Imagem do dia: Esmenia Miranda, a nova prefeita de São Luís…

Sucessora do agora candidato a governador Eduardo Braide recebeu a faixa governamental no gabinete e foi oficialmente empossada na Câmara Municipal

 

BRAIDE ENTREGOU A FAIXA GOVERNAMENTAL A ESMENIA, QUE AGORA PASSA A TOCAR A GESTÃO; ele segue para a disputa pelo Governo do Estado

A prefeita Esmenia Miranda foi empossada em solenidade na Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira, 31, hora depois da renúncia do titular do cargo, Eduardo Braide (PSD), agora candidato a governador.

“Hoje tomo posse como prefeita de São Luís, com o coração cheio de gratidão e a certeza da responsabilidade que esse momento carrega”, disse a prefeita, em suas redes sociais.

  • no gabinete da prefeitura, foi recebida por Braide, que lhe entregou a faixa governamental em cerimônia simples;
  • na Câmara Municipal ela foi empossada, sem a presença do antecessor, representado pelo irmão Fernando Braide.

NA CÂMARA, A NOVA PREFEITA RECEBE O ABRAÇO CARINHOSO do deptuado Fernando Braide, irmão do ex-prefeito

No cargo, a nova prefeita tem pelo menos dos desafios político-administrativos de peso;

  • 1 : ela precisa mostrar independência para tocar sua própria marca, mas mantendo o nível da gestão;
  • 2: a independência precisa ser vinculada à lealdade ao antecessor, sua principal referência eleitoral.

Esmenia permanecerá quase três anos no cargo.

E pode concorrer à reeleição em 2028…

“Agora é o Maranhão que vai ver essa transformação”, diz Esmenia, ao anunciar Braide ao governo

Reforçando a aliança entre os dois, vice-prefeita de São Luís posta o vídeo em que o prefeito anuncia sua renúncia para disputar as eleições de outubro

BRAIDE VAI DEIXAR CERCA DE TRÊS ANOS DE MANDATO PARA ESMÊNIA, que poderá concorrer à reeleição em 2028

A vice-prefeita de São Luís Esmenia Miranda (PSD) reforçou nesta terça-feira, 31, a postagem do prefeito Eduardo Braide (PSD) anunciando sua pré-candidatura ao Governo do Estado; para Esmenia, a candidatura do aliado é uma forma de o Maranhão experimentar o que ocorre na capital.

“São Luís se transformou. Agora é o Maranhão que vai viver essa transformação”, declarou a vice, na postagem do vídeo em seu perfil pessoal no instagram.

  • companheira de chapa de Eduardo Braide desde o primeiro mandato, Esmenia sempre se manteve leal ao prefeito;
  • confirmada vice em 2024, sua presença na chapa foi declarada recentemente como “estratégica’ pelo próprio Braide.

Esmenia Miranda deve tomar posse no comando da prefeitura ainda nesta terça-feira, 31.

Braide já entregou a carta de renúncia à Câmara Municipal…

Em postagem nas redes, Raimundo Penha sinaliza candidatura a deputado…

Vereador pediu opinião sobre cor de camisa para usar em foto, o que indica a possibilidade de ele vir a fortalecer a chapa do PDT nas eleições de outubro

 

QUAL DAS DUAS?!? fotos  de Penha nas redes sociais indicam candidatura nestas eleições

O vereador Raimundo Penha (PDT) deixou em polvorosa seus seguidores nesta quinta-feira, 26, ao postar imagens suas usando camisas sociais e pedindo sugestão sobre a cor mais adequada.

  • as imagens reproduzem poses usadas em suas campanhas eleitorais;
  • para os seguidores, isso indicaria uma possível candidatura de Penha.

“Azul é melhor. Digna de uma foto para deputado estadual; já tem meu voto”, comentou uma das seguidoras na postagem do vereador.

O parlamentar é histórico no PDT, onde milita desde o movimento estudantil, e é o partido pelo qual elegeu-se e reelegeu-se vereador de São Luís.

A candidatura de Raimundo Penha – já foi cogitada ano passado nos bastidores da política do Maranhão – fortaleceria a participação do PDT nas eleições de 2026, tanto para deputado federal quanto estadual.

Caberia ao próprio Penha decidir…

Simplício Araújo e Aldo Rebelo recebem jornalistas em coletiva de imprensa…

Lideranças do partido Democracia Cristã vão falar sobre seus projetos de disputar, respectivamente, o Senado e a presidência do Brasil nas eleições de outubro

 

SIMPLÍCIO ARAÚJO E ALDO REBELO VÃO FALAR SOBRE O PROCESSO ELEITORAL, a partir de um ponto de vista de ruptura com o que está posto

O presidente nacional do partido Democracia Cristã, Aldo Rebelo, participa nesta sexta-feira, 27, de entrevista coletiva com a imprensa maranhense, em São Luís; Rebelo estará o lado do ex-secretário s9implíco Araújo, pré-candidato ao senado pelo DC.

“O Aldo Rebelo vai d9sputar as eleições assumindo uma mudança em sua ideologia política, com posições de direita”, explicou Simplício.

  • o pré-0candidato a presidente foi, por anos, membro do PCdoB e atuou nos governos Lula e Dilma;
  • sua candidatura presidencial inclui anistia aos golpistas de 8 de janeiro e críticas duras ao STF.

Ex-membro do governo Flávio Dino (PCdoB), Simplício Araújo foi candidato a governador em 2022 e também tem adotado posições no campo conservador. Seu discurso é de ruptura com o que está posto no atual momento político.

“É preciso questionar o eleitorado sobre a permanência de espaços de poder pessoal e familiar no Maranhão. O eleitor precisa refletir sobre o filhotismo e o uso dos mandatos como herança familiar”, diz o pré-candidato a senador.

  • seu posicionamento eleitoral é de propor alternativas à política de grupos tradicionais;
  • Araújo pretende atrair eleitores insatisfeitos com a polarização entre dinistas e brandonistas.

A entrevista de Aldo Rebelo e Simplício Araújo está marcada para as 9h3o, no Blue Tree Hotel.

Aliado de Braide defende união de toda a oposição por vitória em 1º turno…

Suplente de deputado federal Henrique Júnior entende que aliança do prefeito de São Luís deve incluir Felipe Camarão, Lahésio Bonfim e o PL

 

HENRIQUE JÚNIOR TEM SIDO INTERLOCUTOR DE EDUARDO BRAIDE, que já lidera reuniões diárias para formação das chapas partidárias

O suplente de deputado federal Henrique Júnior (PL) deixou reunião com Eduardo Braide (PSD), na última quarta-feira, 18, em São Luís, convicto da candidatura do prefeito de São Luís ao Governo do Estado; e prevê que a união de toda a oposição garante a vitória em primeiro turno. 

“A avaliação é de que o caminho mais seguro para uma vitória passa pela convergência entre diferentes lideranças, incluindo o vice-governador Felipe Camarão (PT), o ex-prefeito Lahesio Bonfim (Novo) e a força do PL no Maranhão, partido que possui uma das maiores estruturas políticas no interior do estado”, defendeu Henrique Júnior.

  • para o ex-deputado, a unidade do PL, controlado por Josimar Maranhãozinho, garante nominata e assegura estrutura no interior do estado;
  • com forte liderança em Timon, Henrique entende que o alinhamento das peças vai fortalecer o sentimento de mudança espalhado no MA.

Mesmo sem dizer se vai disputar a eleição de governador, Eduardo Braide tem se reunido pessoalmente com pré-candidatos a deputado federal e estadual, cuidando diretamente da formação da nominata do PSD; já tirou, inclusive, nomes da base governista para compor as chapas alinhadas ao seu projeto.

Nestes preparativos, Henrique Júnior tem papel significativo, como liderança política na região de Timon e com força partidária no PL e no grupo de Josimar Maranhãozinho.

“Em Timon, a expectativa é de crescimento expressivo do nome de Braide após o anúncio oficial de sua pré-candidatura. A estratégia passa por fortalecer lideranças locais, ampliar o diálogo com a população e estruturar um palanque competitivo na região leste”, disse o suplente de deputado.

  • para o parlamentar, essas reuniões de bastidores visam consolidar o projeto Braide;
  • o trabalho tem sido o de reorganizar a oposição para construir uma candidatura sólida.

Nem Braide, nem Henrique Júnior – muito menos os demais aliados partidários – falam de candidatura ao Governo, mas todos já tratam o prefeito de São Luís como “candidatíssimo”.

E definem entre o dia 1º e 2 de abril – dois dias antes do fim do prazo de desincompatibilização – como datas para o anúncio formal da candidatura…

Ministério Público recomenda à prefeitura extinção de contrato com o consórcio de ônibus Via SL…

Empresas São Miguel de Uberlândia e Expresso Rei de França vêm interrompendo sistematicamente o transporte, atingindo 27 linhas de São Luís, caracterizando incapacidade operacional

 

GARAGEM DA EXPRESSO REI DE FRANÇA. Atrasos em pagamento de salários e constante paralisação nas linhas de sua responsabilidade

A Procuradoria de Defesa do Consumidor encaminhou nesta quinta-feira, 19, à Prefeitura de São Luís a Recomendação nº 1/2026 – 12ªPJESPSLS2DC, que orienta o prefeito Eduardo Braide (PSD) a extinguir o contrato com o Consórcio de Ônibus Via SL, formado pelas empresas Expresso Rei de França e São Miguel de Uberlândia.

  • o consórcio VIA SL tem paralisado sistematicamente suas atividades, desde dezembro de 2025, prejudicando usuários de 27 linhas;
  • além disso, a Rei de França vem promovendo constante atraso no pagamento dos salários e a demissão em massa dos trabalhadores.

“A presente RECOMENDAÇÃO tem natureza preventiva e corretiva, na medida em que seu escopo é a regularização do serviço público essencial de transporte coletivo, bem como o de evitar a responsabilização cível, administrativa e criminal do ente e agentes públicos que eventualmente descumprirem as orientações estabelecidas neste documento”, explica o documento, assinado pela promotora Lítia Teresa Costa Cavalcanti. (Leia a íntegra aqui)

A quebra unilateral do contrato está previsto no item 13 do Contrato de Concessão do Serviço de Transporte Urbano de São Luís; também é previsto em artigos da Lei nº 8.987/95.

A prefeitura tem 30 dias para designar novas empresas para operar nos trechos vacantes…

Marquinhos reúne milhares em festa para mulheres…

Ao lado do deputado federal Pedro Lucas, vereador reuniu moradoras de diversos bairros em um evento exclusivo, na Divinéia, com palestra, louvor e distribuição de brindes

 

AO LADO DE PEDRO LUCAS, MAQUINHOS HOMENAGEOU AS MULHERES em evento na Divinéia, sua base eleitoral

Quase mil mulheres participaram, no sábado, 7, de uma grande celebração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Espaço Viva Vem Mais, na Divinéia. O evento foi promovido pelo vereador Marquinhos e reuniu moradoras de diversos bairros em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e valorização feminina.

  • a programação contou com palestra da capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha, que falou sobre proteção e direitos das mulheres;
  • a noite também teve louvor com a cantora Naarã Aguiar, além de sorteio de brindes, distribuição de presentes e cestas básicas para as mães presentes.

MARQUINHOS E PEDRO LUCAS DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA MULHER para o desenvolvimento da sociedade

O evento contou ainda com a presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que destacou o trabalho do vereador Marquinhos e sua atuação em defesa das causas sociais.

Em seu discurso, Marquinhos ressaltou o papel fundamental das mulheres na sociedade e reafirmou seu compromisso com ações e projetos que valorizem, protejam e fortaleçam a presença feminina na comunidade.

Ao final, cada participante recebeu uma rosa como símbolo de reconhecimento. A iniciativa já se tornou tradição e deve continuar nos próximos dias com novas ações em outras regiões da cidade.

Mais do que uma comemoração, a noite foi um gesto de respeito, gratidão e valorização às mulheres.

Petista duvida de candidatura de Braide: “Só acredito vendo a renúncia no Diário oficial”…

Ex-deputado Zé Inácio diz que a presença dos deputados remanescentes do governo Flávio Dino em evento é a prova de que o prefeito não deixará a prefeitura para concorrer em outubro

 

IMAGEM POSTADA PELO EX-DEPUTADO ZÉ INÁCIO EM SUAS REDES SOCIAIS. Ele põe dúvidas sobre uma eventual candidatura de Braide

O ex-deputado estadual Zé Inácio – uma das lideranças do PT alinhadas ao governo Carlos Brandão (sem partido), pôs novas dúvidas, nesta sexta-feira, 6, sobre uma eventual candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), ao Governo do Estado.

“Candidatura?!? Só acredito vendo a renúncia publicada no Diário Oficial na Sexta-feira Santa”, afirmou o petista.

  • líder nas pesquisas de intenção de votos, Eduardo Braide resiste a declarar-se candidato;
  • ele fez questão de manter o mistério durante lançamento do programa São Luís se Renova.

Para Zé Inácio, a presença de deputados remanescentes do governo Flávio Dino no lançamento do programa “É a prova cabal de que Braide não será candidato”.

“Ele mais do que ninguém conhece o resultado das qualitativas – e sabe o que elas dizem sobre 2026”, provocou o ex-parlamentar.

  • Inácio lembra que os dinistas não estiveram com Braide, nem em 2020, nem em 2024;
  • para o petista, o grupo dinistas tem usado o prefeito apenas para pressionar Brandão.

Inácio tem atuado em Brasília para convencer a cúpula nacional do PT a manter aliança com o governo…

Braide mantém mistério sobre candidatura ao governo…

Prefeito de São Luís desconversou em resposta sobre renúncia em 4 de abril, mas falou de ideologia e relacionamentos políticos; e disse não haver motivos para deixar o PSD

 

BRAIDE E A VICE, ESMENIA, À FRENTE DO SECRETÁRIADO; ela pode comandar o pacotão de obras lançado por ele

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) manteve mistério sobre uma possível renúncia para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de outubro.

“Essa é a pergunta que mais eu escuto; e respondo a você a mesma coisa que sempre respondi0: ‘você quer saber algo que nem a minha mulher sabe'”, disse ele, em resposta a pergunta feita por este blog Marco Aurélio d’Eça, durante lançamento do programa “São Luís se transforma”, nesta quinta-feira, 5.

O prefeito, porém, tratou de alguns temas que povoam o imaginário político pré-eleição.

  • sobre posicionamento pró-Lula ou pró-Bolsonaro, ele disse que teve 70% dos votos em São Luís, o que significa o apoio dos dois lados; “nem esquerda, nem direita! Vou pra frente”, explicou;
  • sobre a presença de deputados dinistas em seu evento, ele disse ser fruto de sua passagem pela Assembleia: “fiz muitas amizades. Fui, por exemplo, colega de Othelino Neto na Casa”, disse.

Braide deixou claro que continuará no PSD.

“Não tenho nenhum motivo para deixar o PSD. Tenho sido muito bem tratado pelo presidente Kassab. Ele me amparou quando muitos me viraram as costas”, garantiu o prefeito de São Luís.

Na pergunta sobre a renúncia da prefeitura e o lançamento de obras, o prefeito também disse que foi eleito para que o povo de São Luís tenha “os melhores quatro anos de gestão”.

Só não disse se com ele ou com a vice, Esmenia Miranda…

Dinistas em peso em evento de Eduardo Braide…

Deputados estaduais do grupo remanescente do governo Flávio Dino marcaram presença no lançamento do programa “São Luís se transforma”

 

NA PRIMEIRA FILA, dinistas acompanham lancamento de programa pelo prefeito Eduardo Braide

Virou um ato político de forte simbolismo o lançamento do programa “São Luís se Transforma” pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), nesta quinta-feira, 5.

Deputados estaduais remanescentes do governo Flávio Dino marcaram presença em peso, reforçando a aproximação com o prefeito.

  • participaram do evento os deputados Othelino Neto (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Leandro Bello (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB);
  • as senadoras Ana Paula Lobato (PSB), Eliziane Gama (PSD), e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) estão em Brasília, mas manifestaram sucesso ao prefeito.

“Hoje é uma agenda institucional e esses deputados estão presentes a meu convite”, desconversou o deputado Fernando Braide (PSB), irmão do prefeito.

Mas a presença dos deputados do campo dinista no evento do prefeito de São Luís reforça o indicativo de uma provável aliança para as eleições de outubro.

O programa “São Luís se Transforma” vai injetar R$ 1,6 bilhão em obras e serviços na capital, em recursos da própria prefeitura.

Lançado às vésperas do prazo final de desincompatibilização do prefeito, ele surge como vitrine da gestão Braide, que pode passar a ser administrada pela vice-prefeita Esmenia Miranda (PSD).

Esmenia também participou do evento ao lado de Braide….