0

Allan Garcês recebe honraria da Câmara em nome da Assembleia de Deus do MA…

Deputado federal representou o presidente da Ceadema, pastor Francisco Raposo, no recebimento da Medalha do Mérito Evangélico, em solenidade no plenário da Casa

 

O suplente de deputado Allan Garcês (PP) representou o presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Maranhão – pastor Francisco raposo – na solenidade de entrega da Medalha do Mérito Evangélico, nesta quinta-feira, 11, na  Câmara Federal.

  • a comenda foi entregue ao líder evangélico maranhense por inciativa do próprio Garcês;
  • a Medalha do Mérito Evangélico é a maior comenda do segmento entregue no Brasil.

“Assembleia de Deus do Maranhão foi honrada em Brasília, na pessoa do Pr. Francisco Raposo, Presidente da CEADEMA. Sinto-me honrado em ter representado nosso presidente no recebimento desta comenda, Medalha Mérito Evangélico, a maior comenda nesta categoria. A indicação foi minha e aprovada pela mesa diretora da Câmara Federal”, festejou Allan Garcês.

O pastor Francisco Raposo é o principal líder da AD no Maranhão, coordenando centenas de igrejas e milhares de fieis em todo o estado.

A convenção estadual reúne os líderes das Assembleias de Deus e define as pautas da igreja, desde doutrina, usos e costumes e posicionamentos sócio-políticos.

Allan Garcês é evangélico, membro da Assembleia de Deus…

Bacabal consagra Orleans Brandão em festa das mães de Roberto Costa…

Milhares de pessoas foram ao Centro Cultural para celebrar a data festiva e deram forte receptividade ao candidato do MDB ao governo

 

A tradicional Festa das Mães idealizada pelo prefeito Roberto Costa chegou à sua 16ª edição na noite de sábado, 31, e entrou para a história como a maior já realizada em Bacabal. O Centro Cultural ficou pequeno diante da multidão que participou de uma noite marcada por sorteios, música e momentos de forte emoção.

  • além do show de Wanderley Andrade, um dos nomes mais conhecidos do brega paraense, a festa distribuiu mais de 30 PIX de R$ 1 mil, 10 bicicletas elétricas e os prêmios mais aguardados do grande bingão: quatro motos e um carro zero quilômetro;
  • O evento, que bateu recorde de público, também impulsionou a economia local, gerando oportunidade de renda para dezenas de vendedores ambulantes, e foi marcado pela organização, segurança e tranquilidade durante toda a programação.

“Há mais de 20 anos que não venho aqui em Bacabal. É uma alegria enorme chegar aqui. O Roberto Costa me convidou e eu estou muito grato a Deus por cantar os grandes sucessos, como Conquista, Traficante do Amor e tantas músicas de sucesso”, destacou Wanderley Andrade.

Presente ao evento, o candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brnadão, impressionou-se coma  receptividade e agradeceu ao prefeito Roberto Costa (MDB) e ao povo bacabalense.

“Muito obrigado primeiramente a Deus, muito obrigado ao povo de Bacabal que me recebeu tão bem. Roberto citou aqui que sempre fomos parceiros enquanto eu estava como secretário. A minha missão era conversar com prefeitos, deputados, vereadores, mas principalmente conversar com a população e transformar o nosso diálogo em grandes ações. Quero parabenizar todas as mães que estão aqui e tenho certeza que a gente fez muito, mas que pode fazer muito mais”, ressaltou Orleans.

“Estou muito feliz. Foi uma festa bonita, de emoção, com a alegria das mães ganhadoras, mas também a alegria de quem participou. Já são 16 anos dessa festa e tivemos aqui o nosso amigo Orleans Brandão, que veio nos prestigiar, e o deputado Davi Brandão. A gente tem esse amor por essa festa das mães, que é uma tradição. Este ano, fizemos um bingo e contamos com Wanderley Andrade, que foi um show à parte, onde todo mundo dançou e brincou. É isso que queremos para esta cidade. Vamos continuar trabalhando muito por nossa cidade”,afirmou Roberto Costa.

A festa durou toda a no0ite de sábado e movimentou bacabal durante todo o final de semana…

Da Assessoria, com edição do blog

Hildo Rocha homenageia família brasileira…

Durante pronunciamento realizado na tribuna da Câmara, em homenagem ao Dia da Família, o deputado federal Hildo Rocha destacou o papel da família na formação moral e social dos cidadãos e afirmou que fortalecer os lares brasileiros é fortalecer o próprio país.

“É no seio da família que aprendemos os primeiros valores da vida. É dentro de casa que recebemos os ensinamentos sobre respeito, honestidade, solidariedade, fé e amor ao próximo”, declarou o deputado.

O parlamentar ressaltou ainda que a família representa “o primeiro abrigo, a primeira escola e o primeiro exemplo que carregamos para toda a vida” e enfatizou que, diante dos desafios sociais, econômicos e emocionais enfrentados pela população, o fortalecimento familiar deve ser prioridade. “Fortalecer a família é fortalecer o nosso país, é fortalecer o Brasil”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Hildo Rocha também defendeu a ampliação de políticas públicas voltadas ao bem-estar das famílias brasileiras. “Precisamos de políticas públicas que garantam moradia digna, educação de qualidade, acesso à saúde, segurança e oportunidades para todos”, disse.

O deputado afirmou que seu mandato tem buscado atuar em favor da melhoria das condições de vida da população brasileira. “Tenho buscado trabalhar justamente por isso, por um país onde as famílias possam viver com mais dignidade, tranquilidade e esperança no futuro”, enfatizou.

Representando o MDB, Hildo Rocha reafirmou o compromisso da legenda com a defesa da instituição familiar. “Quero reafirmar, em meu nome e em nome do partido que aqui represento, o MDB, o nosso compromisso de continuar trabalhando em defesa das famílias brasileiras, porque cuidar da família é cuidar do presente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, declarou.

Ao encerrar sua participação, o parlamentar destacou que a união familiar é fundamental para a construção de um país melhor.

“Enquanto existirem famílias unidas pelo amor, pela esperança e pelos valores do bem, sempre haverá esperança para o Brasil”, afirmou.

Andreia Rezende homenageia Fufuca Dantas com a Medalha Manuel Beckman na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira, 18, a entrega da Medalha Manuel Beckman ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e uma das maiores lideranças políticas do Vale do Pindaré, Fufuca Dantas. A honraria, considerada a maior concedida pelo parlamento maranhense, foi proposta pela deputada estadual Andreia Rezende e aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

A solenidade contou com a participação deputado federal e ex-ministro do Esporte André Fufuca, prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, prefeito de Tufilândia, Emanuel Ricardo e prefeito de Paulo Ramos, Adailson Machado. Além dos ex-deputados estaduais Stênio Rezende, Rubens Pereira, Penaldon Jorge e Jura Filho, diretor-geral do DETRAN Maranhão, Diego Rolim, presidente do CIM, Flávio Viana, pré-candidato a deputado estadual Tulio Rezende, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.

Durante a homenagem, a deputada Andreia Rezende destacou a trajetória de dedicação de Fufuca Dantas ao Maranhão e, especialmente, ao povo de Alto Alegre do Pindaré.

Formado em Economia pela UFMA, Fufuca construiu uma vida pública marcada pelo compromisso com o desenvolvimento regional, atuando como vereador, deputado estadual, secretário de Estado e prefeito por quatro mandatos.

Da Assessoria

Dia das Mães especial com a presença Fábio Macedo em comunidades de São Luís

Deputado participou do tradicional café da manhã do vereador Beto Castro no Jaracaty, Residencial Primavera, Aurora, Barreto, Bairro de Fátima, Areinha, Bom Jesus e Salina do Sacavém

 

Este domingo das mães nas comunidades de Jaracaty, Residencial Primavera, Aurora, Barreto, Bairro de Fátima, Areinha, Bom Jesus e Salinas do Sacavém, em São Luís, foi marcado pelo tradicional café da manhã do vereador Beto Castro, com a presença do deputado Fábio Macedo (PODE).

O parlamentar diz se sentir abraçado pelas comunidades que visitou, nesta data especial.

“Neste Dia das Mães, percorri diversos bairros, na companhia do amigo, vereador Beto Castro, com quem pude viver e compartilhar momentos marcados por carinho, escuta e proximidade com as pessoas. Não cumpri apenas uma agenda, pude ouvir as pessoas, reencontrar amigos e conhecer melhor a realidade de cada comunidade. Política se faz assim: com presença, diálogo e compromisso”, ressalta o deputado.

Fábio Macedo cumpre seu primeiro mandato como deputado federal, pelo Maranhão…

Da Assessoria

Waldir Maranhão é destaque em comemoração dos 200 anos da Câmara dos Deputados…

Ex-presidente da Casa, maranhense lembrou em discurso a história recente do país, na qual foi protagonista político em pleno golpe contra a presidente Dilma Rousseff

WALDIR MARANHÃO TEVE PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA SOLENIDADE DA CÂMARA em um dos momentos mais turbulentos do país

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PT) roubou a cena na solendiade de comemoração dos 200 anos da Câmara dos Deputados, festejkada na última quarta-feira, 6.

Em seu discurso, Maranhão lembrou o momento político vivido por ele, como protagonista, na segunda metade da década passada.

  • Waldir Maranhão assumiu o comando da Câmara em 2016, no auge dos debates sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT);
  • Ele ocupou o cargo interinamente após o afastamento do presidente Eduardo Cunha (MDB), determinado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Foi um período marcado por forte instabilidade institucional e intensa pressão política”, lembrou o ex-parlamentar.

Waldir Maranhão assumiu o protagonismo ao tentar anular a sessão que autorizou o prosseguimento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, que ele entende como um golpe institucional no país, posição compartilhada por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Não ao golpe!!! Este blog é contra o impeachment de Dilma…”..

A cerimônia reuniu autoridades e ex-dirigentes da Casa para celebrar o bicentenário de uma das instituições centrais do Poder Legislativo brasileiro.

Uma homenagem a O Imparcial…

Completar 100 anos de circulação como jornal impresso é um feito histórico sem precedentes, em uma época onde a “cultura rápida” cria opções cada vez mais pueris ao Jornalismo real

OS ATUAIS RESPONSÁVEIS POR “O IMPARCIAL”. Centenário como história de coragem, resistência e ensinamento

História

Todas as homenagens, todas as honras, todos os louros devem ser jogados ao longo deste 2026 ao jornal O Imparcial; chegar aos 100 anos da forma como o jornal chegou – em meio ao cada vez mais pueril ambiente de notícias no mundo – é um feito não apenas digno de livro de recordes, mas também para ser celebrado por todos os setores do jornalismo real.

A internet trouxe a partir do início dos anos 2000 a “cultura rápida”, a “notícia fugaz”, a “informação pueril”, que dominou a agenda nas duas décadas seguintes e levou ao fim de publicações históricas no mundo inteiro; no Maranhão, sepultou o poderoso jornal O EstadoMaranhão.

  • mas O Imparcial manteve-se vivo, ativo, resistente, empunhando a ideia do que é jornalismo clássico;
  • sofreu, sentiu as dores do envelhecimento e da perda de espaços, mas sobreviveu e continuou ativo;
  • e chega a um período em que a própria notícia clama por um caminho: o jornalismo profissional.

“Quando uma notícia é veiculada por um profissional de trajetória firmada ou por um veículo de comunicação estabelecido, ela carrega um lastro. A credibilidade, que antes parecia diluída na massa de seguidores, volta a ser o ativo mais valioso do mercado”, aponta a jornalista Carla Ribeiro, no artigo “A notícia de volta pra casa: o fim da era da informação sem dono…”, publicado neste blog Marco Aurélio d’Eça.

Assim como Ribeiro, este blog Marco Aurélio d’Eça também vê a Inteligência Artificial como uma ameaça, assim como os primórdios da internet o foram.

Profissional diplomado, com pós-graduação e mestrando na pesquisa jornalística, o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, que construiu praticamente toda a sua trajetória em O EstadoMaranhão, também sentiu o golpe da invasão do jornalismo por quem nunca sequer se preocupou com a pesquisa e com a técnica.

  • mas sobreviveu, assim como o Imparcial, Carla Ribeiro e alguns poucos profissionais da comunicação que ainda fazem jornalismo no Maranhão;
  • É por isso que cada homenagem a O Imparcial deve ser vista como uma vitória do jornalismo, independentemente do contexto atual do que é notícia.

O Imparcial resiste como uma trincheira de leitura para quem quer aprender a fazer jornalismo. Afinal, o fazer jornalístico é ler e escrever.

Por que, como diria Joelmir Betting, “quem não gosta de ler e escrever não sabe falar…”.

Em ato de solidariedade, Bebeto Abas garante justiça a arariense em Roraima…

Advogado assumiu a defesa do trabalhador Antônio Albino – que respondia há 30 anos por tentativa de homicídio – e garantiu por unanimidade a absolvição do conterrâneo

 

ANTÔNIO ALBINO COM O ADVOGADO CARLOS ALBERTO ABAS; o poder da solidariedade e a força da inocência no Tribunal do Júri

O advogado Carlos Alberto Abas, o Bebeto, protagonizou em Boa Vista, capital de Roraima, um ato de solidariedade que salvou a vida do conterrâneo de Arari, Antônio Albino.

  • Bebeto assumiu gratuitamente a defesa do trabalhador arariense, que respondia há 30 anos por uma tentativa de homicídio;
  • o advogado atuou diretamente no tribunal do Júri, em Boa Vista, e mostrou a inocência de Albino, absolvido por unanimidade.

“O resultado encerra um longo capítulo na vida de Albino e simboliza não apenas a vitória da justiça, mas também a força da perseverança e do apoio humano em momentos difíceis”, comemorou Abas. 

Mais do que um trabalho profissional, sua atuação foi marcada por empatia e solidariedade, já que Antônio Albino não tinha condições financeiras de custear integralmente a defesa.

Entenda o caso

Antônio Albino saiu ainda jovem de Arari, parta tentar a vida no garimpo em Roraima. Sem sucesso, permaneceu na capital  Boa Vista, exercendo diversas outras atividades. Ao envolver-se em um desentendimento com indígenas, acabou acusado por tentativa de homicídio, crime que também leva ao Tribunal do Júri.

  • o processo permaneceu em aberto, atravessando anos e décadas;
  • foram quase 30 anos carregando o peso de uma acusação.

Diante dos jurados, a defesa conseguiu demonstrar a verdade dos fatos. Ao final, veio a decisão tão aguardada: a absolvição por unanimidade.

O Júri Popular foi realizado nesta segunda-feira, 6.

Compromisso com a educação garante Selo Ouro de Alfabetização a Timon…

O compromisso do prefeito Rafael Brito com a educação tem gerado resultados concretos e reconhecimento nacional. Nesta segunda-feira (23), o município de Timon conquistou o Selo Ouro de Alfabetização, em cerimônia realizada em Brasília pelo Ministério da Educação (MEC), destacando os avanços da rede municipal no ensino das crianças na idade certa.

A honraria faz parte do programa Compromisso Nacional com a Alfabetização, do Governo Federal, que reconhece estados e municípios que se destacam na aprendizagem dos estudantes e na implementação de políticas públicas eficientes para a educação básica. O evento reuniu gestores de todo o país e evidenciou experiências bem-sucedidas na área educacional.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que o prêmio é fruto de uma gestão comprometida com o futuro das crianças.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças de Timon tenham acesso a uma educação de qualidade, com oportunidades reais de aprendizagem desde os primeiros anos”, afirmou Rafael Brito.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Isadora Rodrigues, o gestor também destacou o trabalho coletivo da rede de ensino. Segundo ele, a conquista reflete o empenho de professores, gestores escolares e equipes técnicas, que atuam diariamente para fortalecer a educação no município e assegurar melhores resultados para os alunos.

Da Assessoria

Iracema Vale recebe Título de Cidadã Timonense…

Honraria proposta pela vereadora Amanda Pires e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal foi entregue durante o evento  “Mulheres que Transformam”

 

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), foi homenageada, nesta segunda-feira, 16, com o título de Cidadã Timonense. A honraria foi proposta pela vereadora Amanda Pires e aprovada por unanimidade pelos vereadores do município, em reconhecimento às contribuições da parlamentar para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à população.

“Receber esse título é, para mim, firmar um compromisso com o povo desta terra. A partir de agora, Timon ganha mais uma filha. Estarei sempre à disposição deste município e de todas as cidades do nosso estado”, afirmou a deputada.

  • a entrega do título aconteceu durante a 2ª edição do projeto “Mulheres que Transformam”, iniciativa da Câmara Municipal de Timon;
  • o projeto tem parceria da Procuradoria da Mulher da Alema, e é voltada à valorização e ao cuidado com as mulheres timonenses.

Durante o evento, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem a mulheres que prestam relevantes serviços ao município. Além da presidente, recebeu o Título de Cidadã Timonense a deputada Daniella, em reconhecimento às suas contribuições à cidade.

Ação social

A programação contou, ainda com uma grande ação social, oferecendo diversos atendimentos gratuitos à população. Um dos destaques foi a presença da Carreta da Mulher Maranhense, que disponibilizou serviços voltados à saúde e ao bem-estar feminino. Também foram oferecidos serviços de beleza, ações sociais e sorteios de cestas básicas, enxovais e brindes.

O evento reforçou a importância de iniciativas que promovem o cuidado, o reconhecimento e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, celebrando aquelas que contribuem para o desenvolvimento e a transformação de Timon.

Da Assessoria, com edição do blog