Weverton comemora isenção para quem recebe até R$ 5 mil: “quem ganha mais, deve pagar mais”…

Projeto do governo Lula é aprovado por unanimidade no Senado Federal e vai para sanção do presidente, para valer a partir de janeiro

 

FESTA POPULAR. Ao lado dos líderes governistas, Weverton festeja a aprovação do projeto de isenção do IRPF

O senador Weverton Rocha (PDT) comemorou a aprovação do projeto de Lei que isenta de Imposto de Renda trabalhadores com salário até R$ 5 mil mensais. A proposta foi aprovada pelo Plenário nesta quarta-feira, 5.

“Quem ganha menos deve pagar menos, e quem ganha mais, deve pagar mais. É assim que se constrói um país mais justo, com equilíbrio e oportunidades para todos”, afirmou o senador.

  • o projeto está no Congresso dedes março e havia sido aprovado em outubro pela Câmara dos Deputados;
  • a proposta prevê isenção a quem ganha R$ 5 mil e reduz a alíquota para quem ganha até R$ 7,5 mil. 

O texto aprovado no Senado prevê ainda uma alíquota mínima para os chamados super ricos, aqueles que ganham até R$ 600 mil por ano, o que dá R$ 50 mil por mês; a progressão da alíquota chegará a 10% para os que ganham até R$ 1,2 milhões por ano.

“A medida é parte de um esforço para promover justiça fiscal e fomentar o crescimento econômico, beneficiando principalmente a classe média e baixa. A ampliação da isenção pode significar um passo significativo para a recuperação econômica e social do país em um momento de desafios fiscais e necessidade de medidas que promovam a inclusão e o desenvolvimento”, explicou o parlamentar.

A proposta também muda a declaração de lucros e dividendos de pessoas jurídicas para uma mesma pessoa física.

  • os dividendos acima de R$ 50 mil terão incidência de IRPF com alíquota de 10%;
  • distribuições de dividendos aprovadas até 31 de dezembro ficam fora dessa taxação.

O presidente Lula deve sancionar a nova lei imediatamente após encaminhamento pelo Senado.

O projeto é um dos carros-chefe do projeto econômico do governo do PT…

Após conversa com Brandão, Lula vai sentar com senadores maranhenses…

Presidente quer ouvir as impressões de Weverton Rocha e Eliziane Gama, cujas vagas estarão em disputa em 2026; e também vai tratar com Ana Paula Lobato, que comada o PSB no estado

 

TERCEIROS INTERESSADOS!!! Weverton e Eliziane estão diretamente vinculados ao projeto de Lula para 2026

No processo de reunificação de sua base política no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agora – após a conversa da última sexta-feira, 31, com o governador Carlos Brandão (sem partido) – uma previsão de agenda com os senadores Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato (PSB).

  • a princípio, Lula ouviria apenas Rocha e Gama, cujas vagas estarão em disputa em 2026;
  • Ana Paula também será chamada, na condição de presidente regional do PSB, parceiro do PT.

“O presidente já teve conversas separadas conosco (ela e Weverton);  quer agora ouvir os dois juntos, antes de tratar novamente com o governador”, confirma a senadora Eliziane Gama.

Weverton não reconhece esses encontros, mas confirma que pretende estar com o presidente nos próximos dias.

As tratativas com o senadores fazem parte da agenda de Lula para definir com Brandão os rumos traçados na conversa da última sexta-feira, 31, cujos desdobramentos foram tratados por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Lula deve dar resposta a Brandão nos próximos dias sobre 2026…”.

E todas essas definições devem ocorrer antes mesmo do fim de 2025…

Exclusivo!!! Lula deve dar resposta a Brandão nos próximos dias sobre 2026…

Presidente que havia apresentado um projeto eleitoral para o Maranhão ouviu a contraproposta do governador e ficou de conversar novamente sobre o assunto

 

DUAS CONVERSAS. Brandão e Lula conversaram duas vezes no mesmo dia; houve proposta e contraproposta e agora espera-se a posição final

Exclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar novamente com o governador Carlos Brandão (sem partido) – já nos próximos dias – para tratar do projeto eleitoral dos dois para 2026 no Maranhão; esta nova conversa foi confirmada nos últimos dias pelo próprio Brandão a interlocutores políticos e auxiliares ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça.

Brandão não adiantou a nenhum desses interlocutores o teor da conversa, mas confirmou o retorno ao presidente.

Segundo o que foi apurado por este blog Marco Aurélio d’Eça, a conversa com Lula, na sexta-feira, 31, teve a seguinte dinâmica:

  • Logo pela manhã, Lula recebeu Brandão e apresentou uma proposta para a unificação da base em 2026;
  • o presidente deu um tempo para o governador pensar e marcou nova conversa para o mesmo dia, à tarde;
  • no retorno, foi a vez de o governador apresentar uma contraproposta ao presidente, que ficou de pensar.

É exatamente para tratar sobre a contraproposta que Lula deve voltar a falar com Brandão, provavelmente após a COP-30, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça.

Nesse intervalo, o presidente já deve ter conversado com outras lideranças e ouvido outras partes, embora nenhuma das lideranças diretamente interessadas no processo confirme ter tido algum contato com ele nos últimos dias.

O fato é que há na mesa um esboço do que pode ser feito para que a base de Lula seja unificada no Maranhão. 

Ninguém sabe do que se trata, mas já se sabe, pelo menos, que o presidente dará a palavra final…

1

“Nossa liderança é o presidente Lula”, afirma Eliziane Gama…

Senadora mostra confiança na unidade entre dinistas e brandonistas, confirma que vai ao Planalto para avaliar a conversa entre Lula e o governador Carlos Brandão; e diz que a reeleição do presidente deve ser a prioridade da base em 2026

 

LIDERANÇA INCONTESTE. Para Eliziane, o projeto eleitoral de 2026 precisa levar em consideração a reeleição de Lula a presidente

A senadora Eliziane Gama (PSD) demonstrou nesta segunda-feira, 3, em entrevista ao Bom Dia Mirante, forte confiança na unidade do grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Maranhão, envolvendo o governador Carlos Brandão (sem partido) e os remanescentes do governo Flávio Dino.

“Ainda estamos há um ano do processo eleitoral e muita coisa pode acontecer. Ainda acredito nessa construção da unidade. O presidente Lula já disse que vai conversar comigo e com o senador Weverton; e vamos trabalhar pela unidade”, revelou a senadora, citando os dois ocupantes das atuais vagas em disputa no Senado.

  • a conversa de Lula com os senadores faz parte da agenda do presidente pós-reunião com Brandão;
  • esta agenda é confirmada tanto por brandonistas quanto por dinistas, como etapa do consenso. 

Confirmando seu projeto de disputar a reeleição ao Senado na base do governo Lula, Eliziane reforçou a liderança maior do presidente no Maranhão, fato que deve envolver todos os grupos políticos progressistas.

“Nossa liderança é o presidente Lula e eu estou muito centrada nisso”, declarou a senadora, para quem todo o projeto eleitoral maranhense deve girar em torno da reeleição do presidente.

Eliziane recebe nesta segunda-feira, 3, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia, com quem participa de evento sobre a participação de mulheres na política.

Ainda não há previsão da reunião entre Eliziane e Lula…

Editorial: conversa de Brandão com Lula frustra dinistas e brandonistas…

Leitura comum entre aliados do governador e remanescentes do governo Flávio Dino é a de que, caso tivesse recebido aval para seu projeto, o Palácio dos Leões estaria em festa midiática

 

DE QUE VALEU ESTA REUNIÃO?!? A conversa de Brandão com Lula não rendeu qualquer fruto aparente para dinistas e brandonistas

Editorial

O primeiro corte do governador Carlos Brandão (sem partido) a um auxiliar que quis arrancar dele impressões sobre a conversa com o presidente Lula (PT) foi manifestado nesta sexta-feira, 31, ainda por volta do meio-dia, e retratado, com exclusividade, neste blog Marco Aurélio d’Eça, às 13h30, no post “‘A curiosidade matou o gato!’, diz Brandão a quem pergunta sobre reunião com Lula…”.

O próprio Brandão manifestou-se publicamente sobre o assunto só às 17, também de forma lacônica, superficial e elisiva, como este blog Marco Aurélio d’Eça também registrou, no texto “Brandão posta foto com Lula, mas é superficial sobre reunião…”.

  • desde então, este blog ouviu inúmeros brandonistas e dinistas sobre a conversa do governador com o presidente;
  • de todos, aliados e “adversários”, ouviu que, “tendo sido boa a conversa, é óbvio que a mídia palaciana faria festa”.

Aliados do governador e remanescentes do governo Flávio Dino estão há semanas – talvez meses – tratando esta conversa entre Brandão e Lula como a chave das relações políticas entre os dois grupos nas eleições de 2026 (Relembre aqui, aqui, aqui e aqui)

E é absolutamente natural que esta reunião tenha se revertido de todas as expectativas, de lado a lado.

Mas quando o próprio governador sai do encontro com meias palavras, a impressão natural, para os dois lados, é a de que de nada valeu a reunião com Lula”.

É simples assim…

Brandão posta foto com Lula, mas é superficial sobre reunião…

Governador diz que teve “boa conversa” com o presidente, que falaram de cenários políticos, obras e investimentos, mas mantendo o sigilo do que foi acertado entre os dois

 

DE QUE VALEU A CONVERSA?!? Brandão passou duas horas conversando com o presidente, mas não disse nada sobre o assunto; por que a conversa, então?!?

O governador Carlos Brandão (sem partido) postou no final da tarde desta sexta-feira, 31, foto da reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais cedo, em Brasília.

“Boa conversa com o presidente @lulaoficial. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas. Também do cenário político do Maranhão e do andamento das grandes obras e projetos que temos realizado juntos, a exemplo da Avenida Metropolitana, da Nova Litorânea, de investimentos em saneamento e de muitas obras pelo PAC”, disse o gvoernador.

  • nenhum detalhe ele deu sobre que tipo de cenário político conversaram;
  • também nada falou sobre os projetos eleitorais para o pleito de 2026.

Este blog Marco Aurélio d’Eça trouxe na manhã desta sexta-feira, 31, possíveis temas a serem tratados por Lula e por Brandão, detalhados no post “O que Brandão vai dizer a Lula?!? O que Lula dirá a Brandão?!?”.

No início d atarde, após conversa com aliados de Brandão e gente próxima a Lula e ao PT nacional, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou novo post,. intitulado “‘A curiosidade matou o gato’, diz Brandão a quem pergunta sobre reunião com Lula…”.

Ao que tudo indica, Brandão deve manter segredo sobre o que conversou com Lula, pelo menos por enquanto.

Mas se foi pra manter segredo, qual o propósito da reunião?!?

“A curiosidade matou o gato”, diz Brandão a quem pergunta sobre reunião com Lula…

Governador confirmou aos principais interlocutores a conversa com o presidente da República nesta sexta-feira, 31, mas nada diz sobre o conteúdo

 

AINDA EM SEGREDO. Brandão ainda não tratou com mais ninguém sobre o que disse e o que ouviu de Lula

O governador Carlos Brandão (PSB) já confirmou aos seus principais auxiliares a reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira, 31, em Brasília.

  • E aí?!? a curiosidade é que mata!!!”, provocou um dos secretários, tentando forçar uma resposta.
  • Pois vai morrer curioso! A curiosidade matou o gato!”, brincou, já agora à tarde. 

De acordo com o que apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, Brandão foi recebido por Lula nas primeiras horas da manhã; a reunião durou cerca de duas horas e meia.

Não há informações sobre presença de outros personagens, mas há quem garanta que o presidente do PT, Edinho Silva, também participou.

No encontro pode ter sido definido o futuro político do próprio governador.

É aguardar e conferir…

O que Brandão vai dizer a Lula?!? O que Lula dirá a Brandão?!?

Previsto para esta sexta-feira, 31, encontro entre o governador e o presidente é a última esperança para a guerra entre dinistas e brandonistas

 

CONVERSA FRANCA. Não haverá imposição de Lula a Brandão, mas apenas aconselhamentos

Se outro contratempo ou mau agouro não atrapalhar, o governador Carlos Brandão (sem partido) deve finalmente ser recebido nesta sexta-feira, 31, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.

O avião do governador partiu exatamente às 22h desta quinta-feira, 30, para a capital federal; apesar de algumas divergências sobre horários, tanto os auxiliares mais próximos de Brandão quanto os remanescentes do governo Flávio Dino confirmaram a este blog Marco Aurélio d’Eça o encontro entre os dois.

  • Brandão vai mostrar a Lula os dados da última pesquisa Quaest/Grupo Mirante, encomendada exatamente para impressionar o presidente;
  • ele pretende mostrar-se como um “gigante do Nordeste” com a terceira maior aprovação popular do país.
  • obviamente, desqualificará o vice-governador Felipe Camarão (PT), que apontará como instrumento dos dinistas para ataque ao seu governo.

Tudo o que Lula deve falar no encontro este blog Marco Aurélio d’Eça colheu junto a dinistas, brandonistas e lideranças neutras do Maranhão com trânsito no Palácio do Planalto e na cúpula do PT.

  • Sabe-se, por exemplo, que o presidente vai reforçar a opinião de que Brandão deveria disputar uma vaga no Senado;
  • mas as opiniões de Lula não serão impositivas; serão espécies de sugestão ao governador;
  • e no fim das contas, o conteúdo será mais de conselho, mas lavando às mãos em relação à decisão do governador.

Uma dúvida se dá quanto aos presentes no encontro.

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann – principal interlocutora de Lula nas questões políticas – está no Paraná desde quarta-feira, 29. E deve ficar por lá durante o fim de semana.

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, outro encarregado de discutir as alianças para 2026, também não confirmou presença; foi ele, inclusive, quem relatou a interlocutores que a conversa será “superficial, sem poder de decisão”.

Lula embarca para a região Norte logo após o almoço.

Tudo indica, portanto, que o encontro com o governador seja logo pela manhã…

1

Petista prevê votação de Lula acima de 70% com ampla adesão no MA…

Suplente de deputado estadual Zé Inácio entende que o apoio dos diferentes grupos políticos ao presidente pode manter sua votação nos mesmos níveis do que ocorreu em 2022

 

FORÇA ELEITORAL. Zé Inácio vê votação estrondosa de Lula no Maranhão em 2026

O suplente de deputado estadual Zé Inácio (PT) analisou em suas redes sociais a ampla adesão de grupos políticos maranhenses ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vê nas manifestações um forte sinal de que a votação do petista se manterá em níveis acima dos 70% nas eleições de 2026.

  • Lula alcançou 71,14% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 no Maranhão;
  • ele contou com o apoio do governador Carlos Brandão, dos Sarney e do senador  Weverton Rocha (PDT).

“Com exceção da ala bolsonarista, praticamente todas as forças políticas maranhenses estarão com Lula em 2026, independentemente de em quais palanques estiverem”, ressalta Inácio.

Lula tem no Maranhão o apoio do governador  Carlos Brandão (sem partido), que reúne em torno da candidatura de Orleans Brandão (MDB) o grupo Sarney, o PDT de Weverton e várias outras lideranças; no outro grupo está o vice-governador Felipe Camarão (PT), que reúne os dinistas, espalhados pelo PSB, PCdoB, Podemos e solidariedade.

O presidente pode ainda ter o apoio do PSD – partido da senadora Eliziane Gama, uma de suas principais aliadas – que pode ter como candidato o prefeito de São Luís Eduardo Braide.

Para Zé Inácio, em poucos lugares do Brasil essa força eleitoral de Lula demonstra tanta consistência…

1

Eliziane destaca estratégia vitoriosa de Lula contra tarifaço de Trump…

Senadora maranhense viu muita eficiência na forma usada pelo presidente brasileiro para enfrentar as imposições, que culminaram na conversa com o presidente americano

 

ELIZIANE COM LULA. Reconhecimento à postura diplomática do presidente brasileiro

A senadora Eliziane Gama (PSD) destacou nesta segunda-feira, 27, o encontro ente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o americano Donald Trump, no último domingo, 26, em  Kuala Lumpur, na Malásia; Para a parlamentar maranhense, o entendimento entre estados Unidos e Brasil é fruto direto da estratégia de Lula contra o tarifaço imposto em julho.

“Com maestria, o presidente Lula soube, de forma altiva, conduzir o país num processo complexo. Ao mesmo tempo, o líder brasileiro adotou medidas eficientes para mitigar os efeitos do tarifaço. Foi contundente, ao não se curvar diante da empreitada trumpista que prejudicou diversos setores produtivos do nosso país”, acrescentou Eliziane.

  • o encontro da Malásia foi o marco inicial das negociações entre os dois países;
  • a expectativa é que Trump anuncie nos próximos dias a redução das tarifas. 

Para Eliziane Gama, a diplomacia brasileira também teve um excelente papel na condução da crise tarifária.

“Nosso diplomacia também foi muito feliz em conduzir com responsabilidade essas negociações até aqui. Esperamos que nos próximos dias ocorra um bom acordo”, disse Eliziane.

Donald Trump disse nesta segunda-feira, 27, que a reunião com o presidente brasileiro foi “muito boa” e voltou a elogiar Lula. 

Eliziane também felicitou o presidente brasileiro por meio de mensagens postadas nas redes sociais…