente de Camarão nas pesquisas de intenção de votos.

No último encontro com Lula, Brandão ouviu a proposta de uma terceira via para evitar o racha no grupo, recusada pelo seu grupo político.

Há a expectativa de um novo encontro entre o governador e o presidente, ainda em janeiro.

mas não há confirmação de datas para esta reunião…

Brandão vai, de novo, a Lula e ao PT…

Governador pretende confirmar o secretário Orleans Brandão ao conjunto de partidos de sua base política, mas espera, antes, falar com o presidente e os líderes nacionais petistas

 

GOVERNADOR JÁ SE DECIDIU PELA CANDIDATURA DE ORLEANS, mas ainda quer garantir a presença de Lula no palanque

O governador Carlos Brandão (sem partido) pretende fazer uma ampla reunião partidária, ainda neste mês de janeiro, para definir os rumos da campanha do secretário Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado. Antes, porém, ele quer conversar novamente com o presidente Lula e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

  • está praticamente fora de questão na agenda de Brandão uma reaproximação com o grupo remanescente do governo Flávio Dino;
  • ele, porém, quer garantir a presença de Lula e do PT na aliança que vai embalar a campanha de Orleans, sob o seu comando.

Além do MDB, compõem a base do governo Brandão PP, União Brasil, Republicanos, PV, PDT, PSDB, Podemos, Cidadania e PRD. Nesta conta, entra também parte do PT, que tem o vice-governador Felipe Camarão como pré-candidato, e o PSB, hoje afastado do Palácio dos Leões, mas com diversos deputados estaduais e federais ainda filiados.

Brandão quer definir a chapa que vai concorrer em outubro antes mesmo do carnaval.

para que a campanhas e intensifique após a folia de Momo…

Roberto Rocha reclama autoria de obra do Contorno de Timon…

Em vídeo distribuído em suas redes sociais, ex-senador critica os que “chegaram depois, mas nunca botaram um centavo na obra”, entregue nesta segunda-feira, pelo ministro Renan Filho

 

ROBERTO ROCHA ESPALHOU NAS REDES SOCIAIS as informações sobre as obras do Contorno de Timon

O ex-senador  Roberto Rocha distribuiu nesta terça-feira, 13, vídeo em que reforça a autoria do projeto que resultou na construção do Contorno Rodoviário de Timon.

  • a obra foi entregue nesta segunda-feira, 12, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho;
  • na entrega estavam parlamentares e políticos, que, segundo Rocha, não atuaram pela obra.

“Mais uma obra do senador Roberto Rocha: o Contorno Rodoviário de Timon não nasceu em gabinete nem em rede social Nasceu de um projeto, emenda, articulação e cobrança. tudo registrado. agora, quando a obra fica pronta, aparece uma fila de políticos, que nunca colocaram um centavo, nunca assinaram nada, nunca destravaram um metro, mas correm para posar na foto. Isso não apaga quem trabalhou, só revela quem nunca trabalhou”, desabafou Rocha. (Veja o vídeo abaixo)

O evento em Timon, registrado neste blog na postagem… levou o governador Carlos Brandão, os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama(PSD), deputados federais, estaduais, prefeitos e políticos de várias regiões.

Para Roberto Rocha, que não foi convidado, tudo não passou de uma festa de aproveitadores.

“Em ano eleitoral, obra pronta vira palco. Para quem fez é entrega, para quem nunca fez, é fantasia. Obra pública tem CPF: quem projeta, quem financia, quem destrava; foto de inauguração não muda isso, só mostra quem chegou depois.  Quem faz obra não precisa de foto. Roberto Rocha entrega infraestrutura”, concluiu o vídeo.

O ex-senador tem registrado da mesma forma todas as obras frutos de suas emendas parlamentares…