Às vésperas de decidir se sai ou fica, Braide anuncia pacote bilionário de obras…

Prefeito de São Luís lança na quinta-feira, 5, o “São Luís se Transforma”,  programa que deixa ainda mais dúvidas sobre sua candidatura ao Governo do Estado

 

É OU NÃO É CANDIDATO?!? Braide anuncia pacote de R$ 1,6 bilhão em obras às vésperas do prazo para deixar o mandato…

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) anunciou nesta terça-feira, 3, o programa “São Luís se Transforma”, um pacote de obras e serviços que, segundo ele, vai investir R$ 1,6 bilhão em obras e serviços na capital maranhense.

“Um bilhão e 600 milhões de reais em investimentos em São Luís. Sem aumentar impostos, sem pedir empréstimos. Uma prova de que administrando os recursos públicos da forma certa dá pra fazer muito pelo povo. Nesta quinta-feira, 5, vamos lançar o maior pacote de obras e serviços da história de São Luís. O “São Luís se transforma”. E com recursos só da prefeitura”, jacta-se o prefeito, em suas redes sociais.

PACOTE DE OBRAS BILIONÁRIAS deixa mais dúvidas sobre a candidatura de Braide a governador
  • anunciado às vésperas do prazo para ele decidir se deixa ou não a prefeitura, o pacote joga mais dúvidas sobre a candidatura do prefeito ao Governo do Estado;
  • nenhuma das obras ou serviços que serão anunciados tem prazo de apenas 30 dias, o que indica uma decisão do prefeito pela permanência no cargo em São Luís.

Por outro lado, o anúncio do pacote de R$ 1,6 bilhão a 30 dias do Sábado de Aleluia pode indicar, também, que Braide vai incentivar a gestão de sua sucessora, a vice-prefeita Esmenia Miranda (PSD), como vitrine para sua campanha ao governo.

Mas a vice-prefeita, como sempre, não aparece no vídeo do prefeito.

Vice-prefeita de São Luís mantém agenda própria nas redes sociais…

Faltando 40 dias para o prefeito Eduardo Braide decidir se deixa ou não o comando de São Luís, Esmenia Miranda – que pode assumir o mandato – faz divulgação própria da gestão

 

PÁGINA DE ESMENIA MIRANDA NO ISNTAGRAM MOSTRA FORTE ATIVIDADE, mas pouca relação com o prefeito Eduardo Braide

Faltando exatos 40 dias de prazo para que o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) renuncie ao mandato, se quiser concorrer ao Governo do Estado,  a vice-prefeita Esmenia Miranda (PSD) mantém uma agenda proativa nas redes sociais, mas com divulgação própria das ações da prefeitura.

  • este blog Marco Aurélio d’Eça analisou as últimas 15 postagens da vice-prefeita e em nenhuma há vídeos ou fotos ao lado do prefeito;
  • a última postagem com destaque dos dois juntos se deu na divulgação da entrega da creche de tempo integral da UEB Darcy Ribeiro.

Adversários especulam que Braide teria dificuldade de relacionamento com Esmenia, o que pode ser um empecilho na sua decisão de deixar a prefeitura para concorrer ao Governo do Estado, embora lidere todas as pesquisas de intenção de votos.

“A relação de Eduardo Braide com Esmenia é de absoluta lealdade. A presença dela na chapa foi uma escolha pessoal; e foi pensada do ponto de vista estratégico”, afirmou o deputado estadual Fernando Braide (PSB), irmão do prefeito, em conversa com o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, na Assembleia Legislativa, bem antes do carnaval.

Nas últimas duas semanas, Esmenia Miranda divulgou suas ações próprias no pré-carnaval, no carnaval e na divulgação de obras e serviços da prefeitura, mas sempre sozinha, sem imagens ao lado de Eduardo Braide.

Não há nenhuma movimentação por parte de Braide – muito menos por parte de Esmenia – que indique providências para uma eventual troca de comando na prefeitura. Nem ele, nem ela falam do assunto.

Mas as especulações devem continuar até o dia 4 de abril…

Os vereadores e a verdade sobre o orçamento de São Luís…

O que atrasa o desenvolvimento de São Luís não é a Câmara, mas as escolhas do prefeito, que prioriza milhões para o carnaval, deixando crianças com câncer sem recursos

 

VEREADORES RECORREM AO MP PARA FORÇAR BRAIDE A DESTINAR RECURSOS PARA CRIANÇAS COM CÂNCER; o prefeito prefere gastar no carnaval

Editorial

Diferente do que foi divulgado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), os vereadores de São Luís votaram pela aprovação do orçamento da cidade; a peça, que direciona os gastos do Executivo, foi aprovada em primeiro turno pela maioria da Casa. No total, 24 parlamentares.

Ele esconde que nunca liberou as emendas impositivas da Saúde, destinadas pelos vereadores para a construção do Hospital Oncológico Pediátrico. Braide segurou R$ 12 milhões do orçamento ainda de 2025 e nunca deu nenhuma resposta sobre essa manobra.

E para piorar a situação, o prefeito mais uma vez usou de manobra judicial para conseguir gastar mais R$ 22 milhões no carnaval

A pergunta que fica é: onde está a prioridade da gestão de Eduardo Braide?

Cumprindo com o seu papel, os vereadores afirmam que já têm compromisso logo após o carnaval: a votação em segundo turno e, por consequência, a aprovação do orçamento de São Luís.

O que mais importa são os interesses da população e não as manobras do prefeito.

Essas, sim, comprometem o desenvolvimento da cidade…

Braide briga por R$ 22 milhões para o carnaval, mas nega R$ 12 milhões a Hospital do Câncer…

Uma semana depois de recusar-se a liberar emendas parlamentares para ajudar o Aldenora Bello, prefeito vai à Justiça para garantir o gasto milionário com a festa de momo

NADA PRA SAÚDE,L TUDO PRA FOLIA. Prefeito diz nas redes que foi à Justiça por dinheiro para obras, mas esconde que vai gastar é no carnaval

Análise da Notícia

O prefeito Eduardo Braide (PSD) fez carreira política como alguém que demonstrava forte preocupação na luta contra o câncer; a longo de seus mandatos de deptuado estadual e federal, ele encaminhou várias emendas parlamentares par ao Hospital Aldenora Bello; no comando de São Luís, as prioridades do prefeito parecem ser outras.

  • nesta sexta-feira, 13, a mídia informa que Braide entrou na Justiça para garantir R$ 22 milhões a serem gastos extra-orçamento no carnaval;
  • apenas uma semana antes, o mesmo Braide vetou o pagamento de R$ 12 milhões em emendas de vereadores para o Hospital do Câncer em SLZ.

“E já que a cidade continua sem orçamento, tivemos que pedir novamente à justiça a liberação de recursos, para que obras e serviços não parassem”, anunciou o prefeito em suas redes sociais, escondendo da população que pediu dinheiro, na verdade, para bancar as atrações milionárias no carnaval. (Veja aqui)

A realização de festas milionárias com o dinheiro público tem sido a marca deste segundo mandato da gestão Braide. 

Enquanto faz média com a população nas redes sociais, o prefeito vais e fazendo de vítima política.

E nessa condição usa o dinheiro público como bem entende…

Raimundo Penha comemora inclusão do passe livre no PPA da prefeitura…

Garantia orçamentária no plano entendi plurianual é o primeiro passo para garantir a gratuidade no transporte para estudantes da rede pública de São Luís

 

RAIMUNDO PENHA DESTACOU ENTUSIASMADAMENTE a inclusão do Passe Livre Estudantil no PPA de São Luís

O vereador Raimundo Penha (PDT) destacou em contundente discurso na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 11, a inclusão do passe Livre Estudantil no plano orçamentário plurianual da Prefeitura de São Luís.

  • a gratuidade no transporte público para estudantes de São Luís foi aprovada em plebiscito em 2024;
  • mas o prefeito Eduardo Braide (PSD) não a incluiu nem no orçamento de 2025 e nem no de 2026.

“Para nós, incluir no PPA a garantia do passe livre, assim como falou o vereador Pavão Filho (PSB), que lá atrás lutou pela meia passagem, e eu tive oportunidade como presidente de Grèmio estudantil e como presidente da UMES  lutar pela manutenção da meia passagem. E hoje como vereador, ajudar a incluir no PPA e ajudar a garantir o passe livre para estudantes, pra mim é uma grande honra. Eu estudei a minha toda em escola pública e sei quanto custa no bolso de uma trabahadora e de um trabalhador, sustentar a passagem dos filhos para ir à escola”, desabafou o parlamentar.

  • a proposta de inclusão do passe livre no PPA foi feita em conjunto na Câmara;
  • a Comissão de Orçamento atuou em parceria com a comissão do Passe Livre.

A inclusão no Plano Plurianual é o primeiro passo para garantir a implantação da gratuidade no transporte público de São Luís.

A partir desta etapa, o prefeito tem a condição de planejar o orçamento para garantir oi passe livre.

“Quero agradecer aos colegas vereadores. Esta emenda do passe livre foi um diálogo da comissão de orçamento com a comissão do passe livre, que há muito tempo vem trabalhando nesta Casa. Agradecer a contribuição do Ministério Público, que é fiscal da lei e tem uma grande capacidade de diálogo. Construimos este texto, comissão de vereadores e técnicos desta Casa. Um grande dia para nós, para esta Casa. Estamos cumprindo a vontade do povo, soberanamente, que implantou o passe livre no transporte de São Luís”, destacou Raimundo Penha.

O PPA será agora encaminhado para sanção do prefeito Eduardo Braide…

Marquinhos defende prerrogativas da Câmara Municipal…

Vereador critica decisão do juiz Douglas de Melo Martins e reforça a autonomia do Poder Legislativo, já garantida por decisão do Tribunal de Justiça

 

VEREADOR MARQUINHOS SAIU EM DEFESA DA CÂMARA MUNICIPAL, na condição de uma das lideranças da Casa

O vereador Marquinhos Silva (União Brasil) reforçou nesta segunda-feira, 9, as prerrogativas da Câmara Municipal de São Luís como poder independente.

“A Câmara não pode ser atropelada por uma canetada. Isso rasga a Constituição e a lei orgânica”, afirmou, criticando decisão do juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins.

Para o  vereador do União Brasil, a decisão do magistrado de primeiro grau fere todos os conceitos básicos da legislação e da separação de poderes.

“Obrigar vereadores a votar algo dessa forma não existe em nenhum parlamento sério do país”, declarou.

O vereador se movimenta para disputar a presidência da Câmara Municipal.

E foi o único parlamentar a sair em defesa da Casa…

Justiça obriga um “cara-a-cara” entre Paulo Victor e Braide sobre orçamento de São Luís…

Desembargadora Graça Soares Amorim cassa decisão de Primeiro Grau e devolve autonomia da Câmara Municipal, com a obrigatoriedade de votar a proposta orçamentária em quatro dias

 

PAULO VICTOR E BRAIDE SÃO OBRIGADOS A TER UM CARA-A-CARA para decidir o orçamento de 2026 em São Luís

A desembargadora Graça Soares Amorim cassou neste domingo, 8, em regime de plantão, a decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos que impedia a Câmara Municipal de legislar sobre o orçamento municipal par ao ano de 2026; a decisão de segundo grau impõe, entretanto, duas condições ao Legislativo e ao Executivo municipais:

  • 1 – o presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PSB), e o prefeito Eduardo Braide (PSD) têm 48 horas para se reunir e definir um caminho para o orçamento;
  • 2 – em paralelo à reunião entre os dois chefes de poder, a Câmara Municipal tem quatro dias para votar a proposta orçamentária de São Luís para o ano de 2026.

“Ressalvando-se que direitos fundamentais básicos supridos pelo município de São Luís não poderão ficar reféns de intempéries políticas”, destaca a desembargadora, em sua decisão. (Leia a íntegra aqui)

A Proposta de Lei Orçamentária Anual do município de São Luís em 2026 foi encaminhada à Câmara Municipal pelo prefeito Eduardo Braide ainda em agosto de 2025. Os vereadores alegam nos autos que a tramitação da proposta seguia seu curso natural até a interferência da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

“A Câmara Municipal, como órgão representativo da população, tem direito constitucional de organizar sua própria estrutura e funcionamento. A interferência judicial nessa autonomia, se
consolidada, causa dano institucional duradouro”, reconhece a desembargadora. Ela reconhece, por outro lado, que a suspensão da pauta causa danos também ao município.

pelas regras da tramitação, a decisão da desembargadora tem que ser cumprida até o final desta semana

Greve dos ônibus pode ser retomada já na próxima terça-feira…

Para manter os ônibus rodando, motoristas exigem o pagamento do tíquete; e o SET condicionou este pagamento ao repasse integral do subsídio tarifário pela Prefeitura de São Luís

 

DE VOLTA ÀS RUAS NESTE SÁBADO, 7, OS ÔNIBUS PODEM PARAR novamente na próxima terça-feira, 10

Há uma condicionante da volta dos ônibus às ruas de São Luís que pode fazer com que a greve dos motoristas seja retomada já na próxima terça-feira, 10.

  • para fechar acordo com o SET e o Ministério Público, os rodoviários exigiram o pagamento de suas verbas salariais;
  • segundo a Ata da Reunião, as empresas se comprometeram a pagar salários até, no máximo, a terça-feira, 10;
  • é o pagamento dessas verbas salariais que condiciona a manutenção dos ônibus nas ruas após esta data.

O problema é que, para garantir o pagamento dos tíquetes alimentação a motoristas e fiscais, as empresas de ônibus condicionaram o pagamento do subsídio pela Prefeitura de São Luís. É o que diz o item 2 do termo “Deliberações” constante da Ata de Audiência Extrajudicial patrocinada pelo Ministério Público.

“O SET se compromete a efetuar o pagamento do salário até terça-feira (10/2/2026) e envidará esforços para pagamento do tíquete alimentação na mesma data, com a condição de pagamento pelo Município de São Luís do valor integral do subsídio tarifário devido, sem glosa”, diz o documento assinado pelas partes. (Leia a íntegra aqui)

Dois representantes da prefeitura assinaram o documento que garantiu o fim da greve dos ônibus: o procurador do município Domerval Alves Moreno Neto e o assessor jurídico da Secretaria de Trânsito e Transportes, Marco Aurélio Sousa Rocha.

Mas não há garantia alguma de que o prefeito Eduardo Braide (PSD) repassará o subsídio integral ao SET, condição estabelecida em ata para pagamento dos tíquetes.

A greve, portanto, não está de todo fora das festas carnavalescas…

O silêncio criminoso de Braide na greve de ônibus…

Prefeito se omite absolutamente das responsabilidades como gestor do sistema e deixa a população de São Luís sem resposta para a falta de transportes que já dura quase 10 dias

 

 

BRAIDE NÃO CONDUZ A GESTÃO DO TRANSPORTE EM SÃO LUIS e deixa a população a mercê da greve de ônibus

O prefeito Eduardo Braide (PSB) silenciou absolutamente diante da greve dos ônibus, que deveria ter sido encerrada nesta sexta-feira, 6, mas continuou, mesmo após decisão judicial mandando a frota retornar às ruas; omisso como gestor do sistema, Braide não apresenta qualquer proposta de solução, e deixa o cidadão a mercê de aplicativos a ustos extorsivos.

  • em suas redes sociais, o prefeito não dá nenhuma explicação para a greve;
  • prefere anunciar os shows de carnaval bancados pela prefeitura no Centro.

As últimas postagens do prefeito no instagram foram exatamente para falar dos shows carnavalescos e uma visita que fez a crianças do espectro autista.

Há dias o prefeito nada fala sobre a greve de ônibus e se recusa a participar das reuniões com sindicatos e justiça.

Enquanto isso, a população vai pagando até R$ 60 reais por dia em transportes alternativos…

Editorial: Não se respeita mais nem a Justiça do Trabalho…

Leniência de quem deveria ter a força para impor uma decisão sobre a greve de ônibus leva empresários e rodoviários a desdenhar dos poderes constituídos; e a população fica a mercê da própria sorte

 

MOTORISTAS E COBRADORES SEGUEM PARADOS, em um esquema que envolve todos os atores do transporte; e a única vítima é a população de São Luís

Editorial

Desde sempre, a  postura do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho na greve dos motoristas de ônibus foi muito mais a de um advogado – sabe-se lá em defesa de quem – do que a de um magistrado, com poder de impor sua decisão. E o resultado é a população a mercê da própria sorte, sem transporte, precisando gastar o que não tem, sob risco de perder o trabalho.

  • mas não foi apenas o desembargador Gerson  a ter esta postura leniente no TRT do Maranhão;
  • desde sempre, a Justiça Trabalhista do Maranhão parece fazer parte de um teatro grevista no setor.

“É uma farsa que se repete ano após ano, desde que a prefeitura é prefeitura e os empresários do transporte público controlam o sindicato dos motoristas de ônibus; uma farsa que se mantém sob a vista grossa do Ministério Público e a leniência elitista da Justiça do Trabalho”, escreveu este blog Marco Aurélio d’Eça, em 2 de fevereiro de 2024, na postagem “O manjado teatro para aumento de passagens no carnaval…”.

Bem antes da gestão de Braide – que só manteve a encenação – este blog Marco Aurélio d’Eça já denunciava o esquema envolvendo poder público, Justiça, Ministério Público e sindicatos para lesar a população desavisada.  (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui)

Mas, de fato, nenhum episódio de greve, ano a pós ano, viu tanta incapacidade quanto a demonstrada pela Justiça do Trabalho nesta de 2026.

E se a última esperança da população já capitulou ao poder da máfia dos transportes, a quem se pode recorrer?!?