Vídeo expõe indiferença de Braide com cidadã de São Luís…

Imagens mostram prefeito irritadiço e até com tratamento grosseiro em contato com quem lhe questiona nas ruas, diferentemente da postura exibida em sua propaganda

 

INTERPELADO POR MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS, Braide mostra-se irritado com filmagem

Circula nas redes sociais desde esta quarta-feira, 4, um vídeo que mostra o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) em postura totalmente diferente do que ele próprio exibe em sua propaganda. A imagem é apenas uma das inúmeras que circulam exibindo a mesma postura de Braide, irritadiço e até grosseiro com uma cidadã.

  • Braide aparece em um evento com diversas crianças especiais expostas;
  • uma mulher chega e cobra uma suposta reunião, para irritação do prefeito;
  • claramente contrariado, ele chega a questionar a filmagem; e sai, dando as costas. 

“A reunião prefeito! A reunião prefeito!!. Ela (?) nunca marcou a reunião. É uma falta de respeito; o senhor mentiu na nossa cara”, diz uma das mães, que chega a entrar na quadra, tentando alcançar o prefeito. A mãe cobrava as promessas feitas pelo prefeito, nunca cumpridas.

O vídeo expõe um lado diferente do prefeito de São Luís que ele não exibe na propaganda.

A postura midiática do prefeito – sempre atencioso e amável, mas apenas nas imagens de sua propaganda, já levou até mesmo este blog Marco Aurélio d’Eça a tratar do tema, no post “Um Eduardo Braide da classe política; um Eduardo Braide da população…”.

Há outros vídeos de Eduardo Braide contrariado nos bastidores com ameaças até mesmo a políticos, como o que ocorreu com o ex-deputado Rogério Cafeteira, em sessão na  Assembleia Legislativa.

Mas esta é uma outra história…

Eduardo Braide: 60 dias para decisões importantes…

Se for mesmo disputar o Governo do Estado, prefeito de São Luís tem até o dia 4 de abril para organizar entregas da gestão, deixar o mandato e acertar os ponteiros coma  vice, Esmênia Miranda

 

O PREEITO E SUA COMPANHEIRA DE CHAPA. Não há sinais de afastamento entre os dois, mas os adversários apostam que Braide não terá Esmênia no palanque

Absolutamente Blasé em relação à sua entrada na disputa pelo Governo do Estado, o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) entra nesta quarta-feira, 4, em uma espécie de contagem regressiva para tomar a decisão que pode mudar sua história política.

  • ele tem até o dia 4 de abril para deixar a prefeitura, e quiser ser candidato nas eleições de outubro;
  • nesse caso, são exatos 60 dias para definir últimas obras e se acertar com a vice, Esmênia Miranda.

Embora não fale publicamente sobre sua decisão, Braide tem tomado as providências para a campanha; já tem, por exemplo, marqueteiro atuando em São Luís, monitorando números e montando programas para as redes sociais e TV. E já tem uma equipe de gerenciamento da pré-campanha com coordenadores nos principais municípios.

Seu principal adversário, o grupo do governador Carlos Brandão (sem partido), ainda trabalha com a hipótese de que o prefeito não deixará o cargo; para isso, apresentam dois argumentos principais:

  • 1 – alegam que a relação de Braide com a vice não é boa, o que pode inviabilizar o apoio em São Luís, sua principal base eleitoral;
  • 2 – acham que o fato de o prefeito ter que ficar seis anos fora das disputas eleitorais, caso perca a eleição, é um peso a mais na decisão.

Não há sinais na prefeitura de má relação entre Braide e Esmênia e muito menos de que ele se preocupe em ficar sem mandato.

De qualquer forma, no entanto, o silêncio em relação à disputa é, de fato, um sinal de que ele estuda todos os aspectos da decisão.

Que começa agora a ficar mais claramente em seu radar… 

A forte presença do governo Brandão em São Luís…

Praça do Sol, na Ponta da Areia, é só mais um dos inúmeros equipamentos que transformam para melhor a paisagem urbana da capital maranhense

 

O ANTES E DEPOIS NA PONTA D’AREIA. Intervenções do governo Brandão melhoram o aspecto urbano e turístico de São Luís

Sob qualquer aspecto que se veja, a presença do governo Carlos Brnadão (sem partido) em São Luís só pode ser comparável aos governos João Castelo (1979-1982) e Roseana Sarney, sobretudo em seu segundo mandato (1999-2002).

A Praça do Sol, entregue nesta sexta-feira, 23, na  Ponta d’Areia, não apenas revitaliza uma das praias mais tradicionais da capital maranhense como a transforma em um novo cartão postal.

“Com a sereia de volta e a Praça do Sol totalmente reformada, esse espaço renasce unindo lazer, cultura, turismo, geração de renda e com acessibilidade para todos”, festejou o governador, em suas redes sociais.

  • mas Brandão tem outras intervenções estruturantes que avança São Luís para um novo patamar;
  • em andamento estão o prolongamento da Avenida Litorânea e a construção da Avenida Metropolitana;
  • as duas obras darão à capital o importante aspecto modernizador que todas as grandes cidades precisam.

Muitas outras obras foram realizadas neste mandato, desde o viaduto da entrada da Litorânea – a princípio criticado – reformas na Lagoa da Jansén, intervenções na Avenida dos Holandeses e na Estrada do Araçagy, além de serviços em vias públicas, praças de bairros e espaços esportivos.

Independentemente das questões político-partidárias que o governador Carlos Brandão vive, não há como ver seu governo sem esse olhar para o que é feito em São Luís.

Neste aspecto, ele está à frente do prefeito Eduardo Braide (PSD), que vive às voltas com infindáveis recapeamentos asfálticos no mesmo lugar e supostas obras de drenagem que não funcionam efetivamente. 

O governo Brandão tem dificuldades nos aspectos políticos, isso é visível.

mas é visível também sua forte presença em São Luís…

Hildo Rocha contesta informação de Braide sobre PAC em São Luís…

Ao contrário do que afirmou o prefeito, deputado federal mostrou haver pelo menos mais duas outras obras do governo Lula para São Luís. “Basta a prefeitura começar a obra”, disse

BRAIDE COM HILDO ROCHA E CLEBER VERDE NO MINISTÉRIO DAS CIDADES. Jader Filho garantiu reurbanização do Coroadinho

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) reagiu nesta sexta-feira, 21, à fala do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), sobre as obras do PAC e as parcerias com o governo Lula (PT) na capital maranhense durante sua gestão.

Como revelou em primeira mão este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Braide já fala de ‘parceria com o Governo Federal…'”, o prefeito afirmou, sem sequer citar o nome de Lula:

“desde que eu sou prefeito de São Luís, esta é a primeira obra do Novo PAC que estamos fazendo em parceria com o Governo Federal”.

Hildo Rocha rebateu em react exclusivo para este blog Marco Aurélio d’Eça:

“Não quero aqui polemizar. Apenas lembrar que tem outras obras do PAC beneficiando a nossa capital, beneficiando os ludovicenses, beneficiando todos os brasileiros que moram em São Luís”, afirmou o deputado federal.

  • uma das obras do PAC na gestão de Braide é a Regularização Fundiária do Coroado, dentro do PAC, no valor de R$ 5,9 milhões;
  • também já está garantida a reurbanização completa do polo Coroadinho, no valor de R$ 255,2 milhões, melhorando toda a região.

 “Só falta  a prefeitura começar essa obra, o dinheiro tá garantido; nós tivemos o apoio tanto do presidente Lula quanto do ministro das Cidades, Jader Filho”, garantiu Hildo Rocha.

HILDO MOSTROU QUE NÃO É APENAS A MATERNIDADE DA CIDADE OPERÁRIA que o governo Lula deu para Braide em São Luís

Este blog Marco Aurélio d’Eça registrou a ida de Hildo Rocha e Eduardo Braide ao ministério em 2 de dezembro de 2024, na postagem “Ministério das Cidades aprova urbanização do Coroadinho…”.

O parlamentar lembra que teve apoio nestes pleitos já viabilizados para São Luís do também deputado federal Cléber Verde (MDB).

Tanto Hildo quanto Verde iniciaram a gestão como aliado do prefeito.

Hoje, Rocha segue ao lado de Orleans Brandão (MDB).

De Cleber Verde não se sabe o posicionamento…

Braide gastou, só em 2025, R$ 105,8 milhões em drenagem que não resolveu problemas de São Luís…

Somente no intervalo de um ano, prefeito pagou uma fortuna milionária a apenas uma empresa, sem que os resultados possam ser vistos pela população

 

ESSA É A RUA DO CHUMBO, NO COROADO. Os mais de R$ 105 milhões gastos por Braide em suposta drenagem não resolveram o problema do bairro

O prefeito Eduardo Braide (PSD) pagou em 2025 a apenas uma emrpesa – a Moriah Terraplanagem Construções e Comércio  LTDA. – o valor de R$ 105.897.673,48 para manutenção e realização de serviços de drenagem em São Luís. Mas os serviços supostamente realizados não apresentaram solução para os alagamentos na capital maranhense.

Este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou, ainda em dezembro, que, em ao menos uma área, o dinheiro gasto foi levado pela enxurrada de fim de ano, no post “Obra mentirosa de Braide não resolve problema da Africanos e do Coroado…”.

A planilha de gastos de Braide com a Moriah Terraplanagem foi publicada nesta segunda-feira, 19, pelo blog Observatório da Imprensa, assinado elo jornalista Jadson Pires.

  • foram 22 pagamentos realizados ao longo do ano de 2025;
  • a última delas foi paga em 19/12, no valor de R$ 2,8 milhões.

“Os serviços, que são realizados às pressas, sem fiscalização e apenas mostrados pelo instagram do prefeito, não aguentaram às primeiras chuvas e estão indo literalmente pelo ralo”, afirma o blog Observatório da Blogosfera. (Veja a lista completa dos pagamentos aqui) 

No caso específico do Corado, este blog Marco Aurélio d’Eça já mostrou e remostrou que a solução para o alagamento se dá com menos de R$ 250 mil, em valores atuais.

Atualmente, Braide mantém ao menos uma obra de drenagem a olhos vistos: a da avenida Edson Brandão, no Anil, que, além dos transtornos, não apresentam qualquer solução do problema de alagamento.

No caso da obra do Coroado e da Africanos, após a denúncia deste blog Marco Aurélio d’Eça o prefeito ainda tentou remediar, fazendo a limpeza de galerias nos limites entre o bairro e a avenida, o que também, não resolve o problema.

R$ 105 milhões é uma fortuna  sob qualquer ângulo que se veja.

Fortuna literalmente levada pelas enxurradas…

Braide deixa bairros inteiros sem agentes e risco de dengue aumenta em São Luís…

Prefeito iniciou janeiro com a demissão de 113 agentes, que não foram substituídos pelos aprovados no seletivo; sindicato da categoria denuncia o caso

 

DEMITIDOS POR BRAIDE, AGENTES DEIXAS AS RUAS, o que expõe a população aos riscos da dengue em São Luís

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) está pondo em risco uma boa parcela da população de São Luís com a falta de agentes no combate à dengue em diversas comunidades; no início de janeiro, a prefeitura anunciou a demissão de 113 agentes, como revelou este blog Marco Aurélio d’Eça no postagem “Gestão Braide anuncia demissão em massa de agentes de endemias…”.

  • mas ate agora esses agentes não foram substituídos pelos aproados no seletivo;
  • há denúncia de que no bairro João de deus uma pessoa morreu por dengue. 

“Bairros como João de Deus, Parque Universitário, Planalto, Jaguarema, Santos Dumont e Pirapora estão abandonados e em perigo, pois o período chuvoso se aproxima. Salientando que houve óbito no João Deus de uma moradora com dengue hemorrágica”, denunciou um dos agentes, na rede social Facebook.

Nesta sexta-feira, 16, o Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema) encaminhou à secretária municipal de Saúde, Carolina Mitra, o Ofício nº 01/2026, em que denúncia o déficit de agentes nas ruas, alerta para o i9níci9o do período chuvoso e cobra explicações sobre os contratados”.

“O prefeito de São Luís deu prova de preocupação com a população: demitiu 113 agentes de endemias com o pretexto de colocar os que fizeram seletivo. Só que estes ainda não assumiram por falta de material e fardamento, mediante isto sem ter nenhuma organização e respeito com a população”, ponderam os agentes.

Com sempre faz em qualquer área de sua gestão, o prefeito Eduardo Braide silencia e ignora os reclames da categoria.

E a população que se vire com as endemias de início de ano…

Penha cobra liberação de recursos para APAE e Aldenora Bello

Vereador questiona o alto gasto da Prefeitura de São Luís com festas de fim de ano e de pré-carnaval, deixando em segundo plano os serviços de saúde

 

O vereador Raimundo Penha cobrou nesta sexta-feira, 16, que a Prefeitura de São Luís libere as emendas parlamentares destinadas à construção de uma ala pediátrica no Hospital Aldenora Bello e à ampliação do atendimento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

  • alguns decretos que oficializam o repasse até foram publicados no Diário Oficial do Município;
  • mas os recursos – que totalizam R$ 16 milhões – ainda não chegaram às duas instituições.

“A união de esforços no parlamento municipal precisa ser concretizada com o repasse dos recursos pelo Executivo, garantindo as condições financeiras para que o atendimento a crianças com câncer seja ampliado no Hospital Aldenora Bello, assim como o acolhimento na APAE. Queremos contribuir de forma efetiva para que a população de São Luís tenha melhor assistência à saúde”, declarou o vereador.

Penha defendeu que a destinação de recursos para os serviços de saúde seja priorizada pela Prefeitura de São Luís, já que o Executivo tem verba suficiente para a realização de grandiosas festas. No réveillon e no período do carnaval, por exemplos, foram e estão sendo contratadas atrações nacionais que custam altos cachês que somam milhões de reais;

“Não é aceitável que serviços tão necessários como tratamento de câncer e assistência a pessoas com deficiência sejam colocados em segundo plano”, enfatizou ele.

No caso do Aldenora Bello, Penha destinou R$ 500 mil dos R$ 12 milhões indicados pelo grupo de vereadores;

  • em 2026, serão mais R$ 8 milhões para completar os R$ 20 milhões necessários para o hospital;
  • os recursos serão usados em intervenções físicas, aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário;
  • os investimentos vão aumentar de 23 para 90 o número de leitos para o tratamento oncológico de crianças.

Assistência a PCDs
Ainda de forma coletiva, a Câmara de São Luís destinou R$ 4 milhões em emendas para investimento na ampliação da estrutura de atendimento da APAE, que é referência na assistência a pessoas com deficiências.

  • para essa instituição, a emenda de Penha foi de R$ 673.389,00;
  • mas nenhum repasse foi feito para a instituição até agora.

“Buscamos o diálogo com a Prefeitura de São Luís e cobramos o repasse dos recursos, pois a assistência à saúde da população de São Luís deve estar acima das divergências políticas. Nossas emendas não podem ficar no papel ou virar somente discursos. Precisam ser ações concretas na cidade, sobretudo para as pessoas que mais precisam”, finalizou Raimundo Penha.

Ele lembrou que a Câmara de São Luís já teve boas experiências na destinação conjunta de recursos para APAE, como a que garantiu a aquisição de um mamógrafo digital, no valor de R$ 1 milhão.

Este blog na companhia de Nicolás Maduro no Palácio dos Leões…

Mais antigo em atividade no Maranhão, página assinada pelo jornalista Marco Aurélio d’Eça foi testemunha ocular da história, quando o presidente da Venezuela – hoje sequestrado pelos EUA – esteve no Maranhão, no governo Jackson Lago

 

NICOLÁS MADURO EM REGISTRO DESTE BLOG, em março de 2008, ocasião da passagem de Hugo Chávez pelo Maranhão

História

Criado em setembro de 2006 – poucos dias antes do primeiro turno daquelas eleições, vencidas em primeiro turno pelo pedetista Jackson Lago – este blog Marco Aurélio d’Eça foi um dos poucos ainda em atividade a testemunhar uma passagem histórica do presidente sequestrado da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo Maranhão.

Era março de 2008. Jackson Lago estava no poder, mas tinha o mandato questionado na Justiça Eleitoral pela então senadora Roseana Sarney (MDB)), segunda colocada nas eleições de dois anos antes

  • numa espécie de tentativa de reafirmação de sua política, o então governador convidou o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez;
  • à época, Chávez era referência na esquerda mundial, por fazer frente ao imperialismo americano e entregar resultados na Venezuela.

“O gesto de Jackson foi considerado uma insanidade em uma época em que os países procuram cada vez mais se integrar, principalmente na área comercial, setor no qual os EUA figuram entre os principais parceiros do Brasil”, opinou o blog do jornalista Daniel Matos, outro dos poucos a registrar pessoalmente a passagem da comitiva venezuelana.

Este blog Marco Aurélio d’Eça voltou a registrar a passagem de Maduro pelo Maranhão por ocasião da morte da Chávez, em 5 de março de 2013, como foi tratado na postagem “Memória: Hugo Chávez no Maranhão…”.

“A visita [de Chávez e Maduro] a Jackson não deu em nada, além dos discursos raivosos contra o imperialismo e contra o grupo Sarney”, destacou este blog, na ocasião.

  • na época da visita ao Maranhão, Nicolás Maduro já era homem-forte de Hugo Chávez;
  • era ele quem cuidada das relações exteriores do regime que dominava a Venezuela.

O presidente venezuelano foi sequestrado pelos Estados Unidos no último sábado, 3, após bombardeio e invasão do país.

E este blog Marco Aurélio d’Eça segue naõ apenas acompanhando, mas analisando a história.

Como faz há quase vinte anos…

“Braide não renuncia ao cargo de prefeito”, afirma Miltinho Aragão…

Prefeito de São Mateus e ex-deputado estadual aposta que o gestor de São Luís ainda está no campo da incerteza por temer a obrigação de deixar o mandato na capital

 

AUTOR DE LIVROS SOBRE ELEIÇÕES, Miltinho Aragão põe dúvidas sobre a candidatura de Eduardo Braide em 2026

Repercute fortemente nas redes sociais em todo o Maranhão, desde o fim de semana, vídeo em que o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), faz um prognóstico pessimista sobre a possível candidatura do colega de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nas eleições de 2026.

“Hoje eu arrisco dizer que Braide não renuncia ao cargo de prefeito de São Luís”, sentencia Aragão, avaliando que o prefeito teme  o período de seis meses fora do cargo, entre a renúncia e a eleição.

  • para ser candidato, Braide precisa deixar o cargo de prefeito até o dia 4 de abril;
  • depois, ele enfrenta as convenções, em julho, até chegar a eleição, em outubro.

Este blog Marco Aurélio d’Eça analisa desde o ano passado as questões envolvendo a candidatura do prefeito de São Luís.

Para ser candidato, por exemplo, ele tem que renunciar na mesma data que o governador Carlos Brandão (sem partido) precisa tomar uma decisão; este tema foi, inclusive, abordado no post “Brandão e Braide têm a mesma data-chave em 2026…”.

“Para ser candidato, ele tem que renunciar ao cargo no final de março, começo de abril. Não é licença, é renúncia”, explica Miltinho Aragão.

  • até agora, o prefeito de São Luís nunca se manifestou sobre as eleições de 2026;
  • o assunto é tratado apenas pelo seu irmão, o deptuado estadual Fernando Braide.

Quando alguém pergunta ao deputado sobre a candidatura do irmão, ele diz apenas que ainda é cedo para falar de eleição.]

mas basta alguém questionar as chances do prefeito que o deptuado começa a reforçar a candidatura…

Ameaça de cassação na Câmara reforça união entre dinistas e Braide…

Vínculo da maioria dos vereadores com o Palácio dos Leões leva os remanescentes do governador Flávio Dino a ver uma trama para tentar tirar o prefeito das eleições de 2026

 

UNINDO O SANGUE. Os dinistas, agora também com a senadora Eliziane Gama, saíram todos em defesa do prefeito Eduardo Braide

Pautada na Câmara municipal desde o início da semana, o pedido de cassação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), teve apenas um efeito prático até agora: o debate serviu para aproximar ainda mais o prefeito dos remanescentes do governo Flávio Dino.

Todos os dinistas, sem exceção, manifestaram solidariedade a Braide nas redes sociais.

  • a começar pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), todos eles veem a manobra como uma tentativa do governo Brandão de tirar Braide da disputa de 2026;
  • do mesmo partido do prefeito, a senadora Eliziane Gama – hoje fora do debate no grupo Brandão – também viu manobra no processo aberto pelos vereadores.

“Braide é um dos grandes quadros políticos e administrativos do nosso partido, o PSD, no país. Tem uma excelente avaliação popular como prefeito. Tentar sua cassação, sem qualquer crime de responsabilidade, é inconcebível”, declarou Eliziane Gama. (Leia aqui as demais manifestações)

Até agora, os vereadores ainda não conseguiram explicar à opinião pública por que querem cassar o mandato do prefeito.

As justificaticas – muito técnicas – sobre descumprimento de leis, tem difícil entendimento para o cidadão comum.

  • Braide está vencendo o debate com a narrativa de que é ameaçado de cassação por recusar-se a aumentar o próprio salário;
  • o problema aumenta quando se descobre que a briga dos vereadores é por servidores que ganham mais de R$ 3o mil por mês.

Os vereadores vão decidir na terça-feira, 9, se aceitam ou não o pedido apresentado por auditores fiscais.

Mas o efeito político disso tudo eles já conseguiram: Dinistas, Braide, Camarão e Eliziane mostraram que estão do mesmo lado.

E isso tem uma influência gigante em 2026…